Educação

PND: educação brasileira teve mais de 10 mil professores selecionados após a última edição

Publicado

A Prova Nacional Docente (PND) tem sido utilizada como subsídio em processos seletivos e concursos públicos realizados por estados e municípios em todo o país. Em 2025, mais de 10 mil professores foram selecionados em editais que utilizam a nota do exame. Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), realizada por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PND integra o eixo de Valorização do programa Mais Professores. 

A prova é voltada a estudantes concluintes, graduados em licenciatura e profissionais da educação que tenham interesse em utilizar o resultado da prova em processos seletivos das redes de ensino que optarem por adotar a nota da avaliação em seus processos de seleção. Cerca de 220 mil candidatos que participaram do exame se inscreveram em editais das redes de ensino no ano passado, o que representa um terço do total de participantes. 

A PND utiliza a mesma avaliação teórica do Enade das Licenciaturas. No último domingo, 20 de setembro, foi realizada a PND 2026. A prova foi aplicada em 806 cidades de todo o país e contou com mais de 625,9 mil inscritos. Vale ressaltar que os professores devem ficar atentos aos processos seletivos estaduais e municipais que utilizam a PND para que possam se inscrever. 

Leia mais:  MEC empossa reitor do Instituto Federal de Santa Catarina

O conteúdo da prova se baseia nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, além das normas e legislações aplicáveis às áreas avaliadas. A prova é composta por uma parte de formação geral docente, com 30 questões objetivas e uma discursiva de formação geral, além de 50 questões objetivas de componente específico da área escolhida.  

Adesão – Em todo o país, a PND já teve a adesão de 2.031 entes federativos. Entre eles estão 96% das capitais e 85% dos estados brasileiros. Em comparação com 2025, o número de redes que manifestaram interesse em usar os resultados da prova em seus processos de seleção registrou crescimento superior a 30%. Os entes têm autonomia para realizar a adesão, divulgada pela Portaria nº 527, de 18 de junho de 2026 em uma lista com todos os entes que aderiram.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva (SE)

Fonte: Ministério da Educação

Leia mais:  MEC lança novo boletim técnico sobre segurança nas escolas
publicidade

Educação

Comissão de Implantação da UFEsporte realiza primeira reunião

Publicado

Nesta quinta-feira, 24 de setembro, a Comissão de Implantação da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) realizou sua primeira reunião ordinária no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O encontro reuniu representantes do governo federal, de instituições de ensino superior e de entidades do setor esportivo para iniciar o planejamento técnico e pedagógico da nova instituição de educação superior.  

Criada pela Lei nº 15.457, de 3 de julho de 2026, a UFEsporte tem como finalidade formar profissionais para a gestão de políticas públicas, administração de entidades esportivas e formadores especializados em treinamento de atletas de alto rendimento. 

Participaram do encontro o secretário de Educação Superior, Marcus Vinícius David; o secretário Nacional do Paradesporto, Fábio Augusto de Araújo; e a secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Castro Marques. Para a presidência da comissão, foi eleito o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernando Marinho Mezzadri. A vice-presidência ficará a cargo do professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Israel Teoldo da Costa. 

Leia mais:  MEC Livros: programa tem 122 mil empréstimos em uma semana

O grupo é responsável por elaborar o estatuto, o regimento geral, o projeto pedagógico institucional e a estrutura organizacional da universidade, além de definir os cursos que comporão a oferta inicial da instituição. 

Instituído pela Portaria MEC nº 639/2026 e atualizado pela Portaria MEC nº 705/2026, o colegiado é composto por 28 membros, sendo 23 titulares e cinco suplentes. A estrutura integra representantes da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Secretaria-Executiva do MEC, do Ministério do Esporte (MEsp), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho Nacional do Esporte (CNE) e do Instituto Santos Dumont (ISD), além de professores e pesquisadores da área de Ciência do Esporte e indicação da Presidência do Senado Federal.  

De acordo com o planejamento apresentado para a instituição, as atividades acadêmicas estão previstas para começar no segundo semestre de 2027, com cinco cursos de graduação e cinco de pós-graduação lato sensu. Em quatro anos, a previsão é chegar a 11 cursos de graduação e até 3 mil estudantes. A grade acadêmica deverá abranger áreas como Ciência do esporte, educação física, gestão e marketing esportivo, medicina esportiva e reabilitação e nutrição esportiva. 

Leia mais:  MEC fará levantamento de planos da primeira infância

Entre as diretrizes previstas para a instituição estão ações relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência no paradesporto e ao acesso à educação formal por atletas em fase de transição de carreira. A proposta também contempla ações relacionadas à igualdade entre homens e mulheres no esporte, à igualdade de oportunidades e remuneração e ao combate à discriminação. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu  

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

Mais Lidas da Semana