Policia Federal

PF deflagra operação em combate a extração ilegal de madeira em Terras Indígenas

Publicado

Vilhena/RO. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 13/5, na cidade de Vilhena, a Operação Goaapiranga para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados a dois investigados por extração e transporte ilegal de madeira de terras indígenas.

As investigações iniciaram após a autuação de um caminhão transportando grande quantidade de madeira sem a devida documentação legal, próximo à terra indígena Roosevelt. Conforme apurado na investigação, há indícios de que os investigados utilizavam o caminhão de forma recorrente para a prática do crime de transporte de madeiras de terras indígenas.

A operação recebeu o nome “Goaapiranga”, que significa “fronteira” em tupi, em referência à localização estratégica das propriedades dos investigados, próximas aos limites de áreas protegidas.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Fone: (69) 3216-627369) 99972-8890
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF apreende canetas para emagrecimento em Pernambuco
publicidade

Policia Federal

PF atua no afastamento de servidor suspeito de envolvimento em fraudes na Previdência Social

Publicado

Salvador/BA. A Polícia Federal informa que, no âmbito da Operação Colina (deflagrada no dia 19 de maio deste ano), foi cumprida determinação de afastamento cautelar de um técnico do Seguro Social, lotado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta terça-feira (1/9). A ordem judicial foi expedida pela 17ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária da Bahia (SJBA), com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes previdenciárias.

A fraude consistia na remarcação irregular de perícias médicas que possibilitaram a manutenção indevida dos benefícios.

O avanço das apurações revelou a existência de um esquema organizado, conduzido por servidor público que recebia vantagens financeiras indevidas como contrapartida pelas alterações ilícitas efetuadas nos sistemas corporativos da autarquia. A investigação identificou o fluxo desses pagamentos ilícitos.

Com o intuito de neutralizar o uso da função pública para a continuidade delitiva, a decisão judicial também determinou a proibição imediata de o servidor acessar os sistemas corporativos, as bases de dados institucionais, as credenciais funcionais e as dependências administrativas do INSS.

Leia mais:  PF e PMPR apreendem veículo e uma carga de pneus contrabandeados em Foz do Iguaçu

O inquérito policial em curso apura o cometimento dos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informações, corrupção passiva e associação criminosa. 

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba@pf.gov.br

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana