Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandados contra faccionados envolvidos em homicídios em Comodoro

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (21.5), a Operação Kikimora, para cumprir ordens judiciais dentro de investigações de homicídio qualificado vinculadas a conflito entre facções criminosas no município de Comodoro.

Na operação, são cumpridos três mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário, após representação da Polícia Civil.

A operação foi desencadeada a partir de investigações conduzidas pela Delegacia de Comodoro ao longo dos meses de março e abril de 2026, que apuraram dois homicídios qualificados praticados no município. Os crimes investigados possuem características típicas de execuções encomendadas por facção criminosa.

Crimes investigados

O primeiro homicídio foi registrado em 23 de março de 2026, quando Flávio dos Santos Ribeiro, integrante de uma facção criminosa, foi morto mediante emboscada no bairro Cristo Rei, em Comodoro. Na ocasião, os executores invadiram a residência de uma testemunha, a renderam e a utilizaram como isca para atrair a vítima ao local. Ao chegar ao endereço, ela foi atingida por disparos de arma de fogo na cabeça e no tórax.

O segundo crime ocorreu em 26 de abril de 2026, quando Jonathan Cesar Passos de Siqueira, conhecido como “Bin Laden”, integrante de uma facção criminosa rival, foi executado enquanto dormia em sua residência no bairro Cidade Verde.

Leia mais:  Municípios participantes do programa Mais MT Muxirum devem indicar coordenadores locais e selecionar alfabetizadores

No crime, um homem encapuzado invadiu o imóvel mediante arrombamento e efetuou ao menos 15 disparos de arma de fogo calibre 9 mm, na presença da companheira da vítima e de dois filhos menores de idade. A perícia coletou 15 estojos deflagrados e seis projéteis no local.

Investigação

As investigações reuniram um robusto conjunto de provas, composto por imagens de câmeras de segurança, depoimentos de testemunhas e informações do setor de inteligência policial, que levaram à identificação dos envolvidos nos crimes.

As diligências apontaram, ainda, que os investigados atuam como integrantes de facções criminosas. Os imóveis alvos dos mandados de busca servem como bases de apoio às ações criminosas. Segundo o delegado Mateus Reiners, responsável pelas investigações, o conflito entre facções já resultou em 14 homicídios na região.

Com base nos elementos apurados, foram representadas as ordens judiciais contra os investigados, que foram deferidas pela Justiça. As diligências foram cumpridas na manhã desta quinta-feira (21), com equipes deslocadas simultaneamente para todos os endereços-alvo.

Leia mais:  Seduc divulga resultado das inscrições para curso de Libras 1 na modalidade Ensino à Distância

Além do cumprimento dos mandados de prisão, foram realizadas buscas domiciliares em cinco endereços vinculados aos investigados.

A operação resultou na prisão de quatro faccionados e um ligado ao outro grupo criminoso rival. Com eles, foram apreendidas armas que possivelmente seriam usadas em novos homicídios.

“Pela análise dos fatos, os investigados já se preparavam para nova investida, mas foram presos em flagrante com armamentos e drogas em um dos locais das buscas. Desta forma, a operação da Polícia Civil resultou não só na prisão dos suspeitos, como também evitou mais um homicídio na cidade”, disse o delegado.

As investigações seguem em andamento para localizar e prender outros quatro suspeitos envolvidos nos homicídios. Eles seguem foragidos.

Operação Pharus

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Ponte sobre o Córrego do Moinho chega a 83% de execução e entra na reta final

Publicado

As obras de construção de uma nova ponte de concreto sobre o Córrego do Moinho, em Cuiabá, já estão com 83% de execução e entraram na reta final. Com um investimento de R$ 3,69 milhões do Governo do Estado, a previsão é que a ponte fique pronta nas próximas semanas.

Já foram executadas as fundações e colunas da ponte, assim como o lançamento das vigas que sustentam a pista por onde os veículos irão passar. Agora o trabalho é de concretagem das lajes do tabuleiro da ponte.

A ponte fica localizada na Rua 1, via que liga os fundos do condomínio Belvedere, na região do Jardim Imperial/Recanto dos Pássaros, até os bairros Residencial Itamaraty e Planalto, próximo a Avenida Jurumirim.

A ponte fica em uma via municipal e foi interditada pela Prefeitura de Cuiabá em agosto de 2025, por conta de riscos estruturais que comprometiam a segurança no trânsito. A prefeitura elaborou o projeto de substituição da ponte, que foi doado para o Governo executar a obra com recursos próprios.

Leia mais:  Seduc divulga resultado das inscrições para curso de Libras 1 na modalidade Ensino à Distância

A nova ponte tem 30 metros de comprimento e 12,8 m de largura. A Rua 1 é uma importante ligação entre a região da Avenida das Torres e a Morada da Serra e a conclusão da ponte ajudará a desafogar o trânsito em vias próximas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana