Policia Federal

PF deflagra operação de combate a fraudes bancárias

Publicado

Redenção/PA. A Polícia Federal deflagrou a Operação Network 2, na manhã desta sexta-feira (23/5), contra fraudes bancárias cometidas por moradores do município de Redenção/PA.

Durante o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, uma pessoa foi presa em flagrante de tráfico de drogas. Foram apreendidos 18 papelotes de cocaína, uma porção de maconha e cinco celulares.

São investigadas 24 pessoas por furto mediante fraude cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático, além da associação criminosa.

Os alvos dos mandados são investigados por fraudar 1074 contas da Caixa Econômica Federal, entre 2021 e 2023, desviando aproximadamente R$ 4 milhões dos cofres públicos.

A primeira fase da operação Network foi deflagrada dia 25 de setembro do ano passado, com cinco mandados de busca e apreensão cumpridos. As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos nas fraudes, podendo surgir outros participantes dos delitos.

Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção
Contato: 91 98393-0775

E-mail: [email protected]

Leia mais:  PF e CGU miram fraude em licitação em Mato Grosso

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF deflagra operação contra fraudes bancárias em Caxias/MA

Publicado

Caxias/MA. A Polícia Federal deflagrou na última sexta-feira (24/4), em Caxias/MA, a Operação Logchain, com foco no combate a fraudes bancárias eletrônicas contra a Caixa Econômica Federal (CEF). A ação contou com o apoio da própria instituição financeira para a identificação dos ilícitos.

Durante a operação, os policiais federais buscaram arrecadar aparelhos celulares, computadores, mídias digitais e documentos que possam detalhar a dinâmica das fraudes e identificar outros coautores ou beneficiários do esquema.

A investigação apura a atuação de um funcionário que, utilizando-se de acesso privilegiado e credencial funcional, realizava alterações cadastrais indevidas em contas de clientes para viabilizar transferências via PIX a destinatários recorrentes.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e efetivado o afastamento cautelar do empregado público de suas funções na agência bancária.

O esquema envolvia a manipulação de dados em sistemas internos sem a presença física dos titulares das contas, conforme verificado em imagens de monitoramento.

O prejuízo inicialmente verificado é de R$ 91.835,36, montante que pode ser ainda maior com o aprofundamento das análises dos materiais apreendidos.

Leia mais:  PF prende jovem em flagrante com cédulas falsas em Aracaju

O investigado poderá responder por crimes como associação criminosa, estelionato majorado e furto qualificado, caso as suspeitas sejam confirmadas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefones: (98) 3131-5105 / (98) 99128-6428
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana