Mato Grosso

Seciteci implanta programa Jovem Aprendiz EAD para atender jovens de 10 municípios da região Araguaia

Publicado

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) implantou o Programa Jovem Aprendiz EAD, na Escola Técnica Estadual de Barra do Garças para atender estudantes de 10 municípios, numa parceria com 15 empresas privadas. 

A modalidade está sendo ofertada para estudantes do curso técnico de assistente administrativo da unidade de ensino técnico. 

A oportunidade atinge adolescentes e jovens dos municípios de Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Colíder, Nova Bandeirantes, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Ribeirão Cascalheira, São Félix do Araguaia e Vila Rica.

O programa foi implantado após o Ministério do Trabalho autorizar a realização da parte teórica do programa de forma remota, em uma medida excepcional para atender as necessidades das regiões que não contam com instituições de formação presencial destinada a jovens aprendizes. 

Com duração de 18 meses, o curso de assistente administrativo é uma oportunidade para jovens entre 14 e 24 anos se capacitarem em funções administrativas básicas. Os participantes vão aprender sobre organização de documentos, atendimento ao cliente, gestão de agendas, técnicas de comunicação empresarial e utilização de softwares de escritório.

Leia mais:  Patrulha Rural prende homem com três armas de fogo em Juscimeira

As aulas teóricas serão intercaladas com atividades práticas em ambientes de trabalho simulados ou reais. Os alunos, sob a supervisão de profissionais, vão poder aplicar o conhecimento adquirido e ganhar experiência no mercado de trabalho, sendo preparados para atuar em equipe, com ética e responsabilidade.

Além de oferecer uma formação profissional aos jovens, o programa também visa beneficiar as empresas com a oferta de mão de obra qualificada para atender a obrigatoriedade de aprendizes, como explicou a coordenadora da Educação à Distância da Seciteci, Eneida Carneiro.

“A proposta é dar oportunidade para aqueles que não conseguem fazer o ensino presencial de jovem aprendiz. E, dessa forma, também ajudar as empresas que possuem uma obrigatoriedade em relação a essa contratação. Pois, se elas não tiverem jovens aprendizes ficariam irregulares diante do Ministério do Trabalho”, afirmou a coordenadora.

As empresas que aderiram a essa primeira turma do programa são: Auto Posto Vale da Serra, Viação Xavante, Rio Novo Transportes e Turismo, Supermercado PagueMenos, Raça Agro, Suprema, Super Coma Bem, Super Frigo, Instituto de Educação ABC, Sollus Construtora e Incorporadora, Queiroz Pereira e Cia, Laticínios Cajes, Mega São Luiz, Masterfarma e SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Leia mais:  Para obras do Complexo Leblon, trânsito em viaduto funcionará com uma pista livre de cada lado

*Supervisão de Cayron Fraga

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Seletivo para cursos técnicos da Secitei recebe 4.660 inscrições

Publicado

O processo seletivo para cursos técnicos gratuitos, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), recebeu 4.660 inscrições, que se encerraram neste domingo (15.6). Ao todo, são ofertadas 1.160 vagas nas capacitações que serão realizadas nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) em 15 municípios de Mato Grosso.

Os inscritos puderam se inscrever pelo site da Seciteci e devem ter atenção às próximas etapas do cronograma do edital. Para os candidatos inscritos nas vagas destinadas a ações afirmativas para pretos e pardos, será divulgada, no dia 24 de junho, uma lista com o resultado da verificação da autodeclaração. Entre os dias 25 e 26 de junho, estará aberta a interposição de recursos contra essa lista.

A lista oficial com todos os inscritos será divulgada no dia 30 de junho. A listagem contará com um número específico para cada candidato. No dia 2 de julho, será realizado sorteio público desses números para definir a classificação dos selecionados. A transmissão será feita ao vivo pelo canal da Seciteci no YouTube, às 14h – clique aqui para acessá-lo.

Leia mais:  Idoso é preso em flagrante pela PM por invadir casa de mulheres com barra de ferro

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressalta que o sorteio é uma forma de democratizar o acesso às capacitações, uma vez que muitos interessados concluíram o Ensino Médio há muito tempo e estão longe da sala de aula.

“É o Governo de Mato Grosso levando oportunidade para as pessoas melhorarem a colocação no mercado de trabalho com cursos técnicos de qualidade. Isso é uma forma de as pessoas mudarem de vida e ajudarem suas famílias por meio da educação profissional e tecnológica”, completa Allan.

Cursos técnicos

Todos os cursos técnicos do edital nº 06/2025 são direcionados a quem está cursando ou já concluiu o Ensino Médio. Eles serão ofertados gratuitamente no período noturno a partir do segundo semestre de 2025. A duração varia de 12 a 24 meses, dependendo do curso.

As cidades contempladas com os cursos foram Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Leia mais:  Para obras do Complexo Leblon, trânsito em viaduto funcionará com uma pista livre de cada lado

A oferta varia em cada município, com cursos distribuídos de acordo com a vocação econômica local. Ao todo, são 16 áreas: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.

Clique aqui para mais informações sobre o edital nº 06/202

*Sob supervisão de Téo Meneses

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana