Policia Federal

PF deflagra operação de combate a crimes de contrabando de migrantes

Publicado

Porto Velho/RO. A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (31/10) a Operação Everest, para desarticular grupo criminoso que explora o contrabando de migrantes que têm como intenção migrar ilegalmente para os Estados Unidos da América – EUA.

Durante a ação, 104 policiais federais cumpriram 35 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão preventiva em Porto Velho/RO, Guajará-Mirim/RO, São Paulo/SP, Jardinópolis/SP, Sumaré/SP, Montes Claros/MG, Boa Vista/RR, Assis Brasil/AC e Manaus/AM, todos expedidos pela 7ª Vara Federal de Porto Velho/RO.

O grupo criminoso aliciava migrantes da Ásia, principalmente de Bangladesh e Nepal, para entrarem ilegalmente nos EUA, levando-os por rotas clandestinas, em condições perigosas, muitas vezes desconhecidas das vítimas, que pagavam, em média, cerca de dez mil dólares americanos pelo “serviço”.

O esquema revelado ocorria por meio de redes transnacionais que operam desde o Aeroporto de Guarulhos/SP, ponto de chegada dos migrantes no território nacional, até as cidades de fronteira do Norte do Brasil, utilizadas como corredor de acesso para os países vizinhos como a Bolívia, a partir de Guajará-Mirim/RO, e o Peru, a partir de Assis Brasil/AC, de onde as vítimas seguiam pela América Central, por via terrestre, até a fronteira mexicana com os EUA.

Leia mais:  PF e Polícia Militar de Santa Catarina apreendem carga de drogas no Porto de Paranaguá

Os envolvidos identificados gerenciam pagamentos, documentação fraudulenta e o transporte e travessia das fronteiras ao longo do trajeto. A investigação busca responsabilizar os encarregados tanto pelo apoio financeiro quanto pelo suporte logístico, e inclui agentes de viagens, taxistas, hoteleiros e “coiotes”.

Além disso, foram constatadas fraudes nos pedidos de refúgio, para fins de entrada e permanência temporária no Brasil. Crescimento no número de pedidos de refúgio de nacionais sul-asiáticos, sem causas aparentes nos países de origem, indicou abuso na utilização do instituto humanitário.

A investigação foi iniciada a partir de prisões em flagrante de “coiotes” realizadas ao longo do ano de 2023 na fronteira com a Bolívia. Ao longo de 2024, seis pessoas foram presas em flagrante e 22 migrantes do Nepal e da Índia foram resgatados em Guajará-Mirim/RO, na fronteira com a Bolívia. Os investigados supostamente cometeram o crime de contrabando de migrantes (promoção de migração ilegal) e de associação criminosa. 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Fone: (69) 3216-6273
(69) 99972-8890
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF e PM apreendem 4 mil cigarros contrabandeados

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF combate crime de moeda falsa por via postal no Maranhão

Publicado

Imperatriz/MA. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (21/5), a Operação Hermes 2, com o objetivo de desarticular o uso de fluxos postais para a circulação de dinheiro falso proveniente de outros estados com destino à cidade maranhense de Senador La Rocque.

A investigação visa combater o uso de canais legítimos de transporte para disseminar fraudes contra o sistema financeiro nacional.

No curso da operação, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal de Imperatriz, a partir de representação apresentada pela própria PF, com a finalidade de colher evidências relacionadas às práticas criminosas investigadas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefones: (98) 3131-5105 / 991286428

E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF e Exército destroem armas e carregadores em Manaus
Continue lendo

Mais Lidas da Semana