Mato Grosso

Seduc e TJMT participam de projeto que une Justiça e Educação no combate à violência contra a mulher

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) firmou parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para desenvolver na rede estadual de ensino um projeto que visa combater a violência contra a mulher a partir das escolas.

A iniciativa, apresentada na noite desta quinta-feira (29.5), no TJMT, faz parte da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher e busca mobilizar a comunidade estudantil na reflexão crítica sobre o tema.

A proposta envolve a realização de um concurso escolar destinado aos alunos do 1° ao 9° ano, incentivando a produção de textos e obras artísticas em cinco categorias: dissertação argumentativa, poesia, carta fictícia, música (letra e melodia) e peça teatral ou vídeo.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, Lucimeire Alves Cassiano, que representou o secretário de Educação, Alan Porto, reforçou o compromisso da pasta com o tema.

“Estamos trabalhando para construir um ambiente de paz. Atuamos contra o preconceito, contra a cultura da violência, contra o machismo. A educação é a chave para essa transformação”, declarou ela lembrando dados alarmantes. “Mato Grosso é um dos estados que mais mata mulheres. A gente só muda essa história por meio da educação”, completou.

Leia mais:  Liberação de crédito pela Desenvole MT cresce 71,23% no primeiro semestre de 2024

Lucimeire destacou que, com a iniciativa, o TJMT e a Seduc almejam sensibilizar os jovens sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero, utilizando a criatividade e a expressão artística como ferramentas de transformação social.

Segundo ela, a parceria entre o Judiciário e a Educação reforça a ideia de que a prevenção da violência deve começar na formação dos cidadãos desde cedo, promovendo um ambiente escolar que valoriza o diálogo e a empatia. Assim, o projeto não apenas busca conscientizar, mas também empoderar os estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.

O projeto é conduzido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT) e envolve a capacitação de cerca de 130 diretores escolares, responsáveis por unidades de ensino das redes pública estadual e municipal.

A proposta inclui formação, ações pedagógicas e um concurso com foco no enfrentamento à violência de gênero, cuja premiação será realizada no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

A coordenadora da Cemulher-MT e idealizadora do projeto, desembargadora Maria Erotides Kneip, destacou que o enfrentamento à violência contra a mulher deve começar na infância e envolver toda a comunidade escolar.

Leia mais:  Servidores estaduais têm até esta sexta (16) para se inscreverem para as capacitações em serviços públicos digitais

“Esse é um tema que precisamos enfrentar com coragem e, só com iniciativas como esta, conseguiremos transformar essa cultura que desqualifica a mulher e ignora seus direitos fundamentais”, afirmou. Ela explicou que o projeto foi construído com base em sugestões das Secretarias de Educação do Estado e do Município, envolvendo alunos do 1º ao 9º ano. “Capacitaremos diretores, coordenadores e gestores escolares para que atuem como multiplicadores, levando o tema para professores, pais e alunos”.

A capacitação segue nesta sexta-feira (30), na Escola dos Servidores do Poder Judiciário “Desembargador Atahide Monteiro da Silva”, com painéis e oficinas temáticas conduzidas por especialistas. Entre os temas, estão: direitos humanos, violência psicológica, redes sociais e misoginia, violência sexual, ambiente escolar e a atuação da Patrulha Maria da Penha.

Além de gestores, coordenadores, diretores de escolas municipais e estaduais, também participaram da abertura a vice-presidente do TJMT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, a presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, além de outras autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros identifica irregularidades e risco de incêndio em sucatões durante operação

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) identificou falhas e irregularidades nas medidas de segurança contra incêndio e pânico nos três estabelecimentos de compra e venda de sucatas fiscalizados durante a Operação Integrada Via do Cobre, realizada nesta sexta-feira (9.10), em Cuiabá. Foram encontrados armazenamento irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), equipamentos de combate a incêndio inadequados e falta de licenças obrigatórias.

As vistorias resultaram em notificações e advertências aos responsáveis, enquanto os estabelecimentos foram interditados em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Ordem Pública. Além disso, os três proprietários foram encaminhados à delegacia, sendo que um deles recebeu voz de prisão por receptação, adulteração de sinais identificadores de veículo e furto de energia elétrica.

A operação reuniu equipes do Corpo de Bombeiros Militar, das polícias Militar e Civil, da Politec e da Secretaria Municipal de Ordem Pública. O objetivo foi combater furtos, roubos e a receptação de cabos, fios e outros materiais que contenham cobre. A fiscalização também teve como finalidade impedir que os estabelecimentos fossem utilizados para adulterar sinais identificadores de veículos roubados ou furtados.

Leia também – Operação Via do Cobre fecha o cerco contra sucatões irregulares e prende três pessoas em Cuiabá

De acordo com o coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, diretor Operacional do CBMMT, a atuação dos bombeiros teve como foco verificar as condições de segurança das edificações e prevenir situações que possam colocar em risco trabalhadores, clientes e demais pessoas que frequentam os locais. As equipes avaliaram a presença de equipamentos de combate a incêndio, as condições das instalações e o cumprimento das exigências previstas nas normas técnicas.

Leia mais:  Defesa Civil Estadual orienta população sobre cuidados com árvores no período de chuvas intensas

“Ao todo, três edificações foram notificadas. Uma delas foi interditada devido ao risco iminente de incêndio, em razão do armazenamento ilegal e irregular de GLP. As demais foram notificadas e deverão se regularizar, apresentando a documentação necessária e obtendo as licenças de funcionamento, incluindo o alvará de segurança contra incêndio e pânico”, explicou.

Irregularidades

No estabelecimento localizado no bairro Nova Esperança, os militares encontraram grande quantidade de baterias, recipientes contendo Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), cilindros de gases utilizados em sistemas de ar-condicionado e um inversor de energia fotovoltaica instalado em local inadequado, sem as medidas preventivas necessárias. Essas condições representam risco elevado de incêndio.

Além disso, o imóvel, que possui 1.284,92 metros quadrados de área construída, não contava com Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) aprovado pelo CBMMT nem com alvará de segurança. Diante das irregularidades, foram emitidos termos de advertência e notificação para que a empresa providencie as adequações necessárias.

Para regularizar a situação, a empresa deverá instalar sistema de hidrantes, extintores de incêndio, sinalização e iluminação de emergência. Também deverá adequar o espaço de armazenamento do GLP utilizado na empilhadeira e corrigir a instalação do inversor fotovoltaico.

Leia mais:  Governo de MT assina contratos de concessão que preveem investimento privado de R$ 3,6 bilhões em rodovias estaduais

No estabelecimento localizado no bairro Novo Colorado, os bombeiros também constataram a ausência de medidas de segurança contra incêndio e pânico, além da falta de alvará ou certificado de segurança. O responsável foi notificado e advertido a providenciar a instalação de dois extintores, iluminação de emergência, placas de sinalização de saída, corrimãos e guarda-corpos nas escadas.

Já no estabelecimento localizado no bairro Centro Norte, a equipe verificou que o imóvel possuía alvará simplificado vigente. Apesar disso, um dos extintores estava com a validade vencida, o que levou à notificação para substituição do equipamento.

Operação Integrada Via do Cobre

A Operação Integrada Via do Cobre mobilizou cerca de 100 agentes públicos para fiscalizar estabelecimentos que comercializam materiais recicláveis, metais e peças usadas. A ação teve como foco combater furtos, roubos e receptação de fios, cabos de cobre e outros materiais, além de coibir a adulteração de sinais identificadores de veículos roubados ou furtados.

A força-tarefa contou com 48 policiais militares, incluindo equipes da Força Tática, do Grupo de Apoio (GAP), do Batalhão Ambiental e da Inteligência; 24 policiais civis; 15 servidores da Secretaria Municipal de Ordem Pública; oito bombeiros militares; e quatro profissionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana