Nacional

Projeto Jacarandá reforça segurança energética na Grande São Paulo

Publicado

A expansão da infraestrutura de transmissão de energia elétrica no país ganhou novo impulso com a conclusão do Projeto Jacarandá, que ampliou a capacidade da Subestação Água Azul, em Guarulhos (SP). Com a entrada em operação comercial dos transformadores TR3 e TR4, em abril, o empreendimento reforça a confiabilidade do fornecimento de energia na região metropolitana de São Paulo e assegura maior robustez para o sistema elétrico da área do Aeroporto Internacional de Guarulhos, um dos principais polos logísticos e econômicos do país.

Integrante da carteira do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no eixo Transição e Segurança Energética, o projeto, que conta com investimento total estimado em R$ 232 milhões, acrescentou 600 MVA de capacidade de transformação ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A ampliação consolida mais uma entrega estratégica voltada à modernização da rede de transmissão brasileira, em linha com a necessidade de sustentar o crescimento da demanda e ampliar a segurança operacional em regiões de elevado consumo.

Leia mais:  Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas disponibiliza página dedicada à Amazônia Legal durante a COP 30

As obras contemplaram a implantação de um novo pátio em 88 kV na Subestação Água Azul e a instalação de dois bancos de autotransformadores monofásicos de 440/88 kV, com potência de 300 MVA cada. Com a nova estrutura, o sistema ganha melhores condições para absorver e distribuir a energia, reduzindo riscos operacionais e elevando a estabilidade do suprimento para uma área marcada por intensa atividade urbana, industrial e de serviços.

A entrega reforça a estratégia do Ministério de Minas e Energia (MME) de acelerar investimentos em transmissão como base para garantir segurança energética, ampliar a integração de fontes renováveis e preparar o sistema elétrico nacional para uma matriz mais moderna, eficiente e resiliente. A iniciativa amplia a capacidade de atendimento em uma área estratégica para a mobilidade, a indústria e a competitividade econômica brasileira.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Vitória e Vila Velha aderem ao Município Mais Seguro e recebem R$ 435 mil para fortalecer as guardas municipais

Publicado

 

Vitória, 26/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), firmou parceria com Vitória e Vila Velha (ES) para a adesão ao Programa Município Mais Seguro. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (26), na capital capixaba. A iniciativa fortalece a integração entre a União e os municípios por meio de ações voltadas ao aprimoramento da segurança pública local.

Os investimentos destinados às guardas municipais ultrapassam R$ 435 mil. Serão entregues 85 kits Taser (arma de incapacitação neuromuscular), no valor de mais de R$ 354 mil. As corporações também receberão 780 espargidores (dispositivos portáteis de defesa pessoal), avaliados em mais de R$ 80 mil.

“Essa iniciativa representa a materialização de uma estratégia nacional, que reconhece os municípios como atores fundamentais na prevenção à violência e na promoção da segurança cidadã. Fortalece a atuação local, amplia as capacidades institucionais e aproxima as políticas públicas das necessidades reais da população. Trata-se do reconhecimento do papel cada vez mais relevante dos municípios e de suas guardas”, afirmou o diretor do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp) do MJSP, João Alberto Nogueira Junior.

Leia mais:  Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas disponibiliza página dedicada à Amazônia Legal durante a COP 30

Para o secretário de Governo da Prefeitura de Vitória, Luciano Forrechi, a parceria com o MJSP reforça que a atuação integrada entre os entes federativos é o caminho para ampliar os resultados na segurança pública. “Sem a devida atenção às guardas municipais, com certeza a sociedade enfrentaria ainda mais desafios em seu cotidiano”, afirmou.

Recursos

O Programa Município Mais Seguro prevê investimentos de cerca de R$ 170 milhões nas guardas municipais de todo o País. Desse total, R$ 100 milhões serão destinados ao Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, com a doação de armas de incapacitação neuromuscular, espargidores e coletes balísticos. Outros R$ 65 milhões serão aplicados no Projeto Nacional de Polícia Comunitária, voltado ao fortalecimento da gestão da segurança pública municipal e das guardas. Além disso, o programa destina R$ 5,6 milhões à capacitação dos profissionais. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana