Mato Grosso

TRE-MT confirma participação no Caveiras Moto Festival em Rondonópolis

Publicado

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marcará presença no 9º Caveiras Moto Festival, que será realizado nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, no Parque Municipal Lamartine da Nóbrega – Encontro das Águas, em Rondonópolis. Além de curtir muito rock, liberdade e motores roncando, o público terá a oportunidade de cadastrar a biometria eleitoral diretamente no estande do TRE-MT, garantindo sua regularidade com a Justiça Eleitoral. 

O atendimento funcionará em dois dias: 

  • Sexta-feira (12/09): das 17h às 21h 
  • Sábado (13/09): das 18h30 às 21h30 

A entrada será 1 kg de alimento não perecível ou ração pet. “O eleitor poderá aproveitar o festival e, ao mesmo tempo, ficar em dia com a democracia. É uma forma inovadora de aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade”, destacou a chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral, Hiromi Mizobe. 

Atualmente, dos 170 mil eleitores de Rondonópolis, apenas 8.229 ainda não cadastraram sua biometria. “Estamos com 95% dos eleitores cadastrados, falta pouco para completarmos e talvez sermos um dos primeiros municípios do Brasil a termos 100% dos eleitores com seus registros biométricos, garantindo uma eleição ainda mais rápida e segura”, completou Hiromi. 

Leia mais:  Dona de bar é presa pela Polícia Militar por tráfico de drogas em Sinop

Biometria fortalece a segurança do processo eleitoral 

A biometria eleitoral é o sistema de identificação do eleitor por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. O procedimento é pessoal e intransferível, assegurando que cada cidadão vote apenas uma vez e impedindo a tentativa de fraude por meio da utilização de dados de terceiros. 

No dia da eleição, o eleitor confirma sua identidade ao posicionar o dedo no leitor biométrico e, em seguida, é autorizado a votar na urna eletrônica. Durante o cadastro biométrico, também são atualizados dados pessoais e a fotografia do eleitor, o que amplia a confiabilidade do registro. 

A tecnologia representa um importante avanço para a democracia brasileira, ao garantir maior segurança, autenticidade e agilidade no processo de votação, reduzir filas, prevenir fraudes e aumentar a confiabilidade dos resultados eleitorais. 

 

Daniel Dino  
Assessoria TRE-MT 

 

 

Fonte: TRE – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Prefeita de Pedra Preta denuncia vereador por violência política de gênero e pede cassação de mandato

Publicado

Representação apresentada por Iraci Ferreira de Souza acusa parlamentar de ataques pessoais, quebra de decoro e uso do mandato para desqualificar a gestora

A prefeita de Pedra Preta, Iraci Ferreira de Souza, apresentou uma representação disciplinar contra o vereador Carlos Fernando Pereira de Oliveira, o “Fernando do Galvileiro”, sob acusação de violência política de gênero e quebra de decoro parlamentar.

A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e, posteriormente, remetida à Presidência do Legislativo para análise e adoção das providências cabíveis. No documento de encaminhamento, a própria Procuradoria ressalta que não possui natureza investigativa ou poder para aplicar sanções, cabendo aos órgãos competentes da Câmara analisar o caso.

Segundo a representação, os episódios teriam ocorrido durante fiscalizações e manifestações públicas realizadas pelo vereador nos meses de junho, julho e agosto de 2026. A prefeita sustenta que as críticas ultrapassaram o debate administrativo e passaram a conter ataques pessoais e expressões consideradas ofensivas.

Entre os episódios citados está uma fiscalização realizada no Distrito Industrial, em junho, quando o parlamentar fez críticas à administração municipal. Outro fato apontado ocorreu às margens da Rodovia 459, em julho. A representação também relata um episódio ocorrido em 11 de agosto, na Farmácia Municipal, quando o vereador realizou uma transmissão ao vivo e questionou a falta de medicamentos. A defesa da prefeita afirma que, durante essas manifestações, foram utilizadas expressões como “incompetente”, “omissa” e “mentirosa”.

Leia mais:  Polícia Civil recupera 158 aparelhos celulares furtados ou roubados em Cuiabá e Várzea Grande

Na representação, Iraci argumenta que não pretende impedir a fiscalização do Legislativo ou críticas à administração, mas sustenta que houve uma sequência de manifestações direcionadas à sua pessoa e à sua condição de mulher ocupante do cargo de chefe do Executivo.

O documento fundamenta a denúncia na legislação que trata da violência política contra a mulher e também defende que a imunidade parlamentar não serviria para proteger eventuais ofensas pessoais sem relação direta com o exercício legítimo do mandato.

Ao final, a prefeita solicita o recebimento da representação, a análise preliminar dos fatos e o encaminhamento do caso à Mesa Diretora e à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Pedra Preta. Entre as medidas requeridas está a abertura de processo disciplinar que poderá, caso as acusações sejam comprovadas e observados o contraditório e a ampla defesa, resultar inclusive na cassação do mandato do vereador.

Iraci também pede o envio de cópia dos autos ao Ministério Público de Mato Grosso, para análise de eventuais ilícitos funcionais e crimes contra a honra. A representação foi protocolada na Câmara Municipal de Pedra Preta no dia 20 de agosto de 2026.

Leia mais:  Com apoio da Desenvolve MT, empresária adquire usina solar e impulsiona expansão de negócio

Até esta etapa, trata-se de uma representação com acusações formuladas pela prefeita, e não de uma decisão definitiva contra o parlamentar. Caberá aos órgãos competentes da Câmara avaliar o prosseguimento do caso e assegurar ao vereador o direito de defesa.

Veja a Representação

Fonte: Política

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana