Turismo

Saiba a diferença de um voo direto, com escala e de conexão

Publicado



Na hora de planejar uma viagem, é importante verificar o tempo de espera de um voo para o outro. Essas informações estão disponíveis no momento da compra das passagens aéreas. As empresas são obrigadas a informar se o voo é direto, com escala ou de conexão.

Neste post, você saberá a diferença destes 3 tipos de viagens. O voo direto é o mais procurado pelos viajantes, evitando horas de espera ou troca de um avião para outro. Quando o voo é com escala, o tempo de espera é menor. Na maioria das vezes, a mesma aeronave realiza o segundo trajeto.

É durante a escala que os tripulantes e a equipe de solo aproveitam para reabastecer os suprimentos ou querosene da aeronave. Não é permitido desembarcar do avião. É neste momento que você deve ficar atento para a sua babagem de mão não ser levada por engano por outra pessoa.

Viagem longa

Um voo com conexão é quando o passageiro precisa trocar de avião durante sua viagem, mas também pode envolver uma mudança de companhia aérea ou até aeroporto. O tempo da conexão pode variar de algumas horas a um dia inteiro, dependendo da programação de cada companhia aérea.

Leia mais:  Parque Nacional do Iguaçu inaugura trilha às margens do rio

Também pode ser obrigatório passar pela segurança novamente e aguardar o próximo voo. Por exemplo, algumas empresas aéreas vendem passagens com chegada pelo Aeroporto de Congonhas, mas o voo com conexão é pelo Aeroporto de Guarulhos. Neste caso, a despesa de transporte entre os dois aeroportos é por conta do passageiro.

Economia de até 30%

Uma das vantagens de voos com conexão que atrai passageiros é a economia na compra das passagens aéreas. Um voo com conexão pode ser até 30% mais barato do que viagens com escala ou voos diretos. 

Outra vantagem de voos com conexão é justamente devido ao longo tempo de viagem. Algumas companhias permitem que o passageiro saia do aeroporto para explorar as imediações da cidade durante o processo. 

Quando o voo de conexão tem um um intervalo de mais de 12 horas para o segundo embarque, o passageiro pode conhecer outra cidade. Isso é possível em um voo da Copa Airlines do Brasil para o Estados Unidos, por exemplo. Na Cidade do Panamá, onde funciona o hub (centro de distribuição dos voos) da Copa Airlines, o passageiro pode desembarcar para conhecer a capital panamenha.



Fonte: Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Nova Ficha Digital de Hóspedes agiliza o check-in em mais 3.700 meios de hospedagem de todo o Brasil

Publicado

A nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) em formato 100% digital já é uma realidade para os clientes de 3.773 meios de hospedagem de todo o Brasil, que passaram a ter de adotar integralmente o sistema a partir dessa segunda-feira (20/4).

Muito similar ao sistema usado no check-in de voos no país, a FNRH Digital, desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permite o preenchimento antecipado e online de dados via Gov.Br.

Todo o processo em hotéis, pousadas, resorts e outros meios de hospedagem – que vem sendo implementado gradativamente desde novembro de 2025 – pode ser rapidamente concluído a partir da leitura de um QR Code, link compartilhado ou dispositivo oferecido pelo estabelecimento.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, reforça benefícios da utilização do sistema eletrônico.

“A nova Ficha Digital de Hóspedes foca especialmente o hóspede, evitando filas desnecessárias no check-in e garantindo mais conforto e segurança. Além do grande avanço tecnológico e sim, isso significa eliminar o uso de papel, o que reforça ações do governo Lula voltadas à sustentabilidade. É mais um avanço para aumentar a contribuição do turismo ao desenvolvimento econômico e social do país, onde, com uma hotelaria mais moderna, mais pessoas vão ter chance de emprego e renda por meio do crescimento do setor”, apontou o ministro.

Leia mais:  Capadócia brasileira: Praia Grande vira polo de ecoturismo

“Com a migração definitiva do setor, que está sendo amplamente orientada pelo Ministério do Turismo, estamos transformando a experiência tanto para o viajante quanto para o hoteleiro, que pode reduzir custos e aprimorar a gestão do seu negócio. Menos papel, mais agilidade e um turismo muito mais profissional”, acrescentou Gustavo Feliciano.

A adaptação do segmento à ferramenta avança principalmente nos estados de São Paulo (744), Minas Gerais (351), Rio de Janeiro (351), Santa Catarina (332) e Rio Grande do Sul (281).

Na região Nordeste, destaque para Bahia (242) e Ceará (212). Já no Centro-Oeste, Goiás já atinge 111 meios de hospedagem adequados, número que chega a 104 no Mato Grosso.

No Norte do país, por sua vez, a liderança é do Pará, com 70 adesões, e o Amazonas (60) ocupar em segundo lugar de empresas do ramo já enviam fichas em formato digital.

A transição para a FNRH Digital – que, no caso de hóspedes estrangeiros, não exigirá a necessidade de uma conta Gov.Br – é prevista na nova Lei Geral do Turismo, sancionada em 2024 pelo presidente Lula, e cumpre rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que o tratamento de informações seja feito em ambiente criptografado e controlado.

ACOMPANHAMENTO – O Ministério do Turismo reitera que a modernização exige adaptações por parte dos 19.231 meios de hospedagem de todo o país regularmente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), independentemente de usarem sistemas de gestão próprios.

Leia mais:  Foz do Iguaçu: Ecomuseu de Itaipu tem novas exposições

A pasta acompanha a adoção do modelo pelo setor, tendo inclusive ampliado o prazo de adesão de 19 de fevereiro último para esta segunda-feira.

Empreendimentos não adequados ainda poderão fazê-lo. Caso contrário, estarão sujeitos a processo administrativo, com direito à ampla defesa, e a penalidades legais previstas, como advertência e multa, conforme a gravidade da infração.

A fiscalização é exercida pelo Ministério do Turismo e também pode ser delegada a estados e municípios. O processo inicia-se com sensibilização e notificação.

A regularidade no envio da FNRH Digital está ligada à manutenção do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos); se o cadastro vencer, o envio é bloqueado, gerando inconformidade imediata e possíveis autos de infração.

ORIENTAÇÕES – O Ministério do Turismo vem orientando o setor quanto à transição para o novo sistema. O órgão tem organizado várias ações educativas, como um vídeo com as etapas do processo. Acesse clicando aqui.

O Ministério também criou uma página eletrônica de perguntas e respostas frequentes, onde é possível tirar dúvidas. Acesse clicando aqui.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana