Um homem envolvido em crime de violência doméstica contra a sua esposa e tentativa de homicídio de uma amiga dela foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (11.6), em ação realizada pelos policiais da Delegacia de Porto Esperidião.
O crime ocorreu, na noite de quarta-feira (10), no Assentamento Santa Cecília, na comunidade Vila Cardoso, a cerca de 100 quilômetros de Porto Esperidião.
O suspeito, de 42 anos, foi localizado escondido no interior de uma residência em uma propriedade rural, também no Assentamento Santa Cecília, após diligências ininterruptas conduzidas pela equipe da Polícia Civil e foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e lesão corporal dolosa por violência doméstica.
Entenda o caso
Na tarde do dia 10, o suspeito e sua companheira, de 55 anos, se reuniu na residência de um casal de amigos, dentre eles uma mulher, de 60 anos (vítima da tentativa de homicídio), e seu marido, de 46 anos, onde passaram a consumir bebida alcoólica.
Por volta das 21 horas, já com o comportamento alterado pelo álcool, o suspeito passou a agredir a companheira, enforcando-a e arremessando-a contra a parede. Ao perceber as agressões, a dona da casa interveio na tentativa de salvar a amiga, ocasião em que o suspeito sacou uma faca de serra e a atacou violentamente, desferindo múltiplas facadas na região do pescoço e no rosto da vítima.
Ao ouvir gritos, o marido da vítima saiu para socorrê-la, evitando que as agressões a levassem à morte. Ela foi socorrida pela equipe médica da comunidade Vila Cardoso e transportada de ambulância até o Centro de Saúde de Porto Esperidião, onde chegou consciente porém em estado grave. Após os primeiros socorros e estabilização, a paciente foi transferida para o Hospital Regional de Cáceres, onde aguarda cirurgia.
Já a esposa do suspeito, por sua vez, sofreu lesões nas costas decorrentes da agressão sofrida e manifestou temor de que o marido atentasse novamente contra sua vida, tendo requerido medida protetiva de urgência.
Investigação e a prisão
Assim que tomou conhecimento dos fatos, a equipe da Polícia Civil iniciou as diligências e se deslocaram ao distrito de Vila Cardoso, onde inicialmente não conseguiram localizar o suspeito.
Prosseguindo em buscas na região, a equipe obteve informações que apontavam para uma propriedade rural, no Assentamento Santa Cecília, onde o suspeito foi localizado e preso em flagrante.
Questionado sobre o paradeiro da arma utilizada no crime, ele revelou que havia deixado a faca no sítio do casal de amigos. Os policiais foram até o local e localizaram a faca de serra com cabo branco e aproximadamente 15 centímetros, utilizada no crime.
A arma foi apreendida e encaminhada para a perícia. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Porto Esperidião, onde após ser interrogado pelo delegado Cleber Emanuel Neves, foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado e de lesão corporal dolosa por violência doméstica, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) identificou falhas e irregularidades nas medidas de segurança contra incêndio e pânico nos três estabelecimentos de compra e venda de sucatas fiscalizados durante a Operação Integrada Via do Cobre, realizada nesta sexta-feira (9.10), em Cuiabá. Foram encontrados armazenamento irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), equipamentos de combate a incêndio inadequados e falta de licenças obrigatórias.
As vistorias resultaram em notificações e advertências aos responsáveis, enquanto os estabelecimentos foram interditados em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Ordem Pública. Além disso, os três proprietários foram encaminhados à delegacia, sendo que um deles recebeu voz de prisão por receptação, adulteração de sinais identificadores de veículo e furto de energia elétrica.
A operação reuniu equipes do Corpo de Bombeiros Militar, das polícias Militar e Civil, da Politec e da Secretaria Municipal de Ordem Pública. O objetivo foi combater furtos, roubos e a receptação de cabos, fios e outros materiais que contenham cobre. A fiscalização também teve como finalidade impedir que os estabelecimentos fossem utilizados para adulterar sinais identificadores de veículos roubados ou furtados.
De acordo com o coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, diretor Operacional do CBMMT, a atuação dos bombeiros teve como foco verificar as condições de segurança das edificações e prevenir situações que possam colocar em risco trabalhadores, clientes e demais pessoas que frequentam os locais. As equipes avaliaram a presença de equipamentos de combate a incêndio, as condições das instalações e o cumprimento das exigências previstas nas normas técnicas.
“Ao todo, três edificações foram notificadas. Uma delas foi interditada devido ao risco iminente de incêndio, em razão do armazenamento ilegal e irregular de GLP. As demais foram notificadas e deverão se regularizar, apresentando a documentação necessária e obtendo as licenças de funcionamento, incluindo o alvará de segurança contra incêndio e pânico”, explicou.
Irregularidades
No estabelecimento localizado no bairro Nova Esperança, os militares encontraram grande quantidade de baterias, recipientes contendo Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), cilindros de gases utilizados em sistemas de ar-condicionado e um inversor de energia fotovoltaica instalado em local inadequado, sem as medidas preventivas necessárias. Essas condições representam risco elevado de incêndio.
Além disso, o imóvel, que possui 1.284,92 metros quadrados de área construída, não contava com Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) aprovado pelo CBMMT nem com alvará de segurança. Diante das irregularidades, foram emitidos termos de advertência e notificação para que a empresa providencie as adequações necessárias.
Para regularizar a situação, a empresa deverá instalar sistema de hidrantes, extintores de incêndio, sinalização e iluminação de emergência. Também deverá adequar o espaço de armazenamento do GLP utilizado na empilhadeira e corrigir a instalação do inversor fotovoltaico.
No estabelecimento localizado no bairro Novo Colorado, os bombeiros também constataram a ausência de medidas de segurança contra incêndio e pânico, além da falta de alvará ou certificado de segurança. O responsável foi notificado e advertido a providenciar a instalação de dois extintores, iluminação de emergência, placas de sinalização de saída, corrimãos e guarda-corpos nas escadas.
Já no estabelecimento localizado no bairro Centro Norte, a equipe verificou que o imóvel possuía alvará simplificado vigente. Apesar disso, um dos extintores estava com a validade vencida, o que levou à notificação para substituição do equipamento.
Operação Integrada Via do Cobre
A Operação Integrada Via do Cobre mobilizou cerca de 100 agentes públicos para fiscalizar estabelecimentos que comercializam materiais recicláveis, metais e peças usadas. A ação teve como foco combater furtos, roubos e receptação de fios, cabos de cobre e outros materiais, além de coibir a adulteração de sinais identificadores de veículos roubados ou furtados.
A força-tarefa contou com 48 policiais militares, incluindo equipes da Força Tática, do Grupo de Apoio (GAP), do Batalhão Ambiental e da Inteligência; 24 policiais civis; 15 servidores da Secretaria Municipal de Ordem Pública; oito bombeiros militares; e quatro profissionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.