Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá lança 5º Festival da Pamonha na Comunidade do Rio dos Peixes; Festança será realizada de 19 a 21 de abril

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realizou na noite desta quinta-feira (18) a solenidade de lançamento do 5º Festival da Pamonha na Comunidade do Rio dos Peixes, no KM 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro, MT-251. No evento, ocorreu a apresentação e degustação de todos os pratos a serem vendidos na feira gastronômica. A abertura foi realizada pelo vice-prefeito José Roberto Stopa, o secretário de Turismo Lincoln Sardinha, secretária-adjunta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cacíla Nassarden, e o diretor-ouvidor da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), Zito Adrien.

“Tudo que estamos fazendo hoje é por amor, por amar o Rio dos Peixes, por ter compromisso e achar que realmente este é um evento que está mudando e vai mudar se der continuidade à vida das pessoas aqui na comunidade. Nós temos um evento gigantesco que cresce ano após ano. Então pessoal, hoje é dia de agradecimento, é dia de agradecer a todos os parceiros, é dia de agradecer a cada comerciante, a cada um que participa deste evento. Os maiores, os menores, os intermediários, a todos que estão se dedicando neste, que um dia vocês podem ter certeza que seremos destaque nacional”, frisou José Roberto Stopa.

A apresentação contou com a participação dos 27 comerciantes que farão parte da feira gastronômica neste ano. A diversidade e as opções de pratos foram o diferencial, com opções entre pamonhas de diversos sabores, cural, bolos e até caldos feitos com o milho, além de pratos típicos regionais e artesanatos.

Leia mais:  Capacitação em ECG é realizada para profissionais das UPAs e Centros

O evento tem o objetivo de fomentar a economia de pequenos produtores e dar visibilidade para o turismo em Cuiabá. “Esse festival nasceu em 2018 a pedido da Comunidade do Rio dos Peixes e o prefeito Emanuel Pinheiro não hesitou em fazê-lo. E de lá pra cá, a gente tá fazendo ano a ano, e a cada ano o resultado tem sido ainda mais satisfatório. A prefeitura de Cuiabá tem um trabalho implantado dentro da Comunidade do Rio dos Peixes e hoje nós estamos aqui para lançar o festival e eu tenho certeza absoluta que será um sucesso econômico e para o turismo cuiabano”, afirmou Lincoln Sardinha.

Ao longo das quatro edições anteriores, já foram vendidas mais de 88 toneladas de produtos derivados do milho. Foram 4 mil quilos em 2018, 11 mil em 2019, com pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia de coronavírus. Em 2022, com o retorno do festival, foram comercializadas mais de 30 toneladas e em 2023, 36 toneladas. Juntas, as edições geraram mais de 300 empregos entre diretos e indiretos. Neste ano, a previsão é que 40 toneladas de alimentos sejam comercializadas durante os três dias de evento.

“Apesar das preocupações com o trecho do Portão do Inferno, acreditamos em um grande evento este ano. Agradecemos ao vice-prefeito Stopa, ao secretário Lincoln Sardinha e, principalmente, à Prefeitura de Cuiabá pelo apoio e parceria neste evento tão importante para a Comunidade do Rio dos Peixes”, declarou Silvana Amorim, presidente da Associação de Moradores da Comunidade do Rio dos Peixes.

Leia mais:  Concurso para escolha da Corte Real do Carnaval de Cuiabá 2025 acontece nesta sexta-feira (20)

A solenidade contou com a presença de cerca de quarenta convidados. “Recebemos o convite do secretário de Turismo e logo aceitamos. Eu sou uma cuiabana não só nascida, mas criada em Cuiabá. Sou apaixonada pela cidade, apaixonada pelo nosso estado, e então para mim é uma honra prestigiar esse evento feito com tanto carinho, para incentivar o turismo em Cuiabá”, disse Natalia Viana, Miss Brasil Curve e digital influencer.

Veja a programação completa:

1º Dia do Festival – Solenidade de abertura com autoridades – 19/04 (sexta-feira)

Horário: 8h às 18h

FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho

Obs: O comércio local também estará aberto

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Horário: 18h às 20h

SHOW COM A DUPLA NICO & LAU

2º Dia do Festival

2º dia de Festival – 20/04 (sábado)

Horário: 8h às 18h

FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho

Obs: O comércio local também estará aberto

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Horário: 18h às 20h

SHOW DA DUPLA ANSELMO & RAFAEL

3º dia de festival / encerramento

3º dia de festival / encerramento – 21/04 (domingo)

Horário: 8h às 18h

FEIRA GASTRONÔMICA com diversos produtos derivados do milho

Obs: O comércio local também estará aberto

APRESENTAÇÃO CULTURAL

Horário: 18h às 20h

SHOW COM ROBERTO LUCIALDO

Cardápio do 5º Festival da Pamonha

  • Pamonhas doces, de sal, temperada c/ jiló e linguicinha apimentada

  • Bolo de milho, curau, caldo de kenga, entre outros sabores tradicionais e derivados do milho

  • Comidas típicas cuiabanas

A feira contará ainda com venda de artesanatos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura regulariza Mercado do Porto e prepara nova etapa de requalificação

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá encerrou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Mercado do Porto e iniciou uma nova etapa de regularização e melhorias no espaço. O anúncio foi feito pelo prefeito Abílio Brunini nesta terça-feira (25), durante coletiva de imprensa realizada na programação comemorativa do Dia do Feirante, no próprio mercado.

Com o encerramento do TAC, o Mercado do Porto passou a contar, pela primeira vez em muitos anos, com alvará da Vigilância Sanitária. A Prefeitura também começou a entregar os Termos de Permissão de Uso aos comerciantes, medida que busca regularizar a documentação das bancas e organizar a ocupação do espaço.

Durante a agenda, o prefeito Abílio Brunini explicou que o encerramento do TAC representa uma mudança na situação administrativa do mercado e permite avançar para uma nova fase de intervenções.

“Encerramos o TAC do Mercado do Porto e, hoje, o mercado tem alvará da Vigilância Sanitária. Também estamos entregando os termos de permissão dos usuários, regularizando as bancas que antes não tinham a documentação adequada”, disse.

Leia mais:  Abilio Brunini descarta novas secretarias e anuncia corte de custos na Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura também prepara intervenções físicas no Mercado do Porto. Segundo o prefeito, a estrutura, construída há pouco mais de um ano, já apresentou necessidade de manutenção e deverá passar por reparos e adequações em diferentes áreas.

Na área dos restaurantes, uma das intervenções previstas é a retirada do forro existente. A proposta é deixar a estrutura do telhado aparente, com acabamento adequado, além de realizar outros reparos necessários no espaço.

A requalificação também inclui ações culturais. A Prefeitura pretende ampliar a presença de artistas no local para a produção de pinturas e outras manifestações artísticas, retomando uma característica tradicional do espaço, que historicamente reúne representações da cultura e da identidade cuiabana.

A programação cultural deverá incluir ainda apresentações musicais. A administração municipal também estuda integrar ao Mercado do Porto artesãos e trabalhadores que atuam no Shopping Orla, ampliando a variedade de atividades e produtos disponíveis aos visitantes.

Para Abílio, as ações integram um processo contínuo de organização e melhoria do mercado, com medidas voltadas tanto à infraestrutura quanto ao funcionamento do espaço.

Leia mais:  Cuiabá reforça rede de atenção à saúde mental com novos leitos de internação e CAPS fortalecido

Outra medida prevista pela Prefeitura é a realização de um chamamento para definir uma empresa ou associação responsável pela administração do Mercado do Porto. A proposta é estabelecer um modelo de gestão que permita dividir com os comerciantes os custos relacionados à manutenção e ao funcionamento do espaço.

A iniciativa está sendo estudada pela administração municipal como uma possibilidade de parceria público-privada (PPP), com o objetivo de estruturar a gestão e garantir a manutenção contínua do mercado.

O encerramento do TAC, a regularização documental, a adequação sanitária e as intervenções de infraestrutura marcam uma nova etapa para o Mercado do Porto, com ações voltadas à organização do espaço, à melhoria das condições de funcionamento para comerciantes e à qualificação do atendimento ao público.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana