Política MT

Rádio Assembleia de MT participa simpósio de nacional sobre comunicação pública

Publicado

A Rádio Assembleia, que integra a Rede Legislativa Nacional da TV e Rádio Câmara, participou do 6⁰ Simpósio Nacional de Rádio, que aconteceu esta semana na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Ao longo de três dias (de 27 a 29 de maio) o encontro promoveu debates entre profissionais da comunicação pública, além de cursos e apresentações de trabalhos acadêmicos. Este ano a programação comemora os 25 anos de criação da Rádio Câmara, veículo oficial de divulgação da Câmara dos Deputados.

A superintendente da Rádio ALMT (FM 89,5), Tatiana Medeiros, participou do evento e compôs o painel “Diferentes olhares para a pluralidade e a diversidade”, realizado na tarde de terça-feira (28). Ela falou sobre os desafios e os esforços empenhados pela emissora para adotar essa perspectiva tanto para a rotina de produção, quanto para a grade de programação. “O tema encaixa-se perfeitamente na Rádio ALMT, cuja pluralidade cultural é indiscutível”, destacou Medeiros.

Segundo ela, a Rádio Assembleia possui o maior acervo musical regional do estado. “Isso é reflexo do trabalho de valorização da nossa cultura desde o início, há nove anos”, avalia. “A regionalidade é perceptível em nossa grade de programação, com diversos quadros voltados para a rica cultura mato-grossense”.

Leia mais:  Deputado Juca do Guaraná articula criação de polo da UFMT em Vila Rica

Medeiros explicou ainda que, em termos de diversidade, a Rádio ALMT está na vanguarda. “A Rádio Assembleia abre constantemente seus microfones para que mulheres, pessoas trans, negros, quilombolas, indígenas e membros de movimentos sociais legítimos possam se expressar livremente, sem censura”, disse. “Além disso, em parceria com a TVAL, implementamos a autodescrição, auxiliando pessoas cegas a identificarem melhor os apresentadores e locutores”, complementou.

Tatiana Medeiros avalia que Rádio Assembleia inspira mudanças positivas na sociedade mato-grossense e que a participação no simpósio é uma valiosa oportunidade de compartilhar experiências que já consolidaram a emissora junto aos ouvintes.

Ela avalia ainda a importância de ter profissionais esforçados em fazer uma comunicação de interesse público. “Toda programação da rádio, desde a produção dos programas de jornalismo institucional até a grade cultural, conta com a dedicação de mais de 20 servidores que pesquisam tudo sobre a cultura e os sons regionais, além de trazerem temas variados de representatividade inclusiva para garantir a diversidade da grade e valorização regional”, afirmou com orgulho.

Leia mais:  Idealizada por Max Russi, Arena Celsão é inaugurada em Jaciara

Simpósio Nacional de Rádio

O evento, que está na sexta edição, acontece a cada dois anos. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e a Câmara dos Deputados, reunindo profissionais das emissoras de todo país, além de professores, pesquisadores e estudantes de comunicação em geral para troca de conhecimento.

A organização acontece em parceria com a Universidade de Brasília e com o apoio da Rádio França Internacional, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados e o GP Rádio e Mídia Sonora.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Processos sobre limites municipais iniciados na ALMT avançam para plebiscitos

Publicado

Dois processos de alteração de limites municipais conduzidos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) avançaram nesta quinta-feira (13), com a aprovação, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), dos plebiscitos que ouvirão eleitores de Primavera do Leste, Poxoréu, Cotriguaçu e Colniza.

A consulta ocorrerá em 25 de outubro, juntamente com o segundo turno das Eleições Gerais de 2026. Poderão participar os eleitores regularmente inscritos nos quatro municípios e aptos a votar nas Eleições Gerais de 2026.

A decisão do TRE-MT dá continuidade aos trabalhos iniciados na ALMT pela Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades, que envolveram análise técnica, elaboração de Estudos de Viabilidade Municipal (EVM) e discussão das propostas. A convocação dos plebiscitos foi formalizada por meio de decretos legislativos publicados em 22 de julho.

Os resultados das consultas populares serão consolidados no âmbito da apuração das Eleições Gerais de 2026 e homologados pela Justiça Eleitoral. Caso as alterações territoriais sejam aprovadas, o processo retornará à Assembleia Legislativa, que deverá analisar projeto de lei para estabelecer os novos limites dos municípios envolvidos.

Leia mais:  Dr. João articula implantação de clínica de hemodiálise em Nova Mutum e acompanha avanço das tratativas

Orientações – Em Primavera do Leste e Poxoréu, segundo o TRE-MT, a pergunta apresentada aos eleitores será: “Você é favorável ao desmembramento do Distrito de Nova Poxoréu do Município de Poxoréu e à sua incorporação ao Município de Primavera do Leste?”

Já em Cotriguaçu e Colniza, a pergunta será: “Você é favorável ao desmembramento das ‘Ilhas de Ocupação’ do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu do Município de Colniza e à sua incorporação ao Município de Cotriguaçu?”.

Em ambos os casos, o eleitor poderá votar “sim” ou “não”, sendo os números 1 e 2 definidos por sorteio em sessão do Tribunal. Votos em branco e nulos não serão computados no resultado final.

Assim como nas eleições, a participação é obrigatória para eleitores maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativa para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

Estudos de Viabilidade – Como parte do processo conduzido pela ALMT, foram elaborados os Estudos de Viabilidade Municipal referentes às duas propostas de alteração territorial. Os documentos analisam aspectos econômicos e fiscais, infraestrutura e prestação de serviços públicos, além de questões urbanísticas e sociais.

Leia mais:  O protagonismo da agricultura familiar abre novas oportunidades em Mato Grosso

Os estudos sobre o distrito de Nova Poxoréu e sobre as Ilhas de Ocupação do Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu estão disponíveis para consulta no site da ALMT.

A realização dos plebiscitos segue as regras previstas na Lei Complementar nº 230/2026 e em normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana