Mato Grosso

Rematrícula para estudantes da Rede Estadual de Ensino começa dia 29 de setembro

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) já tem data definida para o período de rematrícula e matrícula do ano letivo 2026 na rede estadual de ensino. A partir do dia 29 de setembro até 3 de outubro, os responsáveis poderão atualizar a documentação do estudante.

O processo de matrícula na rede pública estadual compreenderá três etapas, sendo rematrícula automática, solicitação de matrícula para estudantes oriundos de redimensionamento ou reordenamento, e solicitação de matrícula de novos estudantes.

A rematrícula automática é destinada para estudantes realocados para turma do ano letivo subsequente. O redimensionamento é destinado para estudantes oriundo da rede municipal e será direcionado para a rede estadual. Já o processo de matrícula é para novos estudantes na unidade estadual.

Rematrícula automática

O período de rematrícula automática inicia no dia 29 de setembro e segue até 3 de outubro para os estudantes que concluíram o ano letivo 2025 na unidade escolar. O processo acontecerá independentemente da aprovação do estudante ao final do ano letivo 2025. No entanto, não será efetivada para aqueles que não atingirem a frequência mínima exigida (75%) durante o referido ano letivo.

Leia mais:  Câmera do Vigia Mais MT identifica veículo e leva à prisão de foragido em Cuiabá

Mesmo com a rematrícula automática, os pais, responsáveis legais ou o próprio estudante quando maior de idade, deverão atualizar o cadastro, apresentando toda a documentação pendente. A falta de atualização cadastral pode comprometer a precisão das informações dos estudantes, dificultando a comunicação entre escola e família, além de prejudicar o acesso a recursos e programa educacionais.

Alunos redimensionados

A matrícula de redimensionados poderão ser feitas do dia 3 a 10 de outubro. Alunos oriundos da municipal, as matrículas deverão ser realizadas presencialmente na unidade escolar estadual de interesse. Após a ficha de matrícula devidamente preenchida e assinada pelo responsável, deverá ser apresentada a documentação exigida.

O não comparecimento para manifestar interesse na vaga estadual dentro do prazo estabelecido, implicará na perda da vaga, que será disponibilizada para atendimento de novos estudantes.

Novos estudantes

A matrícula poderá ser realizada de forma online pelos pais, responsáveis ou o próprio estudantes caso maior de 18 anos, do dia 13 de outubro a 7 de novembro. A ficha de matrícula será pelo portal “MatrículaWeb”, que será disponibilizada na data de abertura.

Leia mais:  Governo de MT acompanha obra do SER Família Criança em Barra do Garças

A fase de solicitação de matrícula para estudantes alvo da educação especial (Paede) ocorrerá no período de 23 de outubro a 7 de novembro.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a rematrícula é fundamental para que as unidades de ensino possam organizar turmas, planejar o quadro de professores e assegurar o atendimento adequado de todos os estudantes.

Para mais informações, os interessados podem procurar a secretaria da escola onde o aluno estuda.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Escritores e comunidade participam de Formação em Mediação de Leitura no Centro Cultural Casa Cuiabana

Publicado

Termina neste sábado (18.4) o percurso formativo em mediação de leitura “Residência Literária Aya Narrativas”, que foi selecionado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) no edital Literatura em Cena – edição Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).

O projeto convida à investigação, à escuta e à experimentação de práticas voltadas à literatura para crianças e jovens, por meio de uma proposta estruturada em formação, planejamento e circulação de livros em escolas públicas e instituições de Cuiabá.

Durante cinco dias, cerca de 30 pessoas, incluindo escritores e comunidade, participaram das atividades realizadas no Centro Cultural Casa Cuiabana. A aula inaugural, aberta ao público no dia 13 de abril, ocorreu no Instituto de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso.

Destacando a literatura como espaço de diversidade e as conexões entre autoria e mediação literária, o percurso formativo oportuniza o debate sobre as abordagens sócio-histórico-culturais da leitura, na perspectiva decolonial. As atividades foram conduzidas pelas integrantes da coletiva Aya Narrativas, a autora Paty Wolff e as educadoras Denise Col e Luce Diogo.

Leia mais:  Polícia Civil prende em Nova Bandeirantes suspeito de homicídio ocorrido no Paraná

Os participantes que concluírem a formação poderão integrar a etapa de mentoria, conduzida por Denise Col, composta por quatro encontros quinzenais online, voltados ao planejamento da Semana Literária em Cuiabá, prevista para o segundo semestre.

Neste sábado (18), as atividades prosseguem das 8h às 12h, na Casa Cuiabana, um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Mais informações sobre o projeto “Residência Literária Aya Narrativas” pelo telefone 65 99358-0990 (Priscila Wolff).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana