Cuiabá

Prefeitura promove curso gratuito de panificação para mulheres

Publicado

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher (SMM) promove uma edição especial do curso de panificação exclusivo para mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O curso gratuito será realizado na Padaria Comunitária, localizada na MT-251, no bairro Jardim Florianópolis. A ação visa capacitar mulheres da região ao longo do mês de março, criando qualificação profissional e novas oportunidades no mercado de trabalho.

A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, explicou que serão duas turmas, com carga horária de 8 horas cada, sendo a Turma 1 marcada para os dias 10 e 11, e a Turma 2 programada para os dias 17 e 18 de março.

“Esta é uma edição especial em comemoração ao Dia da Mulher. A Secretaria da Mulher está cada vez mais próxima da comunidade, atendendo as mulheres nos bairros. Com essa ação, queremos apoiar a inserção das mulheres no mercado de trabalho e incentivar aquelas que buscam se qualificar”, destacou a secretária.

Leia mais:  Prefeitura fez 26 ações de manutenção em espaços esportivos durante outubro

As vagas são limitadas e destinadas às moradoras dos bairros Jardim União, Jardim Vitória e região. Interessadas podem se inscrever pelo telefone (65) 9 9917-7739.

A secretária adjunta da Mulher, Stefanya Paiva, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Assistência Social, sob a liderança da vice-prefeita, Vânia Rosa, para fortalecer as mulheres da capital.

“Identificamos a necessidade de levar qualificação para as mulheres cuiabanas. Com essa iniciativa, vamos capacitar dezenas de mulheres na Padaria Comunitária. Deixamos aqui o nosso convite para todas que desejam se qualificar e buscar uma oportunidade no mercado de trabalho”, pontua.

Veja outros eventos da Semana da Mulher

8/3 – Dia D” no sábado (8 de março), com atendimentos exclusivos para mulheres em unidades de saúde de Cuiabá.

11/03 – Pedal com a Semob;

10/03 e 17/03 – Curso de Panificação Gratuito Curso de panificação na Padaria Comunitária com duas turmas.

12/03 – Evento “Semana da Mulher” na Praça Alencastro, com serviços voltados para o acolhimento, capacitação, empregabilidade e empreendedorismo.

Leia mais:  Michelly Alencar participa da 1ª Convenção Municipal de Diretores e reforça compromisso com a transformação da educação em Cuiabá

13/03 – Workshop para mulheres, 14h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

#PraCegoVer

A imagem principal traz a recepção da Secretaria da Mulher, pintada nas cores branca e rosa. Na parede há palavras como: inteligente, poderosa, empoderada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

publicidade

Cuiabá

Prefeitura abre auditoria para investigar pagamento irregular de iluminação em condomínios e descarta nova taxa

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá instaurou uma auditoria, por meio da Controladoria-Geral do Município, para apurar pagamentos irregulares de iluminação em vias internas de condomínios fechados nos últimos cinco anos. Os valores apurados serão encaminhados ao Ministério Público para buscar o ressarcimento aos cofres públicos, e a administração reitera que não há qualquer criação ou cobrança de nova taxa para a população.

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (23), o prefeito Abilio Brunini explicou que a medida cumpre estritamente a legislação federal e municipal, que proíbe o uso de dinheiro público para manutenção de áreas privadas.

“Não existe nenhuma taxa sendo criada ou aplicada. A prefeitura não está cobrando nada dos condomínios nem repassando custos. O que a lei determina é simples: dinheiro público não pode pagar conta de energia dentro de propriedade privada”, destacou o prefeito.

Fundamentação Legal e Auditoria

A irregularidade foi descoberta durante um trabalho técnico da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) para a substituição de lâmpadas antigas por tecnologia LED. Durante o mapeamento dos pontos, os técnicos constataram que a iluminação de vias internas de condomínios fechados estava sendo faturada para o município.

Leia mais:  Prefeitura e MP discutem soluções conjuntas para o planejamento urbano

A prática fere o artigo 189 da Resolução nº 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que veda expressamente o enquadramento de vias internas de condomínio na classe de iluminação pública.

O município ressalta que a relação de fornecimento de energia elétrica dentro dessas propriedades é exclusiva entre a concessionária Energisa e os próprios condomínios. À Prefeitura cabe apenas exigir da concessionária a devolução dos recursos pagos indevidamente ao longo dos últimos cinco anos.

Durante o levantamento, a equipe técnica também identificou inconsistências em documentos apresentados no passado para autorizar as cobranças, incluindo suspeita de falsificação de assinatura de gestores. Todo o material auditado pela Controladoria será enviado ao Ministério Público Estadual (MPE) para que adote as providências cabíveis e garanta o retorno do dinheiro aos cofres municipais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana