Mato Grosso

Politec identifica vítima de acidente aéreo após exame de DNA

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu, através de exame de DNA, a identificação da segunda vítima do acidente com um avião monomotor ocorrido na última sexta-feira (07.06), em Sorriso. Trata-se de Wanderlei Cesar de Castro Junior, de 39 anos.

O corpo da vítima foi liberado nesta quinta-feira (13.06) aos familiares para o sepultamento, que será realizado em São Paulo.

O material genético da vítima foi coletado na Gerência Regional da Politec de Sorriso, durante exame de necropsia, e confrontado com amostra biológica doada pelo pai da vítima. A obtenção de perfis genéticos para confronto de vínculo genético é realizado pela Diretoria Metropolitana de Laboratório Forense da Politec.

A coordenadora de Perícias de Biologia Molecular da Politec, Rosangela Maria Guarienti, ressalta que a agilidade na conclusão do exame de identificação genética foi possível graças a integração de informações técnicas periciais entre as equipes envolvidas.

“Enaltecemos a agilidade e expertise técnica da equipe de medicina legal de Sorriso, bem como da Equipe de Cuiabá que selecionaram e coletaram fontes de material biológico com alta possibilidade de extração de perfil genético. A integração de informações técnicas periciais com a equipe de biologia molecular possibilitou escolhas de processamento céleres obtendo o sucesso da identificação por vínculo genético. Certamente um modelo de sucesso a ser replicado em casos futuros que possibilitem as mesmas técnicas aplicadas”, avaliou a coordenadora.

Leia mais:  CGE adota sistema que avalia ética e transparência de empresas contratadas pelo poder público

O piloto do avião, Reynan Moresca, foi identificado nesta segunda-feira (10.06), por meio de perícia odontolegal, que comparou exames odontológicos da vítima realizados antes do óbito com imagens da arcada dentária da vítima registradas após o óbito.

O grau de carbonização dos corpos inviabilizou a identificação através das impressões digitais e, por este motivo, os corpos foram encaminhados para exames especializados na Politec de Cuiabá.

Queda de aerovane em Mirassol D´Oeste

As duas vítimas do acidente registrado nesta quarta-feira (12.06), em Mirassol D´Oeste, foram identificadas por meio da análise e confronto de suas impressões digitais (papiloscopia) e liberadas no mesmo dia. Tratam-se do piloto e advogado Marco Antônio Corbelino, de 48 anos, e Igor Duarte Marques da Silva, de 28 anos, funcionário do escritório de advocacia do piloto.

A Gerência Regional da Politec de Cáceres foi responsável pela realização das identificações técnicas, perícias de local de morte violenta e de necropsia.

No dia do acidente, o avião decolou do aeroporto de Mirassol D´Oeste e, após realizar uma conversão, muito provavelmente para sentido Cáceres, caiu no pasto ao lado do aeroporto.

Leia mais:  Polícia Civil prende homem por abuso sexual infantil em Barra do Garças

O advogado ficou preso no interior da aeronave e foi necessário seu desencarceiramento, realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Caberá à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a investigação da causa dos dois acidentes.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

“Delegacias da Mulher vão ampliar proteção e garantir resposta mais rápida às vítimas”, afirma chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Publicado

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Mariell Antonini, afirmou que as duas novas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher (DEDMs), inauguradas pelo Governo de Mato Grosso nesta quinta-feira (2.7), representam um reforço na rede de proteção às mulheres e no enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio no Estado.

“Essas duas delegacias representam uma conquista histórica para o Médio-Norte de Mato Grosso. Até então, toda essa região dependia exclusivamente da unidade de Sinop para o atendimento especializado. Com essa parceria entre o Governo do Estado, a Polícia Civil e os municípios, aproximamos os serviços das mulheres, ampliamos a proteção e garantimos uma resposta mais rápida, humanizada e qualificada às vítimas de violência”, pontuou.

As unidades foram instaladas em Lucas do Rio Verde e Sorriso, em parceria entre o Governo do Estado, por intermédio do Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, a Polícia Civil e as prefeituras dos dois municípios.

A criação das delegacias foi definida após estudos da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil apontarem que cerca de 30% dos feminicídios registrados em Mato Grosso estavam concentrados na região do Médio-Norte.

Leia mais:  Polícia Militar prende suspeito por tentativa de homicídio em zona rural de Carlinda

Diante desse cenário, o Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher articulou, juntamente com a Polícia Civil e as administrações municipais, a implantação das novas unidades, ampliando o acesso das mulheres ao atendimento especializado e fortalecendo a presença da rede de proteção no interior do Estado.

Com as inaugurações, Mato Grosso passa a contar com nove Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, além de 28 Núcleos de Atendimento à Mulher e às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, vinculados à Polícia Civil, ampliando a cobertura dos serviços especializados em todas as regiões do Estado.

As entregas integram o Programa Mato Grosso em Defesa das Mulheres, coordenado pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que reúne ações voltadas à prevenção da violência de gênero, ao fortalecimento da rede de atendimento e à ampliação das políticas públicas para proteção das mulheres.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana