Educação

Supernova divulga vencedores de ideação de negócios inovadores

Publicado

Os cinco melhores projetos apresentados no Supernova, resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram divulgados nesta segunda-feira, 26 de janeiro. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram destaque na premiação. A iniciativa buscou sensibilizar e capacitar estudantes de cursos técnicos e superiores de instituições públicas e privadas de ensino de todo o país para a ideação de negócios inovadores, com foco na resolução de demandas sociais, tecnológicas e de mercado. Como prêmio, os vencedores participarão, ainda neste primeiro semestre, de uma missão técnica em um hub de inovação e tecnologia. 

Confira a lista dos vencedores: 

Região Norte: Equipe Lótus – Instituto Federal do Pará (IFPA) 

Região Nordeste: Equipe SyncCore – Instituto Federal do Piauí (IFPI Campus Picos) 

Região Centro-Oeste: Equipe AGANI – Soluções fotônicas – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) 

Região Sudeste: Equipe Fungi Factory – Instituto Federal de São Paulo (IFSP) 

Região Sul: Equipe Eusablyers – Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) 

Ambiente de inovação: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), vencedor como destaque de equipes concluintes na iniciativa 

Leia mais:  Caravana Pé-de-Meia conversa com estudantes de Roraima

A trilha de capacitação do Supernova contou com mais de 3 mil inscritos e mais de 1.100 equipes formadas em todo o país. O Supernova é alinhado ao Programa Nacional Educação que Transforma e ao Programa Nacional Impulso Tecnológico, do Sebrae. Nos próximos três anos, o programa prevê a participação de 1 milhão de estudantes e a ideação de 50 mil novos negócios que devem continuar recebendo suporte e orientação do Sebrae em programas voltados para aceleração de negócios.  

“Ao estimular a criação e o desenvolvimento de novas ideias dentro de um ecossistema colaborativo, integrando ensino, pesquisa, extensão e inovação, estamos contribuindo com a formação dos nossos estudantes”, afirmou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli. O secretário também destacou o papel dos Ambientes Promotores de Inovação, que oferecem suporte e estímulo para que estudantes e servidores possam desenvolver suas ideias e transformá-las em soluções concretas. 

“O Supernova contribui para o processo mais importante para o Brasil, que é a inclusão educativa. O Sebrae atua para abrir as portas para a educação. O que está acontecendo é uma possibilidade da construção de um processo, que pode se tornar paradigma para todo o país”, disse o presidente do Sebrae, Décio Lima. 

Leia mais:  VAAR-Fundeb: 1.200 municípios ainda não enviaram informações

“A experiência agrega valor à trajetória profissional de jovens que concluem o curso técnico ou a graduação. Mais do que oferecer a possibilidade de empreender formalmente, o destaque está no conhecimento adquirido e nas competências desenvolvidas, que permitem aos participantes construir seus próprios projetos de vida com protagonismo, e este impacto reverbera positivamente em toda a sociedade”, completou o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. 

Supernova – Com formato híbrido, tanto presencial quanto a distância, a iniciativa oferta, gratuitamente, uma trilha de capacitação que inclui conteúdos relacionados ao desenvolvimento de competências empreendedoras, validação de negócios, marketing, construção de MVP, vendas, sustentabilidade financeira, construção e apresentação de pitch, além de mentorias. Ao fim, as equipes entregam um modelo de negócios e um vídeo pitch

A metodologia da trilha de capacitação está estruturada de forma a promover o protagonismo dos estudantes, articulando o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais e integrando a formação acadêmica à prática empreendedora. 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Sebrae 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

Educação

MEC faz primeiros pagamentos da Bolsa Permanência Mais Médicos

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) efetua, nesta semana, o primeiro pagamento de bolsas do Programa Bolsa Permanência Mais Médicos (PBP-PMM). Nesta etapa inicial, estão sendo pagas 2.800 bolsas referentes aos meses de março e abril, beneficiando 1.400 estudantes de medicina em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O valor da bolsa é de R$ 700 mensais. 

Para explicar fluxos e regras do programa a pasta realizará, na quarta-feira, 20 de maio, um webinário, transmitido ao vivo pelo canal oficial do MEC no YouTube. O encontro busca esclarecer dúvidas de gestores, estudantes beneficiários e representantes do movimento estudantil.  

Em um ano, o investimento do Governo do Brasil no pagamento das bolsas poderá chegar a R$ 13,3 milhões, garantindo apoio financeiro para mais de 1,5 mil estudantes de medicina vinculados ao Programa Mais Médicos. A previsão é a de que, a partir do pagamento referente ao mês de maio, o programa passe a atender todos os estudantes elegíveis, totalizando 1.588 beneficiados – número superior às 1.500 bolsas inicialmente previstas. Com a ampliação, o MEC deverá zerar a fila de demanda por esse tipo de apoio. 

Leia mais:  Caravana Pé-de-Meia conversa com estudantes de Roraima

Bolsa permanência – O Programa Bolsa Permanência Mais Médicos tem como objetivo assegurar condições materiais para a permanência de alunos de baixa renda no curso de medicina, especialmente aqueles oriundos de regiões socioeconomicamente vulneráveis e afastadas dos grandes centros urbanos. 

Além de enfrentar desigualdades sociais no acesso e permanência no ensino superior, o programa também contribui para fortalecer a oferta de serviços de saúde no país, uma vez que a evasão desses estudantes pode comprometer a formação de médicos destinados a atuar em áreas que historicamente enfrentam escassez de profissionais. 

O PBP-PMM foi regulamentado pela Portaria MEC nº 655/2025, posteriormente alterada por norma publicada pelo ministério. Já os procedimentos para execução das bolsas foram estabelecidos pela Resolução FNDE nº 25/2025. De acordo com as normas, o pagamento das bolsas será efetuado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), preferencialmente por meio de Poupança Social Digital, modalidade que dispensa a emissão de cartões físicos e evita deslocamentos dos estudantes beneficiários, especialmente daqueles que residem em regiões remotas. 

Leia mais:  MEC mobiliza escolas para enfrentar a violência de gênero

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana