Policia Federal

PF deflagra Operação Ouro na Fronteira em ação integrada contra o garimpo ilegal

Publicado

Guajará-Mirim/RO. A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Nacional da Bolívia e em coordenação com o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), deflagrou, nesta segunda-feira (12/1), a Operação Ouro na Fronteira, para combater o garimpo ilegal de ouro na região entre Brasil e Bolívia.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Rondônia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, totalizando o emprego de seis embarcações e mais de 50 cinquenta policiais, brasileiros e bolivianos.

As diligências ocorreram nos rios Mamoré e Madeira, no Brasil, e Madre de Dios, na Bolívia. No lado brasileiro, três dragas que operavam de forma clandestina foram inutilizadas. Também foram apreendidos frascos contendo mercúrio, metal altamente poluente, cujo uso em atividades garimpeiras causa severos impactos ambientais e riscos à saúde humana.

Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

As investigações prosseguem para identificar financiadores, operadores e demais responsáveis pela atividade ilícita.

Leia mais:  PF e CGU apuram crimes licitatórios e de corrupção em Mato Grosso do Sul

A ação ocorreu no âmbito da Operação Madeira Mamoré, coordenada pela Polícia Federal e integrada por forças de segurança pública federais e estaduais, com foco no enfrentamento a crimes ambientais e transnacionais na fronteira noroeste de Rondônia.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Tel. (69) 99972-8890/ (69) 3216-6208
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF prende foragido internacional procurado por abuso sexual infantojuvenil

Publicado

Goiânia/GO. A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (22/6), um mandado de prisão preventiva para fins de extradição de um cidadão peruano procurado pela Justiça de seu país pela suposta prática de abuso sexual infantojuvenil.

A prisão foi realizada em Goiânia (GO), onde o estrangeiro residia e trabalhava. A ação ocorreu em cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito de um pedido de extradição formulado pelo Governo do Peru, com fundamento no Tratado de Extradição celebrado entre os dois países.

Segundo as informações encaminhadas pelas autoridades peruanas, o investigado é acusado por crimes que teriam ocorrido entre os meses de maio de 2009 e junho de 2010. Após a análise dos requisitos legais, o STF decretou a prisão preventiva do estrangeiro para assegurar a execução de uma eventual extradição ao Estado requerente.

O preso permanecerá custodiado à disposição do tribunal, que será o responsável por conduzir o processo de extradição, observando os procedimentos previstos na legislação brasileira e no tratado internacional aplicável.

Leia mais:  PF deflagra operação contra fraude no Seguro DPVAT em Minas Gerais

Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás
Contato: (62) 3240-9607 / 99216-6260
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana