Policia Federal

PF deflagra operação em combate à lavagem bilionária de dinheiro do comércio e extração ilegal de ouro em São José do Rio Preto

Publicado

São José do Rio Preto/SP. A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (10/9) a Operação Aqua Fortis no combate à lavagem bilionária de dinheiro proveniente da extração e comércio ilegal de ouro em garimpos do Mato Grosso e Pará.

Cerca de 60 policiais federais estão cumprindo nove mandados de busca e apreensão em São José do Rio Preto e um na cidade de São Paulo. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de São Paulo.

Durante as investigações, a PF identificou um grande esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresários que comercializavam ilegalmente ouro com a utilização de vários artifícios criminosos, dentre eles a criação de empresas de fachada e a utilização de “laranjas” com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos recursos bilionários movimentados nas contas dos investigados.

A movimentação de recursos financeiros sem origem lícita foi de aproximadamente R$ 3 bilhões somente nos últimos quatro anos. Após a representação da PF, a Justiça Federal determinou o bloqueio de bens dos investigados até o montante de R$ 1,3 bilhão. Entre os bens bloqueados estão imóveis, veículos, além de ativos financeiros identificados no decorrer das investigações.

Leia mais:  PF investiga fraudes em benefícios assistenciais do INSS no Pará

Um dos investigados na operação é caçador profissional e teria em sua residência objetos relacionados à caça que também estão sendo alvo das buscas com o apoio de equipe de fiscalização do IBAMA. Todo o material apreendido será levado até a sede da PF em São José do Rio Preto para serem analisados no interesse das investigações em curso. Os investigados poderão responder, na medida de suas condutas, pelos crimes de extração e comércio ilegal de ouro e lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Comunicação Social PF São José do Rio Preto/SP
(17) 3122-6070

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

FICCO/GO prende duas pessoas por introdução irregular de produtos clandestinos no Brasil

Publicado

Goiânia/GO. Neste sábado (11/7), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Goiás (FICCO/GO), em ação integrada com o Comando de Operações de Divisas da Polícia Militar de Goiás (COD/PMGO), prendeu duas pessoas e apreendeu uma carga de produtos de origem estrangeira introduzidos irregularmente no país.

Durante a ação, as equipes abordaram um veículo que transportava medicamentos, aparelhos eletrônicos e outros produtos ocultados em compartimento adaptado.

As apurações indicam que a carga ingressou clandestinamente no território nacional e seria destinada à comercialização em Goiás. O veículo e os produtos foram apreendidos, dentre os quais 720 frascos de medicamentos emagrecedores, celulares e aparelhos eletrônicos diversos.

As pessoas presas, o veículo e o material apreendido foram encaminhados à Polícia Federal para a adoção das medidas de polícia judiciária.

A FICCO/GO é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Rodoviária Federal, pela Polícia Civil, pela Polícia Militar, pela Polícia Penal e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás 
Contato: (62) 3240-9607 / 99216-6260
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  PF cumpre mandado de prisão contra foragido da Justiça no Pará

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana