Mato Grosso

Rede Cidadã abre matrículas para 2026 após ultrapassar 210 mil atendimentos em 2025

Publicado

A Rede Cidadã, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), abriu as matrículas para 2026, nas unidades de Cuiabá, após alcançar mais de 210 mil atendimentos ao longo de 2025. A iniciativa oferece atividades educativas, culturais, esportivas e cursos de informática básica para crianças e adolescentes de oito a 17 anos, com polos em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Nova Olímpia e Rondonópolis.

Atualmente, o programa está estruturado em cinco núcleos regionais e mais de 22 polos de atendimento, onde são ofertadas 86 atividades no contraturno escolar, ampliando as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes. Em 2025, a Rede Cidadã contabilizou mais de 1.400 alunos matriculados, atendendo não apenas os participantes regulares, mas também a comunidade em geral por meio de palestras, ações sociais, exposições municipais e estaduais, além de eventos promovidos em parceria com a iniciativa pública e privada.

As atividades oferecidas abrangem áreas como esporte, cultura, formação cidadã e inclusão digital, com destaque para taekwondo, futebol de campo, futsal, vôlei, judô, violão, teclado, flauta, pintura em tela, canto, coral e informática básica, contribuindo para a preparação dos jovens para o mundo digital e para o mercado de trabalho.

Leia mais:  Polícia Militar prende duas mulheres com mais de 900 porções de drogas em Sapezal

Em Cuiabá, as atividades estão disponíveis nos polos dos bairros Planalto, Jardim Vitória, São João Del Rei, Araés, Jardim Gramado e Ribeirão do Lipa. As famílias devem consultar previamente a disponibilidade de vagas, atividades e horários em cada polo.

As matrículas em Cuiabá, são realizadas exclusivamente de forma presencial, na sede da Rede Cidadã, localizada no bairro Planalto, ou diretamente no polo onde a atividade é ofertada. Para efetivar a inscrição, é necessário apresentar RG e CPF do aluno e do responsável, comprovante de endereço, atestado de escolaridade de 2025, número do Cartão SUS e, caso possua, o número do CadÚnico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 98145-0375.

Segundo a coordenadora da Rede Cidadã, major PM Wilma Fernandes, os números expressivos refletem o fortalecimento da política de prevenção social desenvolvida pelo Estado. Houve aumento de turmas em praticamente todas as atividades, o que resultou em crescimento de 9% nos atendimentos em comparação com o ano anterior.

“A nossa expectativa para 2026 é ampliar ainda mais esse alcance, com mais turmas e o fortalecimento das parcerias que tornam a Rede Cidadã uma referência em prevenção social. Queremos garantir que cada criança e adolescente atendido tenha acesso a oportunidades reais de desenvolvimento, educação, cultura, esporte e inclusão digital, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para o futuro”, afirmou Wilma.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros combate 20 incêndios florestais em Mato Grosso neste sábado (10)

As pré-inscrições para novos alunos já estão abertas para outros polos e podem ser feitas de forma online, por meio do portal do Governo de Mato Grosso, onde está disponível o formulário de pré-matrícula (https://portal.mt.gov.br/app/catalog/seguranca-e-justica/realizar-pre-matricula-no-programa-rede-cidada).

O programa também mantém um site atualizado com a relação de atividades, disponibilidade de vagas, horários das turmas e períodos de funcionamento, facilitando o acesso das famílias interessadas.

A expectativa da coordenação é ampliar ainda mais o número de atendimentos em 2026, consolidando a Rede Cidadã como uma das principais políticas públicas de prevenção e inclusão social do Estado.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicado

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia mais:  Polícia Civil prende idoso por importunação sexual contra vizinha em Cuiabá

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia mais:  Polícia apreende 18 quilos de pescado irregular durante fiscalização no Pantanal e aplica multa de R$13,3 mil

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana