Mato Grosso

Sejus realiza 13,5 mil consultas de telemedicina para reeducandos no estado

Publicado

O serviço de telemedicina contratado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) para assistência médica e psicológica no Sistema Penitenciário realizou, em um ano de atendimento, 13.558 mil teleconsultas com reeducandos.

O objetivo da ação é atender a demanda de serviços médicos especializados nas unidades prisionais de Mato Grosso. A teleassistência inclui atendimentos de clínica geral, ginecologia, psiquiatria, urologia, ortopedia e psicologia.

Desde o início da atuação das consultas virtuais, o percentual de reeducandos atendidos registra crescimento a cada mês. Em novembro de 2024, o total das consultas era de 300 reeducandos atendidos. Em outubro deste ano, foram mais de 1,8 mil custodiados assistidos com os serviços de telemedicina.

“Com esse serviço contratado, conseguimos atender diversas especialidades médicas que têm alta demanda. E muitas vezes, não encontramos profissionais possíveis para esses atendimentos na saúde pública, além de ser um projeto inovador no sistema penitenciário nacional”, destacou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato.

O serviço de telemedicina ganhou projeção em todo o país no período de pós-pandemia da covid. Na avaliação da equipe de saúde penitenciária, o uso da tecnologia amplia a oferta à saúde para a população privada de liberdade.

Leia mais:  Polícia Militar promove curso de prevenção orientado à violência em Mato Grosso

“E se mostra como um recurso complementar à assistência em saúde presencial já prestada por profissionais do quadro da Secretaria de Justiça, e daqueles credenciados pela pactuação entre o Estado e as secretarias municipais de saúde”, avaliou a superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejus, Gleidiane Assis.

Sob supervisão da jornalista Raquel Teixeira*

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Publicado

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia mais:  Setasc promove 1º Encontro de Fibromiálgicos em Cuiabá nesta sexta-feira (29)

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia mais:  Desenvolve MT liberou R$ 16 milhões em crédito com fundo de aval do Sebrae em 2024

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana