Policia Federal

PF deflagra operação contra fornecimento ilegal de combustível de aviação para garimpo na Terra Yanomami

Publicado

Boa Vista/RR. A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (8/5), a Operação AVGAS, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fornecimento e transporte ilegal de combustível de aviação empregado no apoio logístico ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Os investigados, pilotos, pessoas físicas e jurídicas associoadas ao garimpo, adquiriam e forneciam expressiva quantidade de combustível de aviação para o abastecimento de aeronaves vinculadas às atividades de mineração ilegal em área indígena.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, sendo dois deles em São Paulo-SP, além do bloqueio de valores e sequestro de bens no valor aproximado de 16 milhões de reais.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, comércio irregular de combustível, usurpação de bens da União, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima
Telefone: (95) 98407-9833
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF deflagra Operação Êmbolo contra tráfico de armas em SP
publicidade

Policia Federal

PF e ANM combatem extração ilegal de argila em Pernambuco

Publicado

Recife/PE. A Polícia Federal, com apoio da Agência Nacional de Mineração (ANM), deflagrou, nesta quarta-feira (1º/7), a Operação Lucro Argiloso, com o objetivo de dar cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido em face da prática de extração de matéria-prima pertencentes à União, sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença. 

As investigações tiveram início em janeiro de 2025, ocasião em que foi realizada fiscalização in loco na lavra ilegal de argila por equipe da ANM. Exame pericial da PF no local de extração, no município de Ipojuca/PE, concluiu que a remoção de argila atingiu uma área estimada de quase 40 mil m² e o volume de argila extraído foi estimado em mais de 138 mil m³, com prejuízo estimado em mais de R$ 5 milhões.

Constatou-se, ainda, que em consequência da atividade ilícita, houve ainda danos à flora, com supressão, principalmente, de vegetação rasteira/arbustiva, degradação e remoção do solo, favorecendo o desenvolvimento de processos erosivos.

Leia mais:  PF desarticula esquema de fraudes bancárias eletrônicas

O mandado de busca e apreensão objetiva apreender documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos probatórios que permitam aprofundar as investigações e identificar os responsáveis.

Os investigados poderão responder, conforme o caso, por crime ambiental e por usurpação de bem da União.

Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco
Contato: (81) 2137-4076
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana