A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu um homem e apreendeu dois adolescentes por tráfico ilícito de drogas, nesta quinta-feira (19.3), em Araputanga. Os suspeitos foram conduzidos em três ocorrências registradas, onde foram apreendidas porções de maconha, cocaína e pasta base.
Na primeira ocorrência, registrada por volta de 15h30, os militares da cidade atenderam um chamado de denúncia anônima sobre a movimentação de usuários de drogas, em uma residência. No endereço, os policiais abordaram um homem entregando entorpecentes para outro suspeito, que estava em uma motocicleta e conseguiu fugir ao ver a PM.
Com o suspeito detido, de 16 anos, os militares encontraram cinco porções de maconha. Questionado sobre a droga, o menor confessou que estava vendendo o material a mando de uma facção e levou os policiais até o interior da casa, onde foram encontradas mais 60 porções de maconha. O adolescente recebeu voz de prisão e foi conduzido pela PM.
Já por volta de 17h40, a Polícia Militar se deslocou até um endereço após receber informações da localização de um adolescente que estava distribuindo entorpecentes, em uma motocicleta. No local, os policiais encontraram o menor mexendo em um celular. O suspeito tentou fugir com a chegada da PM e danificou o celular, jogando o objeto no chão.
O criminoso correu em direção a uma casa e foi detido. Dentro do imóvel, os militares fizeram buscas e localizaram 150 porções de drogas, entre maconha, cocaína e pasta base de cocaína. Ele também foi detido em flagrante e levado até a delegacia.
Na terceira ocorrência, registrada às 19h30, a equipe policial fazia rondas noturnas pela cidade e encontraram um homem em suspeita, que jogou um material no chão e tentou despistar os militares.
Diante da conduta, os policiais abordaram o homem. Com ele, nada de ilícito foi encontrado. Já na verificação ao material jogado no chão, a equipe encontrou uma porção de cocaína e outra de pasta base e deu voz de prisão ao suspeito.
Os três suspeitos encontrados foram encaminhados para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil para demais procedimentos.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) promoveu, neste sábado (10.10), uma ação especial pelo Dia das Crianças na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. A iniciativa contou com a entrega de lanches e kits com doces e guloseimas às crianças que visitaram suas mães e avós custodiadas na unidade.
A ação teve como objetivo fortalecer os vínculos familiares e proporcionar um momento de acolhimento às crianças durante as visitas às familiares privadas de liberdade.
Foto: Keuri Lopes – Sejus MT
A diretora da Penitenciária Feminina, Keily Adriana Arruda Marques, destacou que a iniciativa busca amenizar os impactos que o contexto prisional pode provocar nas experiências e nas memórias das crianças.
“Realizamos aqui na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May uma ação em alusão ao Dia das Crianças. Como forma de fortalecer os vínculos familiares, fizemos o acolhimento de filhos e netos das mulheres custodiadas. Não como forma de romantizar o cárcere, mas sim de tentar atenuar os efeitos negativos que essas circunstâncias podem causar na construção de memórias dessas crianças. A Sejus, além do dever institucional, tem compromisso com a responsabilidade social”, afirmou.
A coordenadora da Educação da Penitenciária, Margaret Anderson de Oliveira, ressaltou a preparação da equipe para proporcionar um momento especial de convivência entre as mulheres custodiadas e seus familiares. Segundo ela, algumas mães estavam há anos sem contato presencial com os filhos.
“É uma ação social em que organizamos carinhosamente esse momento da mãe com os seus filhos. Temos mães que não veem os seus filhos há quatro ou oito anos, e esse é o momento desse acolhimento com as nossas pessoas privadas de liberdade e seus filhos. Organizamos antecipadamente com a assistente social, direção, educação e todos os envolvidos nessa ação social”, explicou.
Margaret também destacou que a programação da unidade inclui outras atividades ao longo de outubro, como ações relacionadas à campanha Outubro Rosa, com iniciativas diferenciadas a cada semana para as mulheres custodiadas. Foto: Keuri Lopes – Sejus MT
Uma das participantes da ação, a pessoa privada de liberdade M. S. de A., relatou a emoção de reencontrar os filhos após oito anos sem vê-los.
“Já faz oito anos que estou aqui e hoje é a primeira vez que vejo eles depois de todos esses anos. Eu estou muito feliz. Hoje, por estar trabalhando na oficina de costura, graças a Deus, tenho como dar presentes para eles”, declarou.
Além de proporcionar um momento de convivência familiar, a iniciativa reforça a importância de ações de responsabilidade social no ambiente prisional, com atenção aos vínculos afetivos e aos impactos do encarceramento sobre as famílias das mulheres custodiadas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.