Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá ministra curso de irrigação para produtores rurais da comunidade Mineira no Distrito de Aguaçu

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e DesenvolvimentoEconômico (SMATED), ministrou nesta quarta-feira (10) um curso sobre irrigação para produções rurais na Comunidade Mineira, no Distrito de Aguaçu. A palestra foi realizada por técnicos da Diretoria de Agricultura e Abastecimento, especializados na função da água no sistema solo-planta-atmosfera. A ação contou com a presença de cerca de vinte produtores de pequenas propriedades da região.

A iniciativa faz parte das diretrizes do Programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar da baixada cuiabana por meio de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos.

“Retornamos mais uma vez à comunidade Mineira, desta vez trazendo o curso de irrigação para produções rurais, que tem como objetivo instruir esses produtores de pequenas propriedades sobre como fazer o planejamento correto do esquema de irrigação, para poupar gastos e conseguir resultados satisfatórios mais rápido”, explicou a secretaria-adjunta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cacíla Nassarden.

Leia mais:  Sine tem mais de 400 Vagas de Emprego que não exigem experiência e incluem salários de até R$ 4 mil

O objetivo foi capacitar tecnicamente os produtores para a criação e execução de projetos voltados à produção de hortaliças e frutas, visto que a comunidade Mineira tem como ênfase o cultivo de tubérculos como mandioca e batata, além de alimentos favoráveis ao solo e clima cuiabano, como banana, abacaxi, maracujá, caju, coco, mamão e manga.

“Essa é mais uma atividade da SMATED, com o objetivo de auxiliar os produtores de Mineira e dos assentamentos próximos a planejar seus sistemas de irrigação. Essa é uma continuação do projeto Irriga Cuiabá, que presta o direcionamento, instrumentação, alteração, instalação, custos e rentabilidade, tudo isso levando em consideração cada produtor rural e suas respectivas realidades”, ponderou Stuart Bueno, mestre em Recursos Hídricos.

A atividade foi elogiada pelos produtores. “Nossa, essa ação foi muito importante. Todo esse aparato que a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou para nós, inclusive, agradeço demais. Sei que não é fácil, mas estamos muito satisfeitos. Realmente precisamos desse tipo de assistência. Ficamos realmente agradecidos e vamos usufruir de todo esse conhecimento apresentado no dia de hoje”, finalizou Jorge Gonçalves dos Santos, produtor rural.

Leia mais:  Servidores de Cuiabá poderão parcelar dívidas em até oito anos com juros menores

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Ceic José Nicolau passa a funcionar em novo endereço a partir desta quarta-feira

Publicado

O Centro de Educação Infantil e Creche (Ceic) José Nicolau passa a funcionar, a partir desta quarta-feira (2), em novo endereço, na antiga escola Pe. Agostinho Colli, localizada na Rua Manoel Cavalcante Proença, s/nº, no bairro Goiabeiras. A unidade começa a receber as crianças e seus respectivos pais às 6h, em um espaço reestruturado e modernizado, com melhores condições para o atendimento da educação infantil.

Para garantir que tudo estivesse preparado para o primeiro dia no novo espaço, a equipe gestora do Ceic, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma força-tarefa nesta terça-feira (1º), organizando os ambientes, identificando os espaços, montando a decoração e realizando os últimos ajustes para a recepção das crianças.

A mudança encerra o funcionamento da unidade no antigo endereço, na Avenida Barão de Melgaço, onde o Ceic José Nicolau funcionou por nove anos. No novo espaço, a estrutura foi preparada para oferecer um ambiente mais acolhedor, arejado, iluminado e adequado às necessidades dos alunos.

A professora do maternal Edinéia Paes dos Santos, que atua há cinco anos na unidade, destacou que a mudança representa uma nova etapa para a comunidade escolar. A mudança representa o encerramento de um ciclo e o início de outro na história do Ceic José Nicolau. Do antigo espaço, ficam as boas lembranças, os vínculos construídos e os aprendizados acumulados ao longo dos anos. É um momento de transição e de muitas expectativas para todos nós”, disse.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá reforça Atenção Básica com 400 novos Agentes Comunitários de Saúde

Segundo Edinéia, o novo ambiente permitirá que os alunos tenham mais espaço e melhores condições para brincar, aprender e desenvolver suas atividades.“É um momento que nos enche o coração de entusiasmo e felicidade, de saber que nossas crianças vão ter um ambiente adequado para brincar, correr, se divertir e guardar momentos na memória delas em um lugar que foi feito para elas”, afirmou.

Ela acredita que a adaptação será gradual para crianças e profissionais. “As crianças ainda terão a memória do ambiente antigo e nós vamos, juntos, criar novos momentos afetivos aqui nesse novo espaço. É um momento de adequação tanto para as crianças quanto para nós”, explicou.

Para tornar a chegada ainda mais especial, a equipe preparou uma decoração de boas-vindas, com balões e um painel colorido. A proposta é fazer com que as crianças se sintam acolhidas e percebam o novo ambiente como um espaço de alegria e pertencimento.

A expectativa também tomou conta das famílias. Marielly Leidiane Lima, mãe de uma criança de dois anos e seis meses, conta que acompanhou com ansiedade, ajudou na mudança e comemora a oportunidade de ver a filha em um ambiente renovado.

Leia mais:  Potencial leiteiro ganha atenção especial da Prefeitura de Cuiabá

“A gente ficou muito feliz. A família estava bem ansiosa com essa mudança. Ela ama vir para a creche. Não era por conta da estrutura antiga, era por conta do cuidado e da atenção que ela recebe. Eu acredito que agora, nesse novo espaço, isso vai ser muito mais intensificado”, relatou.

Para ela, o trabalho dos profissionais sempre foi um dos principais diferenciais da unidade e deverá ganhar ainda mais força com a nova estrutura.

“Você imagina agora nesse lugar bem cuidado, bem arejado, bem iluminado, como não vai ser a atenção dessas crianças. A gente está muito feliz com tudo isso que vai ser proporcionado para elas. É um grande passo para a creche”, afirmou.

A relação de confiança construída entre a família e os profissionais, segundo Marielly, é outro diferencial.

“Eu percebo o cuidado na hora que entrega, na hora que recebe. Isso é muito bom para a gente que é família. Eu estava bem apreensiva, e agora ela vem numa alegria, fica em casa cantarolando, lembra o nome dos amiguinhos. Isso é muito bom para a gente”, contou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana