Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega a nova EMEB Augusto Mário Vieira à comunidade do bairro Campo Verde

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou na noite desta segunda-feira (15), durante a inauguração de mais uma obra na área da Educação, que até o final de sua gestão outras seis unidades educacionais serão entregues à comunidade. A nova Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Augusto Mário Vieira, situada no bairro Campo Verde, na Regional Leste, é a 26ª unidade educacional totalmente reformada, reconstruída ou construída sob a administração de Emanuel Pinheiro.

Erguida em uma nova área, a unidade tem capacidade para atender 250 estudantes das etapas Jardim II (meio período) e Pré-Escola I e II. Para sua construção, foi empregada tecnologia moderna, em conformidade com os padrões de qualidade da gestão Emanuel Pinheiro e normas de acessibilidade.

Durante o evento, que contou com a presença da comunidade, líderes comunitários e políticos, além de profissionais da educação, o prefeito Emanuel Pinheiro elogiou a atuação dos gestores que contribuem para ampliar as políticas públicas voltadas para a comunidade. “Estou muito satisfeito. Até o final do ano, teremos totalizado 32 unidades educacionais entregues à comunidade, entre reformas completas ou construções novas, apenas em meu segundo mandato. Todas estão climatizadas pelo Programa Climatizar é Humanizar, com acessibilidade, móveis e equipamentos pedagógicos novos, proporcionando estruturas adequadas para dignificar os profissionais da educação e nossas crianças, trazendo tranquilidade aos pais que trabalham, sabendo que seus filhos estão em uma escola onde os profissionais são comprometidos com seu trabalho”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Agenda semanal das Comissões

A secretária Edilene de Souza Machado agradeceu o apoio da comunidade, das lideranças políticas e da equipe gestora da EMEB José Luiz Borges Garcia, que abrigou os estudantes da antiga unidade durante o período de obras iniciado no segundo semestre de 2022. “Foram mais de 30 anos de espera, sendo os últimos 15 com diversos problemas estruturais, até que o antigo prédio foi interditado em 2019. Foi necessário um gestor com visão e comprometimento com a Educação, realizando um trabalho respeitoso e compreensivo para que a comunidade pudesse receber esta nova obra”, destacou Edilene Machado.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Nélio Neves, agradeceu em nome da comunidade pela entrega da nova unidade. “É uma honra participarmos desta devolução da escola Augusto Mário Vieira para nossa comunidade”, disse Nélio Neves.

A obra:

A EMEB Augusto Mário Vieira está totalmente climatizada e equipada com dispositivos de acessibilidade, como rampas com guarda-corpos e corrimãos adequados, piso tátil e placas de sinalização. O novo prédio conta com banheiro para pessoas com deficiência, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, além de locais adequados para lixo e abrigo de gás.

Leia mais:  Alunas do curso de Cuidador de Idosos praticam aula de educação física

Seu reservatório de água tem capacidade para 30 mil litros. A escola possui cozinha e refeitório amplos, arejados e bem iluminados, pórtico, parquinho e estacionamento com vagas reservadas para pessoas com deficiência. A unidade educacional foi equipada com móveis de escritório, utensílios e equipamentos pedagógicos novos.

A nova EMEB Augusto Mário Vieira possui 684,32 m² de área construída, setor administrativo, espaços pedagógicos adequados e cinco salas de aula.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito se reúne com empresa e anuncia intenção de romper contrato

Publicado

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (22), no salão nobre da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini anunciou a intenção de romper o contrato com a CS Mobi, empresa responsável pelo estacionamento rotativo da capital. Segundo o prefeito, a prioridade é buscar um rompimento amigável entre as partes, mas caso isso não seja viável a administração municipal recorrerá a meios jurídicos para encerrar o contrato.

Durante o encontro, foi destacado que o contrato previa um pagamento mensal de cerca de R$ 650 mil por parte da prefeitura à empresa. No entanto, ao longo de dois anos, apenas quatro parcelas foram quitadas, o que teria levado a CS Mobi a contrair um empréstimo no final de 2024, utilizando a Prefeitura de Cuiabá como fiadora. Essa prática, além de não ter uma lei aprovada pelo Legislativo, gerou prejuízos à gestão que assumiu em janeiro deste ano, conforme ressaltado pelo prefeito.

“O empréstimo feito no final do mandato passado causou um impacto significativo na atual gestão. Com uma administração séria do dinheiro público é possível investir os mesmos R$ 600 mil que estavam previstos no contrato, ao longo de dois anos, e construir uma cidade do futuro, com base no projeto aprovado pela própria CS Mobi”, declarou Abilio.

Leia mais:  Tribuna livre aborda importância do orientador social

O prefeito também afirmou os cuiabanos não se adaptaram ao modelo de estacionamento rotativo implementado pela empresa, o que contribuiu para os problemas de operacionalização do serviço. Além disso, Brunini destacou que as obras propostas pela CS Mobi não oferecem vantagem urbanística ou financeira significativa para Cuiabá, tornando inviável a continuidade do contrato.

Diante do cenário, o prefeito determinou que a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Arsec) realize uma auditoria detalhada no contrato e solicitou à Procuradoria do Município a elaboração de um parecer técnico que avalie a viabilidade e os desdobramentos legais do rompimento.

Para finalizar os trâmites, uma nova reunião será realizada na próxima semana com o objetivo de definir os últimos detalhes para que as partes cheguem a um acordo sobre a forma de encerrar o contrato.

A administração municipal avalia também a possibilidade de reestruturar o modelo de estacionamento rotativo na cidade, sempre priorizando soluções que atendam aos interesses da população.

#ParaCegoVer

A foto mostra uma reunião em andamento em uma sala ampla, com uma mesa comprida de madeira no centro. Sentados à mesa, o prefeito de Cuiabá, representantes da empresa e prefeitura. Sobre a mesa, há microfones, copos de vidro com água e alguns papéis. A imagem transmite um clima formal, de discussão ou planejamento governamental.

Leia mais:  Agenda semanal das Comissões

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana