Cuiabá

Secretária municipal de Saúde discute obra do Centro Médico Infantil na ALMT

Publicado

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Baboza Sampaio, participou de uma reunião no gabinete do deputado estadual e médico Dr. João José de Matos para tratar da retomada da reforma do terceiro andar de uma unidade hospitalar, onde serão instalados leitos de retaguarda destinados ao atendimento pediátrico. A reunião aconteceu na manhã de quinta-feira (27) e também contou com a presença da juíza da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo dos Santos, e o secretário adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Dr. Eduardo Andraus.

Durante o encontro, a juíza Gleide Bispo reforçou a necessidade da reforma e apresentou o levantamento orçamentário da obra, que já estava em planejamento e agora aguarda apenas os trâmites finais, como a licitação ou a adesão a uma ata já existente. “A estrutura atual está deteriorada, pois a última reforma ocorreu entre 2012 e 2013. Com essa obra, conseguiremos disponibilizar 24 leitos, podendo chegar a 30, garantindo um atendimento adequado às crianças que passarão a ter como porta de entrada o Centro Médico Infantil (CMI), que também está em reforma”, destacou a secretária Lúcia Helena.

Leia mais:  Câmara aprova projetos de Maysa Leão voltados à inclusão e atenção a pacientes com doenças raras

O terceiro andar contará principalmente com leitos de enfermaria, essenciais para dar suporte ao CMI. A previsão é que, se a reforma for iniciada de imediato, a conclusão ocorra junto com a finalização das obras do CMI, otimizando o atendimento pediátrico na capital. “Os ajustes necessários envolvem pintura e piso especiais para o ambiente hospitalar. Estamos verificando as possibilidades dentro das atas já disponíveis para acelerar o processo”, explicou a secretária.

Sobre o andamento das obras do CMI, a secretária ressaltou que os trabalhos estão acelerados. “O prefeito Abilio mencionou que a entrega será feita em 90 dias e estou confiante que isso se concretizará”, finalizou.

A juíza Gleide Bispo agradeceu a receptividade e afirmou que a colaboração por parte da Assembleia Legislativa é celebrada com muita alegria.

O deputado Dr. João José de Matos elogiou a iniciativa e reforçou seu compromisso com a melhoria da saúde pública. “Esse projeto é maravilhoso e representa um grande avanço para a população de Cuiabá. Sabemos da importância de ampliar e qualificar o atendimento pediátrico, e essa reforma será um passo muito importante para garantir um suporte adequado às crianças e suas famílias. Estamos comprometidos em apoiar essa iniciativa e assegurar que ela se torne uma realidade o mais rápido possível”, declarou o deputado.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá faz alerta sobre casos de esporotricose em humanos e animais

#PraCegoVer

A imagem mostra uma reunião entre quatro pessoas em busca de um bem comum: a reforma de um andar do antigo Pronto-Socorro de Cuiabá. Os envolvidos estão analisando alguns documentos que estão sendo apresentados ao deputado Dr. João José em seu gabinete.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Parque das Águas amplia atrações e prepara nova fase tecnológica do Show das Águas

Publicado

Após reunir mais de 60 mil pessoas em seu retorno, o Show das Águas se consolida novamente como um dos grandes atrativos de lazer e turismo da capital. O espetáculo segue em operação no Parque das Águas enquanto recebe novos investimentos em tecnologia e automação.

Após três anos sem funcionamento para manutenção e revitalização, o tradicional Show das Águas voltou a encantar o público cuiabano neste ano. O espetáculo marcou a abertura das festividades em comemoração aos 306 anos de Cuiabá, celebrados em 8 de abril, consolidando-se como um dos principais atrativos turísticos e de lazer da capital.

O parque funciona diariamente, das 5h às 22h. Já o chafariz principal opera das 17h às 21h e é gerido pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

O Show das Águas, por sua vez, está em fase de testes operacionais e modernização tecnológica, com apresentações de terça-feira a domingo, sempre às 18h30, 19h30 e 20h30. Além disso, o sistema de chafarizes é acionado em intervalos de meia hora ao longo do período de funcionamento.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados em processo seletivo e reforça zeladoria urbana

Entre as melhorias já implementadas está a instalação de um novo Controlador Lógico Programável (CLP), equipamento responsável por ampliar o controle das operações e permitir a criação de coreografias mais elaboradas para os jatos d’água. Também foram incorporados inversores de frequência, que garantem maior precisão nos movimentos e na sincronização das apresentações.

Atualmente, o sistema opera com cerca de 90% da capacidade mecânica prevista. As etapas restantes dependem da chegada de cinco bombas e outros equipamentos especializados vindos de São Paulo, além da conclusão da implantação do novo sistema de automação.

O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, destacou que a modernização continua avançando para que o espetáculo opere com sua capacidade máxima.

“Conseguimos devolver o Show das Águas para a população após três anos de paralisação, com um resultado que já atraiu mais de 60 mil pessoas e devolveu vida a um dos espaços mais queridos de Cuiabá. Estamos em uma fase importante de aprimoramento tecnológico. Hoje, o sistema já opera com cerca de 90% da capacidade mecânica, mas ainda aguardamos a chegada de equipamentos que permitirão ampliar as funcionalidades, incorporar novas músicas e garantir uma sincronização ainda mais precisa entre água, luzes e som”, afirmou.

Leia mais:  Prefeito celebra aprovação pela CIR e Cuiabá poderá receber R$ 60 milhões para Saúde Pública: "Cuiabá é sopesada pela falta de assistência no interior"

O investimento aproximado na revitalização foi de R$ 3,6 milhões, viabilizado por meio de parceria público-privada. Cerca de 25 profissionais participaram dos trabalhos de recuperação e atualização da estrutura.

O complexo conta com uma plataforma de aproximadamente 70 metros de extensão, chafarizes com jatos que podem alcançar até 30 metros de altura, iluminação cênica e sistema de sincronização musical. A expectativa é que, nos próximos meses, com a chegada dos equipamentos pendentes e a conclusão das manutenções, o Show das Águas opere com 100% de sua capacidade, oferecendo apresentações ainda mais modernas e atrativas para moradores e visitantes da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana