Mato Grosso

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra autor furtos em série em comércios em Cuiabá

Publicado

Um criminoso apontado como autor de uma série de furtos qualificados praticados contra clínicas e estabelecimentos comerciais da Capital teve dois mandados de prisão cumprido pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (18.8), em ação realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá.

O suspeito deixou o sistema prisional em abril deste ano e poucos dias depois retomou as práticas criminosas.

O suspeito vinha sendo monitorado pela Derf desde outubro de 2025, em razão da prática reiterada de crimes patrimoniais. Entre os casos apurados estão furtos praticados contra uma floricultura, uma instituição educacional, uma empresa do ramo elétrico, clínicas particulares e diversos outros estabelecimentos comerciais localizados em diferentes regiões da Capital.

Crime

Um dos mandados de prisão é decorrente de investigações, conduzidas pela Derf Cuiabá, que apontaram o suspeito como autor de um furto qualificado ocorrido na madrugada do dia 15 de abril de 2026, em uma clínica, localizada no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.

Na ocasião, o autor utilizou um instrumento contundente para quebrar a porta de vidro do estabelecimento e acessar o interior do imóvel durante a madrugada. Após a invasão, foram subtraídos diversos equipamentos eletrônicos, entre eles um computador MacBook Air, notebooks e aparelho celular, causando significativo prejuízo patrimonial à empresa.

As imagens captadas pelo sistema de monitoramento registraram toda a ação criminosa e foram fundamentais para a identificação do suspeito. Durante as diligências, investigadores da Derf constataram que o homem flagrado nas gravações possuía as mesmas características físicas e o mesmo modo de agir já observados em diversos outros furtos investigados pela unidade especializada. A análise das imagens, somada aos demais elementos colhidos durante a investigação, permitiu atribuir a autoria do crime ao investigado.

Leia mais:  Jovem é preso em flagrante pela Polícia Civil por tentativa de homicídio e tráfico

Modo de ação

Segundo os levantamentos realizados pela equipe policial, o investigado possuía um padrão criminoso bem definido. As ações eram normalmente praticadas durante a madrugada, mediante arrombamento de portas, rompimento de vidraças, invasão por telhados ou escalada de obstáculos, sempre com o objetivo de subtrair aparelhos eletrônicos, dinheiro e objetos de fácil transporte.

Além do prejuízo causado pelos bens furtados, as vítimas também arcavam com elevados danos materiais decorrentes da destruição de estruturas dos imóveis invadidos.

Reiteração de conduta

O caso chamou a atenção dos investigadores porque o furto ocorreu apenas oito dias após o suspeito ter sido colocado em liberdade. Ele havia deixado o sistema prisional em 7 de abril de 2026 e voltou a ser identificado na prática de mais um furto qualificado em 15 de abril, evidenciando a continuidade da atividade criminosa e reforçando os fundamentos para a decretação de nova prisão preventiva.

Segundo o delegado da Derf, Hugo Abdon de Araujo Lima, a nova prisão representa mais um capítulo de uma extensa atuação policial desenvolvida contra o investigado.

Somente entre os anos de 2025 e 2026, a Derf de Cuiabá instaurou seis inquéritos policiais para apuração de furtos qualificados atribuídos ao suspeito e formalizou seis representações pela decretação de sua prisão preventiva, todas fundamentadas na reiteração criminosa, na habitualidade delitiva e no risco concreto de novas infrações penais.

Leia mais:  Sema promove oficinas nesta terça e quarta-feira (14 e 15) para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Lourenço

Mandados anteriores e novas prisões

Em janeiro deste ano, a Polícia Civil já havia cumprido mandados de prisão preventiva contra o investigado após a conclusão de investigações que o apontaram como autor de diversos furtos qualificados praticados em série contra clínicas e estabelecimentos comerciais de Cuiabá. Apesar da atuação policial e das medidas cautelares decretadas, o suspeito foi posteriormente condenado por um dos crimes e colocado em liberdade.

Para o delegado responsável pelas investigações, Hugo Abdon, com o cumprimento dos dois novos mandados de prisão preventiva, a Polícia Civil busca interromper mais uma vez a sequência de crimes patrimoniais atribuídos ao investigado, reforçando o compromisso institucional de proteção aos comerciantes, empresários e profissionais que diariamente sofrem os impactos causados por criminosos contumazes que atuam contra o patrimônio na Capital.

“Ao decretar as novas prisões preventivas, o Poder Judiciário reconheceu a existência de elementos concretos indicando risco de reiteração delitiva, destacando a habitualidade criminosa do investigado, a proximidade temporal entre sua soltura e a prática de novos crimes, bem como a insuficiência de medidas cautelares diversas da prisão para contenção de sua atividade ilícita”, explicou o delegado responsável pelas investigações Hugo Abdon.

As investigações prosseguem para apurar eventual participação do suspeito em outros furtos registrados em Cuiabá que apresentem características semelhantes às já identificadas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate seis incêndios florestais neste sábado (10)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, neste sábado (10.10), seis incêndios florestais registrados nos municípios de União do Sul, Nossa Senhora do Livramento, Juruena, Santa Terezinha, Paranatinga e Rosário Oeste.

Em todas as ocorrências, os bombeiros atuam de forma estratégica para conter o avanço das chamas, extinguir os incêndios, monitorar as áreas atingidas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 62 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Desse total, 41 focos foram registrados na Amazônia e 21 focos no Cerrado.

Em Terras Indígenas, foram identificados seis focos de calor, sendo dois focos na Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis; dois focos na Terra Indígena Parque do Xingu, em Querência; e dois focos na Terra Indígena Terena Gleba Iriri, em Peixoto de Azevedo.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros localiza corpo de jovem de 20 anos em margem de Rio Arinos

É importante destacar que um foco de calor, isoladamente, não caracteriza um incêndio florestal. O foco de calor é um indicativo de uma área com temperatura elevada, detectada por satélites, que pode ou não estar associada à ocorrência de fogo. Já um incêndio florestal, em geral, é identificado pelo conjunto de diversos focos de calor concentrados em uma mesma área. No caso das terras indígenas, o combate aos incêndios deve ser realizado por órgãos do Governo Federal, uma vez que o Estado não possui autorização para atuar.

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Sema promove oficinas nesta terça e quarta-feira (14 e 15) para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Lourenço

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana