Mato Grosso

Setasc oferece serviços para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e familiares na Apae

Publicado

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), irá oferecer, nesta sexta e sábado (26 e 27.04), em Cuiabá, serviços às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, pelo programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes. 

“Estamos colhendo os frutos, e ver o interesse pelo programa SER Família Inclusivo mostra que estamos no caminho certo. Esse é o exemplo que estamos testemunhando com a mobilização na Apae. Ninguém faz nada sozinho, por isso, essa união por uma sociedade inclusiva e justa é extremamente importante. Fico feliz com a proporção deste projeto, que tem dado espaço para que as pessoas com TEA sejam inseridas no dia a dia, juntamente com seus familiares. Gratidão ao deputado estadual Max Russi, nosso parceiro no social, por abraçar a causa”, afirmou a primeira-dama Virginia Mendes.

Os atendimentos serão realizados na Apae em Cuiabá, localizada no bairro Porto, das 9 às 15h.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por estupro de vulnerável em Cuiabá

Na ação, denominada “Práticas de atendimento e acolhimento para pessoas autistas e suas famílias”, serão emitidas segundas vias de certidões de nascimento e casamento; o novo documento de identificação contendo a CID, tanto para autistas quanto para seus familiares.

Também serão oferecidos, exclusivamente para pessoas com autismo, os serviços de audiometria; emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA); cordão de identificação e capa protetora para a CIA.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate 13 incêndios florestais nesta sexta-feira (9)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, nesta sexta-feira (9.10), 13 incêndios florestais registrados nos municípios de Água Boa, Colniza, Cuiabá, Juruena, Marcelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Maringá, Paranatinga, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Tesouro e União do Sul.

As ações de combate estão concentradas, principalmente, em Marcelândia, onde os bombeiros atuam em duas ocorrências. Além desse local, as equipes permanecem mobilizadas nas demais localidades, realizando ações de combate direto às chamas e controle dos focos de incêndio.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 13 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Sendo os 13 focos registrados na Amazônia.

Leia mais:  32ª Zona Eleitoral programa 21 mutirões para Cláudia, Marcelândia e União do Sul com foco na biometria

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Seciteci inicia aulas de capacitação digital em Santo Antônio de Leverger

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana