A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3.4), a Operação Bertha Lutz, para cumprimento de 21 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, contra investigados por violência doméstica.
O objetivo da operação é apreender armas de fogo utilizadas para ameaçar mulheres e também telefones celulares contendo imagens íntimas das vítimas, que foram chantageadas por seus parceiros, assim como prender preventivamente homens que descumpriram medidas protetivas.
Os alvos são investigados pelas práticas de crimes de importunação sexual, perseguição, agressão física e violência psicológica.
A delegada titular da DEDM Cuiabá, Judá Marcondes, apontou que cada mandado cumprido na operação representa uma vítima que estava em risco de sofrer feminicídio ou em situação de extrema vulnerabilidade.
“A delegacia analisou com cuidado os fatos narrados pelas assistidas e representou pelas cautelares, buscando proteger as vítimas, assim como trazer aos autos provas substanciais. Lembrando sempre que ao menor sinal de violência, a mulher deve solicitar medidas protetivas e romper o ciclo de violência”, disse a delegada.
Bertha Lutz foi uma ativista que lutou pelos direitos das mulheres, desempenhando ação fundamental na conquista do voto feminino em 1932, lutando pela independência financeira da mulher e conquistando espaços para as mulheres estudarem.
Apoio operacional
Os mandados são cumpridos pelos policiais da Delegacia da Mulher com o apoio das equipes Delegacia da Regional de Cuiabá, Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), Delegacia Especializada de Fazenda (Defaz), Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (DEDMCI-VG), Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Várzea Grande, Delegacia de Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) e da 2ª Delegacia de Polícia de Cuiabá.
Em cumprimento à legislação eleitoral, o Governo de Mato Grosso suspende, a partir deste sábado (4.7), a exibição das notícias institucionais publicadas no Portal do Governo, bem como todo o conteúdo de fotografias e produções audiovisuais.
A medida atende às restrições previstas no artigo 73 da Lei Federal nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), que disciplina a publicidade institucional nos três meses que antecedem o pleito. E, se aplica também às redes sociais do Estado.
Durante esse período, serão veiculados exclusivamente conteúdos de relevância ou de utilidade pública.
A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) seguirá com seu papel institucional de atender à imprensa e fornecer informações nesse período.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.