Esportes

Vasco sofre virada do Olimpia no Paraguai, perde liderança e se complica na Sul-Americana

Publicado

O Vasco saiu derrotado pelo Olimpia por 3 a 1 na noite desta quarta-feira (20.05), no estádio Defensores del Chaco, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, e viu a liderança do Grupo G escapar. Depois de abrir o placar ainda no fim do primeiro tempo, a equipe carioca não conseguiu sustentar a vantagem na etapa final, sofreu a virada e agora chega pressionada à última rodada da chave.

O único gol vascaíno foi marcado por Cuesta, enquanto Mateo Gamarra, Hugo Sandoval e Ferreira balançaram as redes para o time paraguaio. Com o resultado, o Vasco permaneceu com sete pontos e caiu para a segunda posição. Já o Olimpia assumiu a ponta do grupo e depende apenas de um empate diante do Audax Italiano para confirmar a classificação em primeiro lugar.

Na rodada decisiva, o time de São Januário terá de fazer a sua parte em casa. O Vasco enfrenta o Barracas na próxima quarta-feira, às 21h30, e ainda precisará torcer por uma derrota do clube paraguaio para retomar a liderança da chave.

O jogo

A partida começou com maior pressão dos donos da casa, que buscaram o ataque desde os primeiros minutos e tentaram empurrar o Vasco para o campo defensivo. Mesmo assim, foi o time brasileiro quem conseguiu sair na frente. Já aos 49 minutos da etapa inicial, Nuno Moreira cobrou escanteio na medida e Cuesta apareceu bem para cabecear firme, mandando a bola para o chão e vencendo o goleiro Olveira.

Leia mais:  Red Bull Bragantino conquista vitória de virada na Sul-Americana

Na volta do intervalo, o cenário mudou. O Olimpia cresceu no jogo e passou a encontrar mais espaços. Aos 22 minutos, Quintana cobrou escanteio na primeira trave, e Mateo Gamarra desviou para deixar tudo igual no Defensores del Chaco.

A situação vascaína piorou pouco depois. Aos 27 minutos, João Vitor foi expulso após deixar a sola da chuteira na coxa de Alan Rodríguez, deixando a equipe brasileira com um jogador a menos no momento mais delicado da partida.

Com superioridade numérica, o Olimpia intensificou a pressão e conseguiu a virada aos 40 minutos. Em cobrança de falta, Hugo Sandoval apareceu livre na pequena área e finalizou de canhota para colocar os paraguaios em vantagem. Já nos acréscimos, aos 49, Ferreira dominou dentro da área e bateu colocado para fechar o placar em 3 a 1.

A derrota tirou do Vasco a vantagem na corrida pela liderança do grupo e deixou a equipe sem depender apenas de suas forças para avançar na primeira colocação. Agora, além de vencer em São Januário, o cruzmaltino precisará de combinação de resultados para seguir sonhando com a ponta da chave.

Leia mais:  Bragantino vence Athletico-PR fora de casa e mantém sonho da permanência na Série A

Próximo jogo

Jogo: Vasco x RB Bragantino

Campeonato: Brasileirão – 17ª rodada

Data: 24/05 (domingo), às 20h30 (de Brasília)

Local: São Januário

FICHA TÉCNICA
Olimpia 3 x 1 Vasco
Competição Copa Sul-Americana – Grupo G – 5ª rodada
Local Estádio Defensores del Chaco, Assunção (PAR)
Data 20 de maio de 2026 (quarta-feira)
Horário 19h (de Brasília)
Cartões amarelos Alex Franco e Bentaberry (Olimpia); Tchê Tchê, Hugo Moura e Lucas Freitas (Vasco)
Cartões vermelhos João Vitor (Vasco)
Árbitro Wilmar Roldán (COL)
Gols Carlos Cuesta, aos 49′ do 1ºT (Vasco); Mateo Gamarra, aos 22′ do 2ºT (Olimpia); Hugo Sandoval, aos 40′ do 2ºT (Olimpia); Sebastián Ferreira, aos 49′ do 2ºT (Olimpia)
Olimpia Gastón Olveira; Cáceres, Bentaberry, Mateo Gamarra e Alan Rodríguez; Alex Franco (Lezcano), Juan Fernando Alfaro e Quintana; Fernando Cardozo (Alfonso), Alcaraz (Ferreira) e Delmas (Hugo Sandoval). Técnico: Pablo Andres Sanchez
Vasco Léo Jardim; João Vitor, Cuesta, Lucas Freitas e Riquelme (Samuel); Tchê Tchê, Hugo Moura e Ramon (Walace); Hinestroza (JP), David (Brenner) e Nuno Moreira (Matheus França). Técnico: Marcelo Salles

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Suíça elimina a Colômbia nos pênaltis e fecha as vagas nas quartas de final da Copa do Mundo

Publicado

A seleção suíça conquistou nesta terça-feira a última vaga nas quartas de final da Copa do Mundo ao eliminar a Colômbia nas penalidades máximas, por 4 a 3, após um empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, no Estádio BC Place, em Vancouver, no Canadá. Com o resultado, os suíços avançam para enfrentar a Argentina, que havia eliminado o Egito com uma virada por 3 a 2 em Atlanta, no mesmo dia.

O jogo

O primeiro tempo foi marcado pela cautela de ambas as equipes. A Colômbia criou a primeira chance perigosa aos 20 minutos, quando Puerta arriscou da entrada da área e obrigou o goleiro Kobel a fazer boa defesa. A Suíça demorou a responder, mas apareceu com perigo perto da meia hora de jogo. Rieder bateu cruzado e parou em Vargas, e logo em seguida Ndoye também testou o goleiro colombiano, que estava atento.

Na volta do intervalo, a Suíça voltou com postura mais ofensiva. Aos dois minutos, Ndoye fez boa jogada pela esquerda, avançou e cruzou para Sow, que desperdiçou a finalização. Cinco minutos depois, Rieder cobrou falta com perigo, mandando a bola perto da trave. A Colômbia reagiu aos 15, quando Luís Díaz arriscou em duas oportunidades seguidas, mas a marcação e o goleiro Kobel impediram o gol. Os colombianos tentaram chegar ao ataque nas sequências seguintes, mas esbarraram repetidamente na linha de impedimento, com Campaz e Quintero. Nos acréscimos, Ndoye ainda assustou com um chute cruzado que atravessou a área sem encontrar ninguém.

Leia mais:  Cruzeiro derrota CRB e garante vaga nas quartas da Copa do Brasil com atuação heróica de Cássio

Na prorrogação, a Colômbia começou pressionando. Logo no início, Quintero cobrou falta na área, a bola ficou viva e Sánchez tentou de voleio, mas mandou para fora. Campaz ainda invadiu a área e pediu pênalti em lance com Elvedi, sem obter resposta do árbitro. Aos oito minutos, James cobrou escanteio, levantou na área, e Lucumí acertou o travessão. Campaz pouco depois obrigou Kobel a espalmar para escanteio. A Suíça respondeu aos 13, com Amdouni finalizando com perigo dentro da área, mas Vargas mais uma vez apareceu para evitar o gol.

Na segunda etapa da prorrogação, o ritmo caiu. Quintero e Xhaka arriscaram de fora da área, ambos sem sucesso. Aos dez minutos, Campaz desperdiçou a chance mais clara do jogo: Xhaka falhou na marcação, Muñoz recuperou e serviu o atacante, que finalizou mal e mandou para fora. O 0 a 0 persistiu e a classificação foi decidida nos pênaltis.

Nas cobranças, a Suíça foi mais precisa. Quintero e Xhaka converteram nas primeiras rodadas, mas Sánchez errou para a Colômbia. Amdouni manteve a vantagem suíça, e Campaz empatou a contagem. Akanji perdeu para a Suíça, mas Cucho Hernández também falhou para os colombianos. Itten e Luís Díaz marcaram seus pênaltis, e Vargas, o goleiro colombiano, surpreendeu ao converter a última cobrança suíça, sacramentando a classificação por 4 a 3 e eliminando a Colômbia do torneio.

Leia mais:  São Paulo inicia Copinha 2025 com vitória sobre o Serra Branca
FICHA TÉCNICA
Placar

Suíça 0 (4) x (3) 0 Colômbia

Competição Copa do Mundo (Oitavas de final)
Local Estádio BC Place, em Vancouver (CAN)
Data 7 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário 17h (de Brasília)
Cartões amarelos Xhaka, Zakaria, Muheim (Suíça); Luís Suárez, Sánchez (Colômbia)
Cartões vermelhos Nenhum
Árbitro Ivan Arcides Barton (ELS)
Assistentes David Mora (ELS) e Antonio Pupiro (NIC)
VAR Guillermo Pacheco (MEX)
Gols Nenhum (decisão nos pênaltis: Suíça 4 x 3 Colômbia)
 Suíça Kobel; Zakaria (Widmer), Elvedi, Akanji e Ricardo Rodríguez (Muheim); Freuler, Jashari (Sow), Xhaka e Rieder (Amdouni); Dan Ndoye (Vargas) e Embolo (Itten). Técnico: Murat Yakin
Colômbia Camilo Vargas; Daniel Muñoz, Davinson Sánchez, Lucumí (Yerry Mina) e Mojica; Lerma (Richard Ríos), Puerta, Jhon Arias (Campaz) e James Rodríguez (Quintero); Luís Diaz e Luis Suárez (Cucho Hernández). Técnico: Néstor Lorenzo

Fonte: Esportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana