Agro News

Produtividade da soja cresce e Brasil se prepara para safra histórica em 2025/26

Publicado

Com a aproximação da semeadura da safra 2025/26, produtores de soja em todo o Brasil intensificam os preparativos para um ciclo que promete superar marcas históricas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta uma produção recorde de 169,49 milhões de toneladas para a temporada 2024/25, um crescimento de 14,7% em relação à safra anterior.

Avanço expressivo na produtividade

A produtividade média nacional deve atingir 59,3 sacas por hectare, com destaque para Goiás, que pode chegar a 68,7 sacas/ha. Comparado aos anos 2000, quando a média estava entre 40 e 45 sacas/ha, o aumento evidencia o impacto de pesquisa, inovação tecnológica e manejo aprimorado.

Felipe Pozzan, líder de marketing da Agrichem, destaca:

“O avanço foi resultado do esforço coletivo da cadeia produtiva. Instituições de pesquisa, empresas e produtores investiram em assistência técnica e tecnologia de campo, entendendo que produtividade, sustentabilidade e rentabilidade caminham juntas.”

Desde o início dos anos 2000, a Agrichem acompanha o setor, oferecendo mais de 40 tecnologias nutricionais de alto desempenho, incluindo a linha Booster (Booster Pro e Booster Infinity), que proporcionou ganhos médios superiores a 3,2 sacas/ha em mais de 230 áreas nas safras 23/24 e 24/25, resultando em retorno sobre o investimento acima de R$ 280 por hectare.

Leia mais:  Exportações de carne bovina batem recorde em janeiro, mas cota imposta pela China acende alerta no setor
Tecnologia e assistência técnica personalizada

Além de produtos inovadores, a assistência técnica individualizada tem sido decisiva para elevar a produtividade. A plataforma PAMnutri, da Agrichem, analisa solo e folhas das lavouras, compara com as exigências nutricionais da soja e oferece recomendações precisas sobre nutrientes e dosagens.

Arthur Torres, diretor Comercial da empresa, explica:

“Com o PAMnutri, o produtor recebe uma nutrição sob medida: o que usar, quando usar e quanto usar, aumentando a eficiência e reduzindo o desperdício de insumos.”

Inovações que transformam a sojicultura brasileira

Nos últimos 25 anos, o setor ampliou áreas de cultivo, especialmente no Centro-Oeste e MATOPIBA, e aumentou a eficiência em lavouras já existentes, reduzindo pressão sobre novas áreas. Tecnologias como plantio direto, rotação de culturas, biotecnologia e adubação equilibrada contribuíram para ganhos quantitativos e qualitativos.

Torres ressalta:

“O setor ainda enfrenta desafios, como logística e variabilidade climática, mas as ferramentas atuais deixam os produtores mais preparados, com foco em produtividade sustentável.”

O executivo reforça que o passado recente da sojicultura brasileira mostra que é possível combinar produtividade, competitividade e responsabilidade ambiental, preparando o país para liderar a produção global de alimentos com inteligência, inovação e alta performance no campo.

Leia mais:  Café e carnes puxam alta dos alimentos em 2025 e pressionam orçamento das famílias

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Mapa destaca estratégias de promoção comercial e internacionalização do agro na Feira Brasil na Mesa

Publicado

No penúltimo dia da Feira Brasil na Mesa, nesta sexta-feira (24), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) promoveu palestra sobre promoção comercial e internacionalização do setor agroalimentar brasileiro, no auditório Pequi, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Durante o encontro, a coordenadora-geral de Articulação da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Fabiana Maldonado, destacou a importância do diálogo nas relações internacionais.

“O Ministério da Agricultura e Pecuária desempenha papel fundamental na intermediação das negociações com os países interessados em adquirir produtos brasileiros. Esse processo é essencial para que os produtos sejam efetivamente exportados, envolvendo tanto aspectos técnicos quanto negociáveis”, disse.

Em sua apresentação, Fabiana relembrou as principais aberturas de mercados externos para as frutas brasileiras. Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), melão, melancia, manga, limão/lima, uva e banana estão entre as frutas mais exportadas. Já no segmento da sociobiodiversidade, o açaí lidera as exportações.

A feira Brasil na Mesa evidencia a grande diversidade da fruticultura nacional, com destaque para produtos do Cerrado e da Amazônia, além do imenso potencial exportador do país. “O Brasil reúne condições de ampliar significativamente as exportações de frutas, especialmente de produtos da sociobiodiversidade, como açaí, cupuaçu, pequi e buriti, alguns ainda pouco explorados no mercado internacional”, enfatizou Maldonado.

Leia mais:  Café e carnes puxam alta dos alimentos em 2025 e pressionam orçamento das famílias

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás apenas da China e da Índia. Os principais destinos da produção brasileira são Europa e Estados Unidos.

Atualmente, o agro brasileiro já alcançou 600 mercados abertos em todo o mundo. Essas aberturas ampliam o acesso dos produtos nacionais ao comércio internacional e promovem a diversificação da pauta exportadora, com reflexos no desenvolvimento regional, na geração de emprego e renda e na valorização do trabalho dos produtores rurais.

Para Fabiana, ampliar o acesso e fortalecer a presença brasileira no cenário internacional exige informação, capacitação, preparo, organização e parceria. Com esse objetivo, foi criada a Caravana do Agro Exportador, iniciativa do Mapa voltada ao fomento da cultura exportadora nas diversas cadeias produtivas do setor agropecuário, por meio de seminários, workshops e outros eventos que conectam produtores e empresas às oportunidades do mercado externo.

“Um dos desafios do Ministério é apoiar a transformação de oportunidades em negócios concretos. Para isso, é essencial que produtores e empresários tenham acesso à informação e à capacitação adequadas para ingressar no mercado internacional. Exportar exige preparo – fatores como qualidade e sanidade dos produtos são essenciais. E para os pequenos produtores, a atuação coletiva, por meio de associações e cooperativas, potencializa o acesso aos mercados”, concluiu.

Além da Caravana, produtores interessados em exportar contam com informações sobre mercados globais por meio da rede de adidos agrícolas, da plataforma ConectAgro, do AgroInsights, do Passaporte do Agro e do clipping de notícias dos adidos agrícolas, além de ações de promoção comercial em feiras, exposições e missões internacionais organizadas pelo Mapa.

Leia mais:  Exportações de carne bovina batem recorde em janeiro, mas cota imposta pela China acende alerta no setor

FEIRA BRASIL NA MESA

A Feira Brasil na Mesa, realizada na Embrapa, segue até este sábado (25), com programação diversificada que inclui feira, palestras, exposições e vitrines vivas de tecnologias. Um tour guiado permite aos visitantes conhecer experimentos com fruteiras, cereais, forrageiras e sistemas integrados de produção, entre outras iniciativas voltadas à inovação no campo.

O público também pode conhecer novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros, com foco na transformação do conhecimento científico em soluções aplicáveis às diferentes cadeias produtivas. Entre os destaques, estão quatro novas cultivares de feijão, uma de soja, uma de sorgo gigante e a primeira cultivar brasileira de Brachiaria decumbens, ampliando as alternativas para aumento da produtividade e da sustentabilidade agropecuária.

A programação contempla ainda atividades interativas e experiências voltadas aos visitantes, como degustações de alimentos nativos e produtos artesanais, cozinhas demonstrativas com chefs, vitrines tecnológicas com pesquisadores, mutirão de serviços ao agricultor, trilhas em áreas de vegetação nativa, rodadas de negócios e apresentações culturais, reforçando a integração entre ciência, produção e sociedade.

Saiba mais em https://www.embrapa.br/feira-brasil-na-mesa

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana