Cuiabá

Processo de aplicação de massa asfáltica no Parque Cuiabá entra na reta final e Emanuel Pinheiro destaca melhorias na infraestrutura da cidade

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou na manhã desta segunda-feira (25) que as obras de pavimentação dos bairros Altos da Serra II e Parque Cuiabá estão em ritmo acelerado. No Altos da Serra, as equipes já aplicam a massa asfáltica, enquanto no Parque Cuiabá a conclusão da aplicação será nesta semana. A obra do Parque Cuiabá recebeu um investimento de R$ 2,3 milhões, com recursos provenientes de emendas do deputado federal Emanuelzinho e dos senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos, beneficiando a Rua B, Avenida Altamiro Ari Ruiz, Avenida Valter Gallucc e Rua 1.

O gestor reafirmou o compromisso com a melhoria da infraestrutura da capital tricentenária, que enfrenta desafios relacionados às vias desgastadas e inadequadas para o crescimento da frota de veículos.

“Quando assumi a gestão em 2017, encontrei várias obras abandonadas e projetos parados há anos. Quero destacar o exemplo do Jardim Vitória, União, Florianópolis e outros bairros que há muito tempo aguardavam a pavimentação prometida no PAC de 2011. Esses projetos estavam completamente esquecidos, sem recursos e sem previsão de retomada”, afirmou.

Leia mais:  Vigilância Sanitária de Cuiabá realiza fiscalização em açougue e identifica irregularidades sanitária

O prefeito ainda ressaltou que, após intensos diálogos, conseguiu resgatar os recursos necessários para Cuiabá. “Dedicamos praticamente todo o primeiro mandato e o início do segundo para concluir essas obras. Hoje, entregamos 100% do Jardim Vitória e Florianópolis e estamos finalizando bairros como Alto da Serra 1 e 2, com drenagem, calçadas e asfalto de qualidade. Essas obras seguem um padrão que preza pela durabilidade e infraestrutura completa, algo que as comunidades esperavam há anos”.

Outro exemplo importante é a pavimentação da região Sul. Emanuel Pinheiro destaca que o Industrial e o Paulicéia já estão 100% pavimentados, e continuamos avançando. Apesar de atrasos pontuais em algumas obras por conta da execução de calçadas, nosso compromisso é entregar serviços completos e de qualidade. Só entregamos uma obra quando ela está pronta para atender plenamente as necessidades da população”, finalizou.

Emanuel também destacou a Avenida Contorno Leste, a maior avenida já construída na história de Cuiabá, que contará com 17,3 km de via dupla, iluminação LED, calçamento e ciclofaixa. “É uma obra de infraestrutura que beneficia mais de 60 bairros e transforma uma área antes esquecida em um novo polo de desenvolvimento para mais de 200 mil pessoas.”

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá lamenta o falecimento da servidora Terezinha Andrade

Com 70% da obra já concluída, a Avenida Contorno Leste conectará a região do Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). “Essa obra possibilita o desenvolvimento de áreas antes completamente esquecidas. Nosso trabalho é levar dignidade e qualidade de vida para todos os cuiabanos,” concluiu o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

“De frente para o rio”: Estado e Prefeitura projetam nova Orla do Porto com praia fluvial e lazer

Publicado

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fellipe Corrêa, vistoriaram a Orla do Porto, na Avenida Beira-Rio, e anunciaram novos encaminhamentos para a revitalização da área, na manhã deste sábado (19). A proposta prevê a recuperação de estruturas danificadas, substituição do piso, arborização e paisagismo, iluminação, videomonitoramento e criação de espaços de convivência e acesso ao Rio Cuiabá.

Durante a vistoria, Pivetta afirmou que o objetivo é transformar a relação da população com o rio e recuperar a Orla como espaço de lazer, turismo e convivência. “Vamos organizar essa orla para chamar o povo”, declarou. Segundo o governador, o projeto deverá substituir parte do piso por áreas com grama e árvores, além de estudar a implantação de acessos ao rio em intervalos de aproximadamente 50 metros.

A proposta também poderá incluir playgrounds, espaços para crianças e estruturas de permanência próximas à margem. A possibilidade de criação de uma praia fluvial também será avaliada durante a elaboração dos estudos. “Temos que virar Cuiabá de frente para o rio, ao contrário do que está hoje. Não só Cuiabá, mas Várzea Grande também”, afirmou Pivetta.

Leia mais:  Comissão dos Direitos da Mulher emite parecer favorável ao direito de mães de natimorto a ficarem em ala separada

O governador anunciou ainda a criação da “Aliança pelo Rio Cuiabá”, iniciativa que deverá reunir o Governo do Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Além das intervenções urbanísticas, a articulação deverá contemplar questões ambientais, como o controle da qualidade da água e o avanço do saneamento. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deverá participar da elaboração do projeto, e a próxima etapa será a assinatura de um termo de compromisso entre os entes envolvidos.

O planejamento em andamento contempla a reforma dos gabiões nos pontos que apresentam problemas, a substituição de pisos soltos ou trincados, melhorias na iluminação e intervenções no prédio do Museu do Rio. De acordo com informações apresentadas anteriormente pela secretária adjunta de Cidades da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Rafaela Damiani, o projeto deverá ser concluído até o fim de setembro, com expectativa de contratação da obra até o final deste ano e início dos serviços em 2027.

Para Fellipe Corrêa, a recuperação da Orla tem importância histórica, turística e econômica. “Cuiabá nasceu aqui. A cidade não pode ficar de costas para a nossa história”, destacou. O secretário explicou que a reestruturação poderá estimular a presença de moradores e turistas, além de fortalecer restaurantes, comerciantes, trabalhadores, atividades culturais e outros serviços existentes na região.

Leia mais:  HMC promove 1ª campanha de prevenção contra queimaduras em parceria com o CTQ, que é referência nacional em tratamento de queimados

A Prefeitura deverá atuar na reocupação organizada do espaço após as intervenções, por meio da realização de feiras, atividades culturais e ações de esporte e lazer. Também estão previstas medidas para ampliar a segurança, como a instalação de câmeras no Mercado do Porto e entorno, incluindo o Complexo do Aquário, a Orla e a Praça do Porto.

A vistoria deste sábado deu continuidade à articulação iniciada entre a Prefeitura e o Governo do Estado no começo de setembro. Segundo Fellipe Corrêa, a conclusão do projeto executivo permitirá avançar para a contratação das obras. Paralelamente, Estado e municípios deverão definir responsabilidades, medidas ambientais e estratégias de manutenção e uso permanente da Orla, com o objetivo de recuperar a área e reintegrar o Rio Cuiabá à rotina da população e ao fluxo turístico.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana