Policiais militares do 9º Comando Regional prenderam dois homens, de 18 e 21 anos, e apreenderam um adolescente, de 16 anos, por tráfico ilícito de drogas, em Carlinda. Com os suspeitos, foram encontradas 18 porções de maconha, 23 porções de cocaína e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 925.
Em patrulhamento pela Operação Tolerância Zero, no último sábado (8.2), a equipe flagrou um homem em atitude suspeita, na Avenida Mato Grosso. Na abordagem, os policiais do 8º Batalhão encontraram quatro invólucros de substância análoga à pasta base de cocaína.
O suspeito afirmou trabalhar para um homem, que é membro de facção criminosa na cidade, e informou ter mais entorpecentes em uma residência, no bairro Boa Vista. Os policiais se deslocaram até o endereço informado.
No local, a equipe localizou o homem e um adolescente. Em buscas pelo imóvel, foram encontradas uma quantia em dinheiro, proveniente da venda da mercadoria e mais uma quantidade de pasta base de cocaína, além de diversas embalagens para embalo e um soco inglês.
Ainda na ação, o adolescente confessou à equipe que possuía mais drogas em sua residência. Os policiais se deslocaram até o endereço do menor e localizaram uma sacola com várias porções de substância análoga à maconha e uma balança de precisão.
Diante dos fatos, os suspeitos foram encaminhados para a delegacia, com o material apreendido, para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) promoveu, neste sábado (10.10), uma ação especial pelo Dia das Crianças na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. A iniciativa contou com a entrega de lanches e kits com doces e guloseimas às crianças que visitaram suas mães e avós custodiadas na unidade.
A ação teve como objetivo fortalecer os vínculos familiares e proporcionar um momento de acolhimento às crianças durante as visitas às familiares privadas de liberdade.
Foto: Keuri Lopes – Sejus MT
A diretora da Penitenciária Feminina, Keily Adriana Arruda Marques, destacou que a iniciativa busca amenizar os impactos que o contexto prisional pode provocar nas experiências e nas memórias das crianças.
“Realizamos aqui na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May uma ação em alusão ao Dia das Crianças. Como forma de fortalecer os vínculos familiares, fizemos o acolhimento de filhos e netos das mulheres custodiadas. Não como forma de romantizar o cárcere, mas sim de tentar atenuar os efeitos negativos que essas circunstâncias podem causar na construção de memórias dessas crianças. A Sejus, além do dever institucional, tem compromisso com a responsabilidade social”, afirmou.
A coordenadora da Educação da Penitenciária, Margaret Anderson de Oliveira, ressaltou a preparação da equipe para proporcionar um momento especial de convivência entre as mulheres custodiadas e seus familiares. Segundo ela, algumas mães estavam há anos sem contato presencial com os filhos.
“É uma ação social em que organizamos carinhosamente esse momento da mãe com os seus filhos. Temos mães que não veem os seus filhos há quatro ou oito anos, e esse é o momento desse acolhimento com as nossas pessoas privadas de liberdade e seus filhos. Organizamos antecipadamente com a assistente social, direção, educação e todos os envolvidos nessa ação social”, explicou.
Margaret também destacou que a programação da unidade inclui outras atividades ao longo de outubro, como ações relacionadas à campanha Outubro Rosa, com iniciativas diferenciadas a cada semana para as mulheres custodiadas. Foto: Keuri Lopes – Sejus MT
Uma das participantes da ação, a pessoa privada de liberdade M. S. de A., relatou a emoção de reencontrar os filhos após oito anos sem vê-los.
“Já faz oito anos que estou aqui e hoje é a primeira vez que vejo eles depois de todos esses anos. Eu estou muito feliz. Hoje, por estar trabalhando na oficina de costura, graças a Deus, tenho como dar presentes para eles”, declarou.
Além de proporcionar um momento de convivência familiar, a iniciativa reforça a importância de ações de responsabilidade social no ambiente prisional, com atenção aos vínculos afetivos e aos impactos do encarceramento sobre as famílias das mulheres custodiadas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.