Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá promove Feira do Idoso Empreendedor na Praça Alencastro

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, realiza nesta quarta-feira (15), das 9h às 15h, na Praça Alencastro, a Feira do Idoso Empreendedor. O evento reunirá mais de 40 expositores idosos atendidos pelos Centros de Convivência para Idosos (CCIs) da Capital, que apresentarão produtos e talentos nas áreas de artesanato, arte e gastronomia.

Com o tema “Experiência que gera futuro, diversidade que move negócios”, a feira busca valorizar o protagonismo da pessoa idosa, incentivar a inclusão produtiva e mostrar que o envelhecimento pode ser um tempo de aprendizado, criatividade e autonomia. A proposta é estimular o reconhecimento social e econômico dos idosos que seguem ativos e contribuindo para o desenvolvimento de Cuiabá.

A secretária municipal de Assistência Social, Hélida Vilela, destacou que o evento é mais uma das ações do Mês da Pessoa Idosa, celebrado ao longo de outubro. “Essa feira mostra o quanto nossos idosos têm a oferecer. Eles transformam experiências em oportunidades e nos inspiram a olhar para o envelhecimento com orgulho e respeito. É um convite para toda a população prestigiar e apoiar o talento da melhor idade”, afirmou.

Leia mais:  Audiência pública debate duplicação da MT-010 e melhorias para o distrito da Guia

A programação do mês segue com diversas atividades nos CCIs, incluindo palestras sobre autocuidado, oficinas de macramê e encerrando o mês com ações de convivência e bem-estar.

📍 Local: Praça Alencastro
🗓 Data: 15 de outubro (quarta-feira)
🕘 Horário: das 9h às 15h

Sugestão de pauta:

A Feira do Idoso Empreendedor é promovida pela Secretaria de Assistência Social de Cuiabá e faz parte da programação do Mês da Pessoa Idosa. O evento reunirá mais de 40 idosos empreendedores dos CCIs em exposição e venda de produtos artesanais e gastronômicos, destacando a força criativa e produtiva da terceira idade.

Programação de outubro:

20/10 – Palestra “A importância do Autocuidado na 3ª Idade” – CCI Maria Ignês
22/10 – Oficina de Macramê – CCI Maria Ignês
23/10 – Palestra “A importância do Autocuidado na 3ª Idade” – CCI João Guerreiro
27/10 – Oficina de Macramê – CCI Padre Firmo
30/10 – Oficina de Macramê – CCI João Guerreiro
31/10 – Oficina de Macramê – CCI Aidee Pereira

Leia mais:  Ranalli quer retorno de escolas cívico-militares na rede municipal de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá e Ministério da Saúde implantam centro para monitorar impactos climáticos na saúde

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira (7) mais uma etapa do Plano de Trabalho de implementação do Centro de Informação em Saúde e Clima (CISC) da capital. A ação ocorre em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas e Equidade em Saúde (CGClima).

Participaram do encontro representantes do Ministério da Saúde, equipes da Vigilância Sanitária de Cuiabá, além da secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, e da secretária adjunta de Atenção Especializada, Najla Brito.

A iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) diante dos impactos causados pelas mudanças climáticas, promovendo integração de dados, planejamento estratégico e ações voltadas à prevenção e resposta rápida às emergências sanitárias relacionadas ao clima.

Durante a reunião, representantes do Ministério da Saúde destacaram que o enfrentamento às doenças e eventos relacionados às mudanças climáticas já é uma realidade vivida pelos municípios brasileiros e que o SUS precisa estar preparado para responder de forma cada vez mais eficiente e antecipada.

Leia mais:  Procuradoria-Geral assegura atuação jurídica em processos da Câmara de Cuiabá

A proposta do CISC é ampliar a capacidade de monitoramento e tomada de decisão baseada em evidências, utilizando informações integradas da vigilância em saúde, climatologia, ciência de dados e comunicação.

Entre os principais objetivos debatidos durante a oficina estão o fortalecimento do SUS, a integração de diferentes bancos de dados e sistemas de monitoramento, além da produção de conhecimento com foco nas populações mais vulneráveis.

O projeto também prevê o uso de dados provenientes de estações meteorológicas, sensores ambientais, satélites e plataformas de monitoramento climático para auxiliar na identificação de riscos e no planejamento de ações preventivas em saúde pública.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou a importância de Cuiabá integrar o projeto nacional de fortalecimento da saúde climática.

“Estamos trabalhando para preparar cada vez mais a nossa rede municipal de saúde para enfrentar os desafios provocados pelas mudanças climáticas. Cuiabá vive períodos de calor extremo, baixa umidade e queimadas, e isso impacta diretamente a saúde da população. Participar desse projeto significa investir em prevenção, planejamento e cuidado com as pessoas”, afirmou.

Leia mais:  Ranalli quer retorno de escolas cívico-militares na rede municipal de Cuiabá

Já a secretária adjunta de Atenção Especializada, Najla Brito, ressaltou a importância da integração de dados para fortalecer a tomada de decisões na saúde pública.

“Essa integração entre informações da saúde, dados meteorológicos e monitoramento ambiental permite que o município atue de forma mais rápida e eficiente. O objetivo é antecipar respostas, reduzir riscos e garantir um atendimento mais preparado para situações climáticas que afetam diretamente a população”, disse.

Além de Cuiabá, outros estados e municípios estratégicos participam das oficinas de implementação do Centro de Informação em Saúde e Clima, entre eles Rio de Janeiro, Porto Alegre, Rondônia e Acre.

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que a participação de Cuiabá no projeto representa um avanço importante para o fortalecimento da saúde pública e para a construção de políticas voltadas à prevenção, monitoramento e redução dos impactos climáticos na vida da população cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana