Mato Grosso

Polícia Militar apreende mais de 2,8 toneladas de drogas em 2025

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso já apreendeu mais de 2,8 toneladas de drogas, nos primeiros dias de 2025, em todo o Estado. As ações fazem parte da Operação Tolerância Zero que tem retirado de circulação grande quantidade de entorpecentes e descapitalizado ações de facções criminosas em Mato Grosso.

O total das apreensões de entorpecentes efetuados pela PM, até esta sexta-feira (17.1), já são superiores em 117% a quantidade de drogas apreendidas em todo o janeiro de 2024, quando foram apreendidas mais de 1,3 tonelada.

Logo na primeira semana do ano, a Polícia Militar apreendeu 1,1 tonelada de maconha dentro de um caminhão carregado com fertilizantes, no município de Itiquira. Na ação, o motorista do veículo tentou fugir de uma abordagem do Batalhão Fazendário e foi preso em flagrante com todo o entorpecente apreendido.

Nesta quarta-feira (15), uma ação integrada do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Polícia Federal resultou na localização e apreensão de 420 quilos de cocaína, na Serra da Petrovina. As drogas estavam em um caminhão frigorífico. Um homem foi preso. A apreensão causou prejuízo de R$ 10 milhões ao crime.

Leia mais:  CGE e SES firmam parceria para reduzir pagamentos indenizatórios

A grande apreensão mais recente aconteceu na tarde desta quinta-feira (17). Em Pontes e Lacerda, militares da PM e do Gefron apreenderam uma caminhonete carregada com 1 tonelada de cocaína. Dois homens foram presos em flagrante descarregando as drogas em uma residência. O prejuízo à facção criminosa foi de mais de R$ 30 milhões.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, ressaltou que as apreensões recordes são resultados dos investimentos recebidos pelo Governo do Estado e dedicação da tropa na Operação Tolerância Zero.

“Esse resultado é fruto do empenho e dedicação dos nossos policiais militares, focados na missão do governador Mauro Mendes, que é dar tolerância zero ao crime. Isso só é possível devido as todas as condições que nosso governador e secretário de Segurança tem dado à Polícia Militar, que têm se mantido firme e mais forte para a pronta resposta no combate a todo tipo de crime em todo o Estado”, avaliou o coronel Fernando.

Leia mais:  Governo envia alimentos e materiais para auxílio emergencial às famílias em Cotriguaçu

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza instrução de salvamento terrestre para alunos de projeto social

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, neste sábado (18.4), uma instrução de salvamento terrestre voltada a 45 alunos do projeto social Bombeiros do Futuro, em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá).

A atividade teve como objetivo desenvolver habilidades práticas essenciais para situações de emergência, aliando técnica, disciplina e preparo físico.

A programação teve início pela manhã, com o hasteamento do Pavilhão Nacional. Na sequência, os alunos participaram de instruções de nós e amarrações, incluindo técnicas de amarração em maca, fundamentais para a imobilização e o transporte seguro de vítimas.

Durante o treinamento, também foram abordados conceitos de multiplicação de força, aplicados em operações de resgate, além do uso de tripé, equipamento essencial para salvamentos em locais de difícil acesso. Complementando a programação, foi realizada uma corrida de aproximadamente 1 km em via pública.

Projeto Social Bombeiros do Futuro

O projeto foi concebido a partir de uma visão institucional de buscar melhorar uma realidade local, dado a existência de um problema social com violência e criminalidade, através da empatia com a profissão bombeiro militar, bem como de fomentar a cultura da paz, da não violência e ainda, a prevenção de acidentes e sinistros.

Leia mais:  Fapemat promove 1ª capacitação voltada à divulgação científica em linguagem simples

O curso é oferecido de forma anual, dentro das Unidades Bombeiro Militar – UBMs, que abrange disciplinas como história do bombeiro, noções de salvamento, primeiros socorros e educação ambiental, dentre outros temas.

A carga horária do projeto é de 132 horas-aulas e acontece no contra turno escolar, matutino ou vespertino; Os alunos são distribuídos em pelotões, onde cada pelotão comporta até 35 componentes. A faixa etária exigida é de 08 a 12 anos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana