Mato Grosso

Polícia Civil prende em flagrante grupo que executou jovem e jogou corpo em rio de Juína

Publicado

Três adultos foram presos e um adolescente apreendido em flagrante pela Delegacia de Juína, nesta terça-feira (03.09), pelo homicídio de um jovem encontrado em um rio no município, no domingo. A vítima apresentava diversos sinais de tortura e foi morta com golpes de arma cortante por ordem de um preso detido em um penitenciária de Cuiabá.

Conforme a investigação, na semana passada Ederlan de Oliveira Gomes, de 20 anos, já tinha sofrido uma sessão de tortura por ordem de uma facção criminosa. Ele foi ouvido na delegacia, onde narrou as agressões.

Após a localização do corpo do jovem na manhã de domingo, no Rio Juinão, a equipe de investigação iniciou as diligências para identificar os responsáveis pelo homicídio e chegaram ao veículo usado por um dos criminosos, que é integrante de uma facção. Ao ser abordado, ele tentou fugir e quebrou o aparelho celular. Indagado sobre a execução da vítima, chegou a contar vantagem que foi o autor do crime, inclusive, dando detalhes de como o jovem foi morto e apontando roupas e calçado que usou no dia do crime, que foram encontradas ainda com vestígios de sangue.

Leia mais:  Sefaz abre consulta pública para elaboração do Orçamento de 2026 nesta quinta-feira (12)

As informações apuradas apontaram que a vítima foi inicialmente torturada na residência de um casal, também ligado ao grupo criminoso, no bairro Módulo 05. Após torturarem a vítima, os suspeitos a colocaram no veículo do executor e jogaram o corpo de Ederlan da ponte do Rio Juinão.

Os policiais seguiram então ao endereço do casal, onde encontraram ambos. Na casa foram ainda apreendidas porções de entorpecentes. A mulher afirmou em interrogatório que três suspeitos levaram a vítima para a casa dela e, lá receberam a ordem para executar a vítima. A suspeita contou ainda que Ederlan foi brutalmente agredido, ficando com o rosto desfigurado.

Já o companheiro dela, apesar de todas as evidências reunidas pela equipe policial, negou que a vítima tenha sido morta em sua residência e negou participação no crime, mas assumiu a propriedade das drogas. Na casa também foram encontradas as roupas usadas pela vítima, ensaguentadas.

O adolescente envolvido na ação criminosa foi apreendido na casa dele. Acompanhado por uma conselheira tutelar, ele foi ouvido em interrogatório e confirmou ter participado da execução e ocultação do cadáver de Ederlan.

Leia mais:  Restaurante Prato Popular serve 170 mil refeições à população em situação de vulnerabilidade em um ano

O quarto detido foi interrogado, mas ficou em silêncio.

O delegado Ronaldo Binotti Filho autuou os três adultos em flagrante pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Um deles ainda foi autuado por tráfico de drogas. Já o adolescente responderá a ato infracional análogo aos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.

O delegado representou pela conversão dos flagrantes em prisões preventivas e pela internação do menor de idade.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate seis incêndios florestais neste sábado (10)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, neste sábado (10.10), seis incêndios florestais registrados nos municípios de União do Sul, Nossa Senhora do Livramento, Juruena, Santa Terezinha, Paranatinga e Rosário Oeste.

Em todas as ocorrências, os bombeiros atuam de forma estratégica para conter o avanço das chamas, extinguir os incêndios, monitorar as áreas atingidas e proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 62 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Desse total, 41 focos foram registrados na Amazônia e 21 focos no Cerrado.

Em Terras Indígenas, foram identificados seis focos de calor, sendo dois focos na Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis; dois focos na Terra Indígena Parque do Xingu, em Querência; e dois focos na Terra Indígena Terena Gleba Iriri, em Peixoto de Azevedo.

Leia mais:  Bombeiros salvam homem que se afogou em rio na Passagem da Conceição em Várzea Grande

É importante destacar que um foco de calor, isoladamente, não caracteriza um incêndio florestal. O foco de calor é um indicativo de uma área com temperatura elevada, detectada por satélites, que pode ou não estar associada à ocorrência de fogo. Já um incêndio florestal, em geral, é identificado pelo conjunto de diversos focos de calor concentrados em uma mesma área. No caso das terras indígenas, o combate aos incêndios deve ser realizado por órgãos do Governo Federal, uma vez que o Estado não possui autorização para atuar.

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  IPVA de veículos com placas finais 1, 2, 3 e 4 vence em março

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana