Mato Grosso

Sesp realiza curso de Inteligência em Segurança Orgânica para forças de segurança de 4 Estados

Publicado

Mais de 30 policiais do setor de inteligência das forças de Mato Grosso, de mais quatro Estados e federais participam nesta semana da 38ª edição do curso de Segurança Orgânica, realizado pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O curso começou nesta segunda-feira (31.3) e segue até sábado (05.4), e faz parte do faz parte do calendário dos Cursos Presenciais de Inteligência em Segurança Pública desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Para o secretário adjunto de Inteligência (SAI), delegado Valter Furtado, o curso é a oportunidade de ampliar os conhecimentos nas diferentes áreas de atuação da inteligência, aprimorando o enfrentamento às ações criminosas em Mato Grosso.

“É uma oportunidade de ampliar nossos conhecimentos na área de atuação trazendo novos conceitos ações de Inteligência para serem desenvolvidos pela Sesp, no enfrentamento às facções criminosas, que é um dos focos da nossa gestão”, destacou.

Ao todo 40 policiais estão sendo capacitados durante o curso, sendo 33 agentes das forças de segurança em Mato Grosso, dentre elas Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de policiais dos Estados de Mato Grosso do Sul (2), Goiás (2), Distrito Federal (1) e Paraná (2).

Leia mais:  Corpo de Bombeiros resgata gambá dentro de cavalete de registro de água

Também estão participando do treinamento agentes dos setores de Inteligência da Secretaria de Segurança (Sesp), Casa Civil, e Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Tribunal de Justiça e Ministério Público.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Imagens de câmeras do Vigia Mais MT auxiliam recuperação de carro menos de 2h após roubo

Publicado

Com apoio do Vigia Mais MT, equipes policiais localizaram um veículo duas horas após ter sido roubado, na tarde deste domingo (4.5), em Várzea Grande.

O roubou ocorreu por volta da 16h, quando a vítima, que prestava serviço para uma empresa, foi abordada por um suspeito armado, que levou o veículo.

No momento da ocorrência, não foi possível identificar a placa, sendo repassadas apenas características do automóvel.

A partir dessas informações, a equipe de videomonitoramento iniciou buscas e conseguiu identificar o veículo Renault ao passar por uma câmera com sistema de leitura automática de placas (OCR) sentido Várzea Grande.

Com o alerta, as informações foram repassadas às equipes do 25º Batalhão da Polícia Militar, que realizaram diligências e localizaram o veículo abandonado no bairro Jardim Maringá, poucas horas após o crime.

O automóvel foi recuperado e encaminhado à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para as providências legais cabíveis.

O Vigia Mais MT

Desde sua criação, em março de 2023, o Programa Vigia Mais já ajudou a recuperar cerca de 600 veículos e devolveu R$ 23 milhões em patrimônio à sociedade com a recuperação de carros, caminhões, motos e outros automotores.

Leia mais:  Com quatro ordens de prisão, foragido de Rondônia é preso pela Polícia Civil em Colniza

As câmeras do programa estadual de videomonitoramento em segurança pública estão presentes nos 142 municípios auxiliando na prevenção, repressão e investigação de crimes.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana