Policia Federal

PF investiga crimes de exploração sexual de infantojuvenil no Tocantins

Publicado

Palmas/TO. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (9/7), a Operação Horizonte Seguro VI, com o objetivo de reprimir crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do armazenamento e do compartilhamento de cenas de abuso sexual infantojuvenil, na região Sul do Tocantins.

Durante a operação, foi realizada a prisão em flagrante de um homem pelo crime de armazenamento de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil.

O investigado poderá responder pelos crimes de aquisição, posse, armazenamento, compartilhamento e produção de arquivos envolvendo crianças e adolescentes em situação de violência sexual. 

Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

Leia mais:  Polícia Federal e Polícia Aduaneira Alemã assinam carta de intenções no combate ao crime organizado

Comunicação Social da Polícia Federal no Tocantins
Fones: (63) 3236-5445 / 99101-1391
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF e Gaeco/MPF atuam no combate ao tráfico internacional de cocaína

Publicado

Salvador/BA. A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (10/7), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal (Gaeco/MPF), a Operação Vaza Maré, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada por tráfico internacional de drogas e organização criminosa. A ação contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia e da CIPPA/PMBA.

As investigações apontam que o grupo atuava no envio de carregamentos de cocaína para a Europa, utilizando rotas marítimas, especialmente por meio de veleiros e de cargas contaminadas em contêineres.

A ação origina-se de apreensão de mais de 2 toneladas de cocaína transportadas a bordo de um veleiro interceptado em 2021, durante tentativa de envio da droga ao exterior. No decorrer das apurações, novos elementos de prova permitiram identificar a estrutura da organização criminosa.

Por determinação da Justiça Federal da Bahia, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, nas cidades de Trancoso/BA, Eunápolis/BA, Porto Seguro/BA e Canhanduba/SC, contra investigados apontados como atuantes no operacional e na logístico da organização criminosa. Também foi determinado o bloqueio de contas bancárias e demais ativos financeiros dos investigados.

Leia mais:  FICCO/PB prende suspeito de exercer liderança de facção com atuação no sul da Bahia

Durante a investigação, a Polícia Federal contou com mecanismos de cooperação jurídica internacional.

Todo o material apreendido será submetido à perícia e analisado no âmbito da investigação para subsidiar a continuidade da persecução penal.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba
@pf.gov.br

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana