Mato Grosso

Seduc abre 24 vagas para oficiais e praças atuarem em escolas cívico-militares

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) abriu 24 novas vagas para oficiais e praças das Forças Armadas e Militares para atuarem em escolas cívico-militares dos polos regionais de Diamantino e Pontes e Lacerda.

Podem participar oficiais da reserva remunerada e não remunerada e praças da reserva não remunerada.

Para Diamantino, a inscrição no seletivo vai até 1º de outubro e há vagas em escolas de Nova Mutum, Arenápolis, São José do Rio Claro e Rosário Oeste. Na região de Pontes e Lacerda, as inscrições serão até 28 de setembro e as vagas contemplam apenas a unidade de Campos de Júlio. Não serão aceitas inscrições presenciais, via correio, e-mail, ou fora do prazo estabelecido.

Para participar deste processo seletivo, são requisitos básicos a formação específica para os perfis profissionais mencionados no edital. Para os cargos de Apoio Técnico Especializado Cívico Militar Nível 01 e Apoio Técnico Especializado Cívico Militar Nível 02, é exigido Ensino Superior. Os salários são de R$ 8.934,44 para uma jornada de 40 horas semanais.

Leia mais:  Mato Grosso registra terceira captação de múltiplos órgãos em 2026

Para o cargo de Inspetor Cívico Militar – Nível Suporte e Apoio, exige-se o Ensino Médio, com salário de R$ 3.944,05 para uma jornada de 40 horas semanais.

Ensino cívico-militar

A Rede Estadual conta com 102 escolas no modelo cívico-militar. Elas atendem mais de 80 mil estudantes, com a missão de diminuir a evasão, evitar a violência no ambiente escolar e possibilitar ações que fortaleçam o avanço da aprendizagem dos estudantes.

A Seduc reforça que o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da Rede Estadual com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem exclusivamente para a organização e disciplina das unidades.

  • Inscrição para o seletivo do polo de Pontes e Lacerda AQUI.
  • Inscrição para o seletivo do polo de Diamantino AQUI.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

PM prende dupla suspeita de atacar UPA em VG e disparar contra vigilante

Publicado

Equipes da Polícia Militar prenderam, na tarde desta quinta-feira (7.5), dois suspeitos de realizar disparos de arma de fogo na UPA Ipase, em Várzea Grande. Uma mulher também foi detida por desacatar os policiais e impedir a prisão de um dos criminosos.

De acordo com o boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta das 14h40, quando dois suspeitos chegaram ao local em uma motocicleta Honda CG 150 Start verde e tentaram roubar a arma de um vigilante de 47 anos, que trabalhava na unidade de saúde.

Um dos suspeitos entrou em luta corporal com a vítima na tentativa de tomar a arma de fogo do segurança. O criminoso efetuou o disparo em direção ao vigilante. O tiro não atingiu o trabalhador.

Após o crime, as equipes iniciaram buscas na região. Imagens do circuito interno da UPA ajudaram na identificação dos envolvidos. Uma mochila deixada no local continha documentos de um dos suspeitos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica. Com apoio do monitoramento em tempo real do equipamento, os policiais localizaram o suspeito em uma residência no bairro Parque São João.

Leia mais:  Delegação formada por policiais do 4º e 11º Comando Regional é pentacampeã dos Jogos Olímpicos da PM

O suspeito tentou fugir ao perceber a chegada das equipes, mas ele foi abordado, imobilizado e algemado. Durante a abordagem, uma mulher também foi detida por impedir a prisão, desacatar os policiais e desobedecer às ordens da equipe.

O suspeito preso confessou participação no crime e indicou onde havia escondido a arma de fogo utilizada na ação. O revólver foi encontrado no telhado de uma distribuidora da região. Já a tornozeleira eletrônica rompida foi localizada em uma área de mata próxima a uma olaria.

A polícia informou ainda que o suspeito apresentava escoriações pelo corpo. Conforme relato do próprio suspeito, os ferimentos ocorreram ao retirar a tornozeleira eletrônica da perna.

Na sequência, os policiais localizaram também outro o segundo suspeito em um casa no mesmo bairro. Ele também admitiu participação no crime.

Os dois homens e a mulher foram encaminhados à delegacia, junto com a revólver e a moto, para registro do boletim de ocorrência.

Participaram da ação equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Força Tática, Raio, Grupo de Apoio (GAP) do 4º e 25º Batalhões da PM em Várzea Grande, além do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Leia mais:  Mato Grosso registra terceira captação de múltiplos órgãos em 2026

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana