Policia Federal

PF deflagra operação para combater o abuso sexual infantil

Publicado

Macaé/RJ. Na manhã desta quarta-feira, 29/10, a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de proteger vítimas de abuso sexual infantil, na modalidade “sextortion”, ao reprimir crimes de estupro, armazenamento e produção de arquivos digitais com cenas de abuso sexual infantojuvenil, por meio da rede mundial de computadores.

Na ação de hoje, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão no município de Cabo Frio/RJ, expedido pelo Juizado Especial Adjunto Criminal da Comarca de Cabo Frio. Durante as buscas, os policiais apreenderam o celular do suspeito, que será submetido à perícia técnica criminal.

No decorrer das investigações, foi constatado que o investigado chantageou a vítima de forma virtual, através de uma plataforma digital, mediante ameaças de divulgação de fotos e vídeos íntimos, para continuar a obter novos vídeos de natureza sexual.

O investigado poderá responder pela prática dos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, bem como por estupro.

Leia mais:  PF prende quatro pessoas e apreende mais de 90 kg de drogas no Aeroporto de Guarulhos

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência inflingida nas vítimas desses crimes tão devastadores.
 
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

Leia mais:  PF, BPFRON e BOPE/PMPR apreendem 106 kg de maconha na cidade de Guaíra-PR

É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF extradita brasileiro condenado por tráfico de drogas após cooperação internacional

Publicado

Belo Horizonte/MG. A Polícia Federal extraditou, nesta quinta-feira (02/07), um brasileiro de 24 anos, de Governador Valadares/MG, condenado por tráfico de drogas e alvo de Difusão Vermelha da INTERPOL.

O extraditado já tinha mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Governador Valadares/MG e foi localizado no exterior após ações de cooperação internacional e, em seguida, entregue às autoridades brasileiras. Ele foi condenado a mais de 2 anos de reclusão.

O crime ocorreu em 28 de junho de 2023, em Governador Valadares/MG. Na ocasião, a Polícia Militar recebeu denúncia anônima indicando a atuação de suspeitos vinculados a organização criminosa em uma residência abandonada, utilizada para fracionamento e preparo de maconha destinada à comercialização.

No local, o então homem foi preso em flagrante. Durante a ação, foram apreendidos dinheiro em espécie, uma balança de precisão, um aparelho celular e quantidade significativa de maconha já fracionada e pronta para distribuição, além de outros materiais relacionados à atividade criminosa.

Leia mais:  PF realiza posse do novo Superintendente Regional no Maranhão

Após os trâmites de extradição, o homem foi encaminhado ao Centro de Remanejamento Provisório do Sistema Prisional (CERESP/Gameleira), em Belo Horizonte/MG, onde permanece sob custódia à disposição da Justiça.

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
Contato: (31) 3168-6342
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana