A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), inaugurou nesta segunda-feira (23.3) um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no município de Nobres (123 km de Cuiabá).
O novo posto do Sine está localizado no Centro de Cidadania Profª Izabel P. Campos, passando a ofertar serviços como intermediação de mão de obra, orientação profissional, acesso à carteira de trabalho digital, habilitação do seguro-desemprego e ações de qualificação profissional, fortalecendo as políticas públicas de emprego, renda e cidadania no município.
Representando o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, a coordenadora do Sine-MT, Simone Koehler, destacou que a implantação da unidade é resultado de um trabalho conjunto entre Estado e município.
“É uma grande honra fazer parte deste momento. A abertura dessa unidade é fruto de uma cooperação técnica entre o Governo do Estado, por meio da Setasc e a prefeitura, em um trabalho que vem sendo construído desde o ano passado”, afirmou Simone.
Ela também ressaltou a importância do novo espaço como ponto de referência para trabalhadores e empregadores. “É um grande avanço para o trabalhador e para o empregador, que passam a ter um ponto de referência para orientações e acesso a serviços como carteira de trabalho digital e habilitação do seguro-desemprego”, disse.
Durante a solenidade, o prefeito de Nobres, José Domingos, destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para ampliar o atendimento à população trabalhadora.
“Essa parceria é extremamente importante entre o Governo do Estado, por meio da Setasc e a Prefeitura de Nobres, junto com a Secretaria de Assistência Social do nosso município. Estamos trazendo um serviço que é uma extensão do Ministério do Trabalho, para que possamos recepcionar e atender, de fato, a nossa classe trabalhadora”, explicou.
O prefeito reforçou ainda o potencial da unidade para contribuir com o desenvolvimento econômico local, especialmente por meio da qualificação da mão de obra.
“O Sine tem um portfólio muito grande de serviços a serem prestados, desde o balcão de empregos até a capacitação, que é extremamente importante. Hoje, temos mais de 3 mil empregados em usinas de calcário e percebemos uma rotatividade muito grande, justamente pela falta de qualificação”, pontuou.
Representando o secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Emerson Toledo, a coordenadora de Qualificação Profissional e Empreendedorismo da Setasc, Marcela Barbosa, afirmou que a chegada do Sine também fortalece as ações de qualificação profissional em Nobres.
“Hoje é uma grande satisfação participar da abertura do Sine em Nobres. Em nome da nossa primeira-dama, Virginia Mendes, já trazemos o SER Família Capacita, que inclusive já está acontecendo no município com dois cursos”, afirmou.
Segundo Marcela, a proposta é ampliar a oferta de capacitações conforme as demandas locais. “Vamos seguir trabalhando para trazer mais cursos e mais qualificação profissional, com ações como o Programa SER Família Capacita Sine, que atendam às necessidades da população do município”, declarou.
A secretária municipal de Assistência Social, Cidadania, Emprego e Trabalho (Seacet), Mari Hoepers, destacou a importância da chegada do Sine para o desenvolvimento local.
“Ter o Sine em Nobres é motivo de muita satisfação, porque sabemos o quanto esse serviço vem para somar e contribuir com o desenvolvimento do município”, disse.
Já o presidente do Conselho Estadual do Trabalho de Mato Grosso (CETb-MT), Carlos Corso, ressaltou que a inauguração representa mais um avanço para trabalhadores e empregadores da região.
“Essa unidade representa mais um serviço de cidadania à disposição da sociedade. Ela vai aproximar o trabalhador que busca uma vaga do empregador que oferece uma oportunidade, além de contribuir com a qualificação da mão de obra para atender às demandas da região”, completou.
Com a inauguração do posto do Sine, Nobres passa a contar com uma estrutura permanente de apoio ao trabalhador, ampliando o acesso a serviços essenciais e fortalecendo a inclusão socioprodutiva da população.
Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.
A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.
Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.
O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.
Inscrições
As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.
A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.
Premiação
A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.
A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.
As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.
18º Olimpíada Nacional em História do Brasil
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.