Mato Grosso

Polícia Civil prende dois suspeitos e recupera caminhonete furtada de idoso em Rondonópolis

Publicado

A Polícia Civil prendeu dois homens, de 38 e 54 anos, investigados pelo crime de furto qualificado, nessa sexta-feira (8.5), em Rondonópolis. Durante a ação, os policiais civis recuperaram uma caminhonete pertencente a um idoso, de 78 anos, furtada horas antes na região central do município.

A prisão foi resultado de trabalho investigativo, monitoramento e diligências conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), que já apurava a atuação dos suspeitos em furtos de caminhonetes registrados neste ano na cidade.

A ocorrência teve início após a vítima registrar boletim de ocorrência informando que havia estacionado o veículo na região central enquanto realizava o saque do benefício de aposentadoria, acompanhado da esposa. Ao retornar ao local, o casal constatou o furto.

Paralelamente, os investigadores monitoravam um dos suspeitos e um veículo já relacionado a ocorrências com o mesmo modo de atuação criminosa. Durante as diligências, os policiais identificaram movimentações suspeitas em rodovia da região e passaram a realizar buscas em área rural, onde localizaram a caminhonete escondida em meio à vegetação.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros combate 32 incêndios florestais em Mato Grosso nesta quarta-feira (18)

Após a checagem, foi confirmado que o veículo pertencia à vítima e havia sido furtado poucas horas antes.

Com a confirmação do crime, as equipes intensificaram as diligências e, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, realizaram abordagem ao veículo utilizado pelos investigados. Durante a ação, foram apreendidos objetos e ferramentas possivelmente utilizados na prática criminosa, incluindo uma chave que funcionava na caminhonete recuperada.

Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis, onde foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado, permanecendo à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Sejus promove ação de acolhimento a filhos e netos de mulheres custodiadas na Penitenciária Feminina

Publicado

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) promoveu, neste sábado (10.10), uma ação especial pelo Dia das Crianças na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. A iniciativa contou com a entrega de lanches e kits com doces e guloseimas às crianças que visitaram suas mães e avós custodiadas na unidade.

A ação teve como objetivo fortalecer os vínculos familiares e proporcionar um momento de acolhimento às crianças durante as visitas às familiares privadas de liberdade.


Foto: Keuri Lopes – Sejus MT

A diretora da Penitenciária Feminina, Keily Adriana Arruda Marques, destacou que a iniciativa busca amenizar os impactos que o contexto prisional pode provocar nas experiências e nas memórias das crianças.

“Realizamos aqui na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May uma ação em alusão ao Dia das Crianças. Como forma de fortalecer os vínculos familiares, fizemos o acolhimento de filhos e netos das mulheres custodiadas. Não como forma de romantizar o cárcere, mas sim de tentar atenuar os efeitos negativos que essas circunstâncias podem causar na construção de memórias dessas crianças. A Sejus, além do dever institucional, tem compromisso com a responsabilidade social”, afirmou.

Leia mais:  MT Par está com edital aberto para empresas interessadas em integrar o SER Família Habitação

A coordenadora da Educação da Penitenciária, Margaret Anderson de Oliveira, ressaltou a preparação da equipe para proporcionar um momento especial de convivência entre as mulheres custodiadas e seus familiares. Segundo ela, algumas mães estavam há anos sem contato presencial com os filhos.

“É uma ação social em que organizamos carinhosamente esse momento da mãe com os seus filhos. Temos mães que não veem os seus filhos há quatro ou oito anos, e esse é o momento desse acolhimento com as nossas pessoas privadas de liberdade e seus filhos. Organizamos antecipadamente com a assistente social, direção, educação e todos os envolvidos nessa ação social”, explicou.

Margaret também destacou que a programação da unidade inclui outras atividades ao longo de outubro, como ações relacionadas à campanha Outubro Rosa, com iniciativas diferenciadas a cada semana para as mulheres custodiadas.
Foto: Keuri Lopes – Sejus MT

Uma das participantes da ação, a pessoa privada de liberdade M. S. de A., relatou a emoção de reencontrar os filhos após oito anos sem vê-los.

Leia mais:  Governo de MT tem mais de R$ 1 bilhão em investimentos em Várzea Grande

“Já faz oito anos que estou aqui e hoje é a primeira vez que vejo eles depois de todos esses anos. Eu estou muito feliz. Hoje, por estar trabalhando na oficina de costura, graças a Deus, tenho como dar presentes para eles”, declarou.

Além de proporcionar um momento de convivência familiar, a iniciativa reforça a importância de ações de responsabilidade social no ambiente prisional, com atenção aos vínculos afetivos e aos impactos do encarceramento sobre as famílias das mulheres custodiadas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana