Mato Grosso

Sesp apresenta Vigia Mais Motorista a Secretaria de Segurança do Distrito Federal

Publicado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apresentou, nesta quarta-feira (13.11), o programa Vigia Mais Motorista para gestores da segurança do Distrito Federal (DF).

Na reunião, foram apresentadas as diversas funcionalidades do programa, como o aplicativo, o botão do pânico e o centro de operação e monitoramento em tempo real.

O subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública do Distrito Federal, Jasiel Tavares Fernandes, afirmou que o programa chamou a atenção pelo foco nas situações de risco enfrentadas pelos motoristas por aplicativo.

“É uma oportunidade importante conhecer o Vigia Mais Motorista e observar que, o que vocês oferecem ao Estado de Mato Grosso, é de ponta. É uma inovação voltada para a segurança do cidadão e do profissional condutor exposto diariamente a riscos. Neste encontro, quero frisar minha satisfação em poder adotar um modelo similar, um programa pensado para proteger o Estado, o cidadão e o profissional da categoria”, declarou.

A reunião, realizada de forma online, foi conduzida pelo superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), delegado Cláudio Sant’ana, e pelo assessor técnico Leandro Alves. Eles destacaram a repercussão positiva do projeto em mais de 18 Estados do país, que buscam implantar modelos semelhantes para a proteção de motoristas de aplicativo.

Leia mais:  Sedec representa MT em 11 missões e amplia presença do Estado no mercado global

O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, afirmou que a iniciativa de conhecer o programa partiu da própria Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

“Recebemos um ofício da Secretaria de Segurança do Distrito Federal que manifestou interesse em conhecer o programa. Foi apresentado o programa e a análise dos gestores foi muita boa, inclusive se prontificaram a vir para Mato Grosso para conhecer o programa e toda sua aplicabilidade em janeiro do ano que vem”, disse.

Vigia Mais Motorista

O Vigia Mais Motorista é o primeiro sistema de segurança para motoristas profissionais no país a estabelecer uma conexão direta entre os condutores e as centrais de atendimento das forças de segurança.

O aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android, permite chamadas pelo botão de emergência e chat para comunicação com o operador. Após o acionamento do botão, o motorista tem cinco segundos para cancelar, em caso de engano. Após esse tempo, uma viatura é acionada para o local.

Outra opção é um botão de pânico semelhante ao utilizado por mulheres vítimas de violência sob proteção judicial e nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Também está em fase final a implantação do comando de voz à plataforma, com cadastramento do usuário e uma palavra-chave individual, que terá a mesma função do botão de emergência.

Leia mais:  Sedec firma parceria para impulsionar participação de pequenas empresas de MT no mercado internacional

Adesão

Para a habilitação no programa, os condutores poder entrar em contato com seus representantes, que são responsáveis por enviar as documentações necessárias à Sesp. Durante o cadastro, é preciso comprovar que é motorista ou motociclista profissional, preencher um formulário, enviar a documentação do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

Outra opção é o cadastro online feito diretamente com a Sesp. Os interessados precisam preencher um formulário com dados pessoais e do veículo, e assinar um termo de responsabilidade. Acesse AQUI.

Após cadastrados, os condutores receberão capacitação sobre a utilização do aplicativo e do botão do pânico físico. O treinamento consiste em 1h30min de auxílio na instalação do aplicativo, instruções sobre como e quando acionar as forças de segurança e como identificar atitudes suspeitas, além de reforçar que, ao apertar o botão, haverá ação da Polícia Militar. Após o treinamento, os profissionais estarão aptos a utilizar a ferramenta.

As associações e motoristas podem entrar em contato com o Vigia Mais Motorista pelo número (65) 98145-0434 para esclarecimento de dúvidas, das 8h às 12 e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Blitzes da Operação Lei Seca resultam na prisão de 12 condutores e remoção de 56 veículos

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Sedec firma parceria para impulsionar participação de pequenas empresas de MT no mercado internacional

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana