Várzea Grande
Testes de vazão constatam volume insuficiente para atender à comunidade
Publicado
17 de outubro de 2025, 15:30
Após resultados atestados por empresa especializada, DAE-VG busca recursos para construção de nova adutora, já que a água no local não é suficiente para viabilizar uma extensão de rede
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), atendendo ao chamado da população, contratou uma empresa especializada para realizar o teste de vazão do poço localizado construído no bairro São Simão, ainda em 2024.
De acordo com a diretora de Produção do DAE-VG, Weny Patrícia, o poço possui cerca de 23 metros cúbicos e profundidade de 100 metros, mas a vazão não é suficiente para atender de forma contínua a demanda da comunidade. “Essa vazão atenderia aproximadamente 100 casas por uma semana e, em seguida, a água acabaria. Por isso, o poço não é viável para o abastecimento da região”, explicou.
Weny frisa que o poço não foi construído pela autarquia e não é de sua responsabilidade, porém, o DAE-VG realizou todas as medições e análises técnicas necessárias, reafirmando seu compromisso em buscar soluções concretas para o problema de abastecimento no bairro.
Como alternativa, o DAE-VG já elabora um projeto para a construção de adutora de aproximadamente 6 quilômetros, que permitirá levar água de outro sistema para atender de forma definitiva os moradores do São Simão.
A diretoria da autarquia reforça que a execução dessa obra depende da captação de recursos junto ao governo do Estado, e garante que as equipes técnicas estão empenhadas na busca dessa parceria para garantir um abastecimento seguro e duradouro à população.
Várzea Grande
Mais de 3 mil pessoas visitam estande de Várzea Grande no primeiro dia da FIT Pantanal 2026
Publicado
4 de junho de 2026, 15:00
Decoração com cores vibrantes, viola de cocho, ganzá e mocho, bebidas típicas e artesanato. Esses foram alguns dos atrativos que abrilhantaram o estande de Várzea Grande em mais uma edição da Feira Internacional de Turismo (FIT Pantanal 2026). Participando pela segunda vez consecutiva na gestão da prefeita Flávia Moretti, o município está estrategicamente localizado logo na entrada dos pavilhões da maior feira de turismo do Estado.
Somente no primeiro dia de exposição, nesta quarta-feira (3), cerca de 3 mil pessoas passaram pelo espaço varzeagrandense. Os visitantes puderam conhecer mais sobre a tradicional Rota do Peixe, a história das redeiras do Limpo Grande e o trabalho das 25 empresas parceiras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, responsável pela organização do estande.
Entre os visitantes estavam autoridades políticas, empresários, turistas, estrangeiros e moradores da região metropolitana, todos atraídos pela proposta de apresentar a cultura, a gastronomia e os potenciais turísticos do município.
A prefeita Flávia Moretti comemorou a grande movimentação registrada no primeiro dia da feira e destacou as potencialidades do município para visitantes de diversas regiões do Estado e do país.
“É uma alegria ver o nome de Várzea Grande ganhando destaque em um evento tão importante para o turismo de Mato Grosso. Estamos mostrando nossas potencialidades, nossa cultura, nossa gastronomia e, principalmente, a hospitalidade do nosso povo. Ver milhares de pessoas visitando o estande logo no primeiro dia demonstra que estamos no caminho certo ao promover e fortalecer a imagem da nossa cidade”, destacou a prefeita.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, reforçou a importância de Várzea Grande ocupar espaço de protagonismo em um dos maiores eventos do setor.
“Precisamos ser vistos. Várzea Grande é o coração que recebe o mundo em Mato Grosso e jamais poderíamos ficar de fora. Temos cultura, atrações, rota do peixe, gastronomia, o nosso rio com pesca urbana e passeio. Várzea Grande tem riquezas e belezas que merecem ser conhecidas pelo Brasil e pelo mundo. Estamos felizes com o resultado de um estande bonito e com as pessoas reconhecendo Várzea Grande como uma cidade acolhedora”, afirmou.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Edu Sá, ressaltou o crescimento da participação do município na feira.
“Várzea Grande completa 159 anos e estamos na 33ª edição da FIT. Pela segunda vez colocamos nossa cidade em evidência e inovamos. Ano passado tínhamos oito parceiros e este ano chegamos a 25. Os visitantes encontram aqui o que temos de melhor em religiosidade, cultura, gastronomia, tradição e calor humano. Somos a porta de entrada do turismo de Mato Grosso”, destacou.
A receptividade do estande chamou a atenção de visitantes de diferentes cidades. A cuiabana Thalita Queiroz elogiou a estrutura e a valorização das potencialidades locais.
“Eu adorei, está tudo muito lindo. Sou cuiabana, mas para mim Cuiabá e Várzea Grande são cidades irmãs. Precisamos sempre dar as mãos e valorizar uns aos outros. Várzea Grande tem muito potencial e todos sabem disso. Tem a rota do peixe, as festas católicas e o aeroporto. Estão de parabéns”, afirmou.
De Reserva do Cabaçal (388 km de Várzea Grande), os irmãos Fabiana Reis e Rafael Reis também aprovaram a iniciativa. Além de conhecerem as atrações, participaram da tradicional roleta da sorte, que distribui brindes como copos personalizados, vouchers de hospedagem e kits de produtos artesanais.
“Voltamos de mão cheia. O estande está muito bacana, show de bola. Já tinha passado em frente no começo da feira e voltei porque chama muita atenção. Está bem criativo”, comentou Rafael.
Fabiana destacou a relação que já possui com a cidade.
“Já conhecemos Várzea Grande e passeamos bastante por lá. Gostamos muito da cidade. Sempre que chegamos à capital, visitamos a nossa VG. É uma cidade incrível”, disse.
Morador de Cuiabá, o policial federal Giovane Machado também fez questão de prestigiar o espaço.
“Eu e minha família viemos conhecer o estande de Várzea Grande. Somos cidades coirmãs. O espaço está muito bonito e os brindes são excelentes”, relatou.
A empresária e escritora Michele Barbosa também aprovou a proposta apresentada.
“Eu adorei. No primeiro dia, Várzea Grande trouxe um pouquinho de si para a feira. Está divertido, bonito e acolhedor. Já visitei muito a cidade e adoro ir para lá”, contou.
Representantes de entidades empresariais também elogiaram a presença do município na feira. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande (Acivag), Valterson Gonçalves, classificou a iniciativa como um importante instrumento de valorização da cidade.
“Essa iniciativa da gestão é fenomenal. O turismo de Várzea Grande é fantástico. Tenho orgulho de ser varzeagrandense. Precisamos exaltar nossa cidade e o turismo, pois somos o portal de entrada dos visitantes em Mato Grosso”, afirmou.
Já o diretor da Assivag, Mário Celson, destacou o fortalecimento da autoestima da população.
“Várzea Grande está fazendo bonito. Nosso estande está lindo. Parabenizo a gestão pelo apoio. Como morador da cidade, fico feliz em ver trabalhos que ajudam a resgatar a autoestima dos varzeagrandenses”, declarou.
O ex-presidente da Fecomércio Mato Grosso, Wenceslau Júnior, ressaltou o potencial turístico e econômico do município.
“Várzea Grande é nossa cidade coirmã. Tenho muito carinho pelo município e fico feliz em ver a prefeita Flávia Moretti divulgando as atrações locais. A cidade possui uma potencialidade gigantesca”, afirmou.
Além do turismo, Várzea Grande utilizará a feira para evidenciar seu potencial econômico, apresentando iniciativas ligadas ao Parque Tecnológico, universidades, comércio fortalecido e geração de emprego e renda.
A FIT Pantanal segue até domingo (7), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunindo expositores de diversas regiões do Brasil e de outros países, consolidando-se como uma das principais vitrines do turismo mato-grossense. Com o sucesso do primeiro dia, a expectativa é de que milhares de pessoas ainda passem pelo estande ao longo da programação.
A programação completa da participação de Várzea Grande na FIT Pantanal 2026 pode ser consultada no portal oficial da Prefeitura de Várzea Grande: www.varzeagrande.mt.gov.br.
Galeria de Fotos (10 fotos)
Setor produtivo e bancos vão travar batalha de R$ 130 bilhões semana que vem no Senado
Deborah Secco relembra momentos especiais e se despede de maio na web
Expoara deve movimentar R$ 200 milhões e consolidar polo regional
Tecnologia na classificação de café impulsiona qualidade e fortalece exportações brasileiras
Sumitomo Chemical e Cocatrel impulsionam cafeicultura sustentável com certificação carbono neutro em Minas Gerais
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento29 de maio de 2026, 10:00Andrea Guimarães celebra aniversário em Porto de Galinhas com viagem luxuosa
-
Entretenimento29 de maio de 2026, 10:30Scheila Carvalho reflete sobre envelhecer com saúde e revela foco aos 52 anos
-
Entretenimento29 de maio de 2026, 14:00Lore Improta celebra alta da maternidade e agradece carinho dos fãs: ‘Mais especial’
-
Entretenimento29 de maio de 2026, 18:00Gabi Luthai celebra quase 13 anos de relação com Teodoro Teló: ‘Sabor especial’

