Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Seciteci implanta programa Jovem Aprendiz EAD para atender jovens de 10 municípios da região Araguaia

Publicado

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) implantou o Programa Jovem Aprendiz EAD, na Escola Técnica Estadual de Barra do Garças para atender estudantes de 10 municípios, numa parceria com 15 empresas privadas. 

A modalidade está sendo ofertada para estudantes do curso técnico de assistente administrativo da unidade de ensino técnico. 

A oportunidade atinge adolescentes e jovens dos municípios de Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Colíder, Nova Bandeirantes, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia e Vila Rica.

O programa foi implantado após o Ministério do Trabalho autorizar a realização da parte teórica do programa de forma remota, em uma medida excepcional para atender as necessidades das regiões que não contam com instituições de formação presencial destinada a jovens aprendizes. 

Com duração de 18 meses, o curso de assistente administrativo é uma oportunidade para jovens entre 14 e 24 anos se capacitarem em funções administrativas básicas. Os participantes vão aprender sobre organização de documentos, atendimento ao cliente, gestão de agendas, técnicas de comunicação empresarial e utilização de softwares de escritório.

Leia mais:  Leilão de mercadorias apreendidas pela Sefaz termina nesta sexta-feira (22)

As aulas teóricas serão intercaladas com atividades práticas em ambientes de trabalho simulados ou reais. Os alunos, sob a supervisão de profissionais, vão poder aplicar o conhecimento adquirido e ganhar experiência no mercado de trabalho, sendo preparados para atuar em equipe, com ética e responsabilidade.

Além de oferecer uma formação profissional aos jovens, o programa também visa beneficiar as empresas com a oferta de mão de obra qualificada para atender a obrigatoriedade de aprendizes, como explicou a coordenadora da Educação à Distância da Seciteci, Eneida Carneiro.

“A proposta é dar oportunidade para aqueles que não conseguem fazer o ensino presencial de jovem aprendiz. E, dessa forma, também ajudar as empresas que possuem uma obrigatoriedade em relação a essa contratação. Pois, se elas não tiverem jovens aprendizes ficariam irregulares diante do Ministério do Trabalho”, afirmou a coordenadora.

As empresas que aderiram a essa primeira turma do programa são: Auto Posto Vale da Serra, Viação Xavante, Rio Novo Transportes e Turismo, Supermercado PagueMenos, Raça Agro, Suprema, Super Coma Bem, Super Frigo, Instituto de Educação ABC, Sollus Construtora e Incorporadora, Queiroz Pereira e Cia, Laticínios Cajes, Mega São Luiz, Masterfarma e SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Leia mais:  Bombeiros combatem incêndio em terreno que servia de abrigo para moradores de rua

*Supervisão de Cayron Fraga

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Politec realiza curso para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional nas prefeituras e cartórios

Publicado

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) começou, nesta segunda-feira (20.1), o Curso de Noções Básicas de Identificação Civil, que está ocorrendo na sede administrativa da unidade, em Cuiabá.

Foram contemplados 25 servidores das prefeituras e cartórios, de Cuiabá e interior de Mato Grosso. Com 80h de carga horária, o curso encerra na sexta-feira (31.1). Todas as vagas estão preenchidas.

O objetivo do curso é ampliar os postos de coleta para a confecção da Carteira de Identidade Civil (CIN), apresentar as legislações aplicadas no âmbito da identificação civil e conscientizar sobre a importância de padronizar a forma de coleta dos dados da população.

Nas aulas é apresentado aos servidores o Sistema de Identificação Civil (SIC), que é um sistema desenvolvido para o gerenciamento de solicitação e emissão da CIN.

O professor do curso e papiloscopista do Estado de Mato Grosso, Elthon Teixeira, enfatiza que o objetivo do curso é padronizar a maneira com que os mais de 150 postos de solicitação em todo estado iniciam o atendimento e fazem o cadastro da população para a emissão da CIN.

Leia mais:  Homem é preso pela Polícia Militar com 22 tabletes de maconha em Cuiabá

“Somos o 3°Estado que mais emite proporcionalmente a carteira de identidade. Cerca de 20% da população já emitiram a nova CIN”, destaca.

Na primeira semana de aula está sendo apresentado o conteúdo teórico, sendo noções de operações no SIC e da legislação sobre identificação civil.

Na segunda semana será realizada a aula prática, sendo um estágio supervisionado com técnicas para coleta de impressões digitais utilizando o Kit de Biometria. Os servidores se deslocarão até o bairro Bela Vista em Cuiabá, onde atenderão 400 pessoas para fazer a emissão da CIN.

“Informamos para a população que todas as vagas para a emissão da CIN no centro comunitário do bairro Bela Vista já foram preenchidas. Quem já se inscreveu deverá levar obrigatoriamente Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e comprovante de CPF”, enfatiza o professor.

Para emissão a nova CIN é necessário agendar por meio do link abaixo:

https://ganhatempo.seplag.mt.gov.br/agendamentos

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana