Policial

Polícia Militar aumenta prisões por mandados e por tráfico de drogas em Mato Grosso em 2026

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso aumentou em 20% o número de prisões por mandados judiciais, no primeiro trimestre de 2026, em comparação ao mesmo período do ano passado. Também nos três primeiros meses deste ano, a PM aumentou em 13% o número de criminosos presos por tráfico de drogas, em todo o Estado.

Os dados são da Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar (Spoe-PMMT) e abrangem números relacionados aos meses entre janeiro e março.

Neste ano, a PM realizou a prisão de 883 pessoas com mandados judiciais em aberto, número maior que as 736 prisões realizadas, em 2025. Este número reflete à prisões de pessoas que já estavam foragidas da Justiça, com condenações julgadas, e também de detenções em flagrante de criminosos com mandados de prisões preventivas.

No crime de tráfico ilícito de drogas, a Polícia Militar prendeu 1.096 suspeitos, entre janeiro e março de 2026. No mesmo período do ano passado, 970 criminosos haviam sido detidos pelas equipes militares. Entre as apreensões de entorpecentes, a PM já retirou de circulação mais de 3,3 toneladas de drogas neste ano.

Leia mais:  Polícias Civis de MT e MS deflagram operação conjunta contra grupo que deu golpe de R$ 250 mil em cooperativa

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, avalia o aumento das prisões como resultado do trabalho de patrulhamento intensivo das equipes policiais, em todo o Estado, sendo uma das ferramentas do Programa Tolerância Zero.

“Isso mostra a força e o comprometimento das nossas equipes policiais, que estão nas ruas, fazendo o trabalho de patrulhamento, abordagens e barreiras, atendendo a todos os tipos de denúncias da população. Isso é tolerância zero ao crime, é mostrar que temos equipamentos, veículos e armamentos modernos, que fazem enfrentamento ao crime e trazem esse retorno com a sensação de segurança para toda a população, em todos os municípios do nosso Estado”, destaca o coronel Fernando.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

PM prende dois suspeitos por ameaça e apreende arma de fogo em Pontal do Araguaia

Publicado

Policiais militares do 5º Comando Regional prenderam dois homens por porte ilegal de arma de fogo, violência doméstica, ameaça e e posse de entorpecente, na tarde desta quarta-feira (15.4), na cidade de Pontal do Araguaia. Com a dupla, a PM apreendeu uma pistola com 15 munições e porção de maconha.

Conforme o boletim de ocorrência, as equipes do Grupo de Apoio (GAP) do 2º Batalhão e da Força Tática estavam em patrulhamento na rodovia MT-100 e abordaram dois indivíduos que estavam próximos a um veículo de passeio.

No momento da abordagem, um dos suspeitos foi flagrado tentando ocultar um objeto no matagal, às margens da rodovia. Em busca no local, os militares localizaram uma pistola calibre .380, municiada com 15 munições e pronta para uso.

Na continuidade das diligências, as equipes receberam informações de que os suspeitos estariam envolvidos em ameaças contra duas mulheres, horas antes, no município. Durante a ação de abordagem, também foi localizada uma porção de substância análoga à maconha.

Leia mais:  Polícia Militar prende homem por ameaça contra mulher em São José do Xingu

Os suspeitos possuem passagens criminais por porte ilegal de arma de fogo, ameaça, estupro de vulnerável e adulteração de veículo.

Diante dos fatos, os indivíduos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana