Várzea Grande
VG em Ação intensifica serviços de limpeza, manutenção urbana e mobilidade em 11 regiões de Várzea Grande
Publicado
23 de junho de 2026, 10:30
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, dá continuidade nesta terça-feira (23) a mais uma etapa do programa VG em Ação, uma força-tarefa que leva serviços de manutenção, limpeza urbana e melhorias estruturais para diversas regiões do município.
As equipes atuam com serviços de capinação, roçagem, retirada de entulhos, poda de árvores, revitalização de praças e pintura de meio-fio, contribuindo para a conservação dos espaços públicos e garantindo mais qualidade de vida aos moradores.
O cronograma também contempla ações voltadas à mobilidade urbana, incluindo reforço da sinalização viária, implantação de quebra-molas e modernização da iluminação pública em bairros e avenidas estratégicas da cidade.
As frentes de trabalho fazem parte do planejamento permanente da gestão municipal, com equipes mobilizadas diariamente para promover mais organização, segurança, mobilidade e bem-estar à população várzea-grandense.
Locais atendidos nesta etapa:
• Avenida da FEB
• Bairro 23 de Setembro
• Bairro Chapéu do Sol
• Bairro Construmat
• Bairro Cristo Rei – região central
• Bairro Figueirinha
• Bairro Jardim dos Estados
• Bairro Panorama
• Bairro Vila Rica
• Orla Alameda
• Parque Tanque do Fancho
A Prefeitura reforça que o trabalho de manutenção urbana segue de forma contínua, atendendo diferentes regiões de Várzea Grande e fortalecendo as ações de cuidado com a cidade.
Galeria de Fotos (13 fotos)
Várzea Grande
Escola Paulo Freire promove apresentações culturais inspiradas nas raízes nordestinas
Publicado
21 de agosto de 2026, 16:00
Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Freire participaram, na manhã desta sexta-feira (21), de uma programação especial com apresentações de danças e manifestações culturais nordestinas. A atividade extraclasse movimentou a unidade escolar com apresentações de grupos formados por estudantes que participam do Programa Escola de Tempo Ampliado.
O corpo de jurados, composto pelos profissionais João Marcos de Campos Barros, Andreia da Silva e Lucimeire de Campos Silva, da Superintendência Pedagógica, ficou responsável por avaliar os trabalhos dos grupos. Entre os critérios observados estão ritmo, organização, criatividade, expressão corporal, figurino, trabalho em equipe, originalidade e desenvoltura.
A professora da oficina de danças, Juliana Proença, explicou que os alunos foram desafiados a criar os grupos, realizar pesquisas sobre os ritmos e manifestações culturais do Nordeste e, a partir desse trabalho, desenvolver as coreografias e os figurinos para as apresentações.
“Todo o trabalho foi feito por eles. Eu apenas acompanhei e orientei em alguns pontos, e acho que o resultado foi mais do que o esperado. Todos se saíram muito bem”, elogiou.
A diretora da unidade, Cristiane Costa de Jesus de Souza, destacou a importância do projeto pedagógico “Sabores, Ritmos e Saberes do Brasil” para a formação dos estudantes.
“Hoje, nossos alunos estão vivenciando um momento de muita alegria, criatividade e talento com a participação no concurso de dança. Eles deram um verdadeiro show, demonstrando muito gingado e entusiasmo em cada apresentação. Os jurados vão ter trabalho na avaliação dos grupos”, destacou.
Cristiane ressaltou ainda que a iniciativa valoriza a arte, a cultura e a expressão corporal, além de promover a integração entre os alunos e fortalecer o trabalho em equipe.
“Foi um momento especial, marcado por muita energia, talento e, principalmente, pela participação e protagonismo dos nossos estudantes”, afirmou.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Os alunos dos 6º e 7º anos também participaram do evento com uma apresentação especial inspirada na “Trilha do Curupira”, que representa um manifesto de resistência, mistério e proteção da Floresta Amazônica.
Antes da apresentação, uma das alunas explicou o significado da pintura corporal indígena, uma forma de linguagem visual que expressa a identidade cultural, o papel social, a espiritualidade e a conexão com a natureza de cada etnia. Segundo a estudante, a pintura funciona como uma “segunda pele” e pode mudar de acordo com o momento vivido.
PREMIAÇÃO
Durante o evento, os alunos Bruno de Souza, do 9º ano, e Evelyn Queiroz foram homenageados pela direção da Escola Paulo Freire. Os estudantes foram classificados para a etapa estadual do concurso de redação promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Bruno foi classificado na categoria conto, enquanto Evelyn avançou na categoria poema.
“Com muito talento, dedicação e comprometimento, nossos alunos se destacaram e irão representar nossa escola na etapa estadual. Estamos imensamente orgulhosos com a participação deles nesse concurso e estamos todos na torcida”, comemorou a diretora Cristiane de Souza.
Fórum debate atuação dos hospitais filantrópicos no SUS e desafios para os próximos anos
Profissionais da rede municipal participam de capacitação sobre psicomotricidade como aliada no desenvolvimento de alunos atípicos
Pé-de-Meia: parcelas de agosto começam a ser pagas na segunda (24)
Brasil recebe segunda edição de formação de líderes em vacinologia
IV Sinop Sustentável inicia com programação de feiras, seminários, oficinas e diversas atividades
Mais Lidas da Semana
-
Saúde15 de agosto de 2026, 16:00Fórum de Doenças Negligenciadas debate participação social e políticas públicas
-
Agro News15 de agosto de 2026, 08:01USDA eleva projeção da safra para 123 milhões de toneladas
-
Várzea Grande15 de agosto de 2026, 11:01Projeto “Vivências que Encantam” promove atividades lúdicas e estimula o desenvolvimento das crianças
-
Agro News17 de agosto de 2026, 10:02Brasil pode multiplicar área irrigada, mas água e energia limitam avanço

