Nacional

Workshop de encerramento da Amas 2025 reuniu as forças de segurança para consolidar os resultados do evento

Publicado

Brasília, 11/12/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoveu, nos dias 9 e 10 deste mês, o Workshop de encerramento da Operação Protetor dos Biomas – Amas 2025. A iniciativa reuniu cerca de 80 profissionais das forças de segurança e de órgãos ambientais dos nove estados da Amazônia Legal, com o objetivo de revisar os resultados alcançados ao longo do ano, aperfeiçoar as estratégias de atuação integrada e definir as bases operacionais para o próximo ciclo.

O projeto, integrante do Programa de Proteção de Divisas, Fronteiras e Biomas (Protetor), reforçou a cooperação federativa voltada ao enfrentamento de crimes como desmatamento ilegal, queimadas, garimpo clandestino, grilagem de terras, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Cada estado participante enviou representantes do Comitê Estratégico Estadual do Amas, das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, garantindo diversidade técnica e capilaridade no diagnóstico das ações realizadas em 2025.

Durante o evento, o diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Rodney da Silva, enfatizou a importância da articulação entre os entes federativos para fortalecer a proteção dos biomas brasileiros.
“Com a convergência de esforços e a obtenção de resultados consistentes, poderemos progredir significativamente na segurança pública, especialmente no que tange à proteção dos biomas, tema central deste debate. Essa integração objetiva a articulação dos biomas, incluindo aspectos de governança e proteção ambiental”, afirmou.

Leia mais:  Regulamentação de trabalhadores por aplicativo é tema de audiência pública na Câmara

A Operação Protetor dos Biomas tem se consolidado como uma das principais frentes nacionais de combate aos ilícitos ambientais. No ciclo Amas 2024, os trabalhos coordenados pelo MJSP resultaram em impacto financeiro estimado em R$ 636,5 milhões contra organizações criminosas, além de investimento de R$ 52 milhões em diárias operacionais — números que reforçam a eficácia da estratégia de descapitalização de grupos que atuam na região. As iniciativas também apoiam metas dos Planos Estaduais de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQs) e do Plano Amazônia: Segurança e Soberania.

Avaliação técnica do ciclo 2025

O workshop integrou as etapas de avaliação e consolidação do Processo de Atuação Integrada (PAI), metodologia que organiza o trabalho em fases de planejamento, execução, análise e ajustes. Durante as discussões, as equipes identificaram gargalos operacionais, revisaram procedimentos e reuniram insumos para aprimorar a atuação futura.

Os principais pontos abordados incluíram desafios logísticos enfrentados nos estados, riscos operacionais em áreas de difícil acesso, sobreposição de atividades entre agências, fluxos de governança e a necessidade de maior especialização técnica para ações específicas em biomas sensíveis.

Leia mais:  Secretária Nacional de Direitos Digitais vence Prêmio Todas e reforça agenda por um ambiente digital mais seguro

Os debates também reforçaram a cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, Ibama, ICMBio, Funai e forças estaduais. Outro eixo estratégico foi o uso de tecnologias avançadas — inteligência artificial, imagens de alta resolução, sensoriamento remoto e sistemas de monitoramento contínuo — para ampliar a capacidade de resposta rápida, qualificar análises e apoiar a elaboração dos Planos Táticos Integrados (PTIs) e dos Planos Operacionais do ciclo 2026.

Integração para proteção

O encontro consolidou um modelo de cooperação capaz de unir capacidades estaduais e federais, ampliando a presença do Estado em áreas vulneráveis da Amazônia Legal. A expectativa é de que as discussões resultem em padronização de procedimentos, maior eficiência no emprego de recursos e fortalecimento da resposta aos crimes ambientais que ameaçam a região e impactam populações tradicionais, biodiversidade e cadeias produtivas locais.

Ao final do workshop, os participantes consolidaram recomendações técnicas e operacionais que devem orientar o planejamento do próximo ciclo. O esforço coletivo visa fortalecer a proteção dos biomas brasileiros e contribuir para o compromisso nacional de alcançar desmatamento zero até 2030.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Silveira projeta liderança brasileira em segurança energética e transição sustentável na Alemanha

Publicado

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nesta segunda-feira (20/4), em Hanôver, na Alemanha, o fortalecimento da cooperação internacional em biocombustíveis como estratégia para ampliar a segurança energética e acelerar a transição sustentável. A declaração foi feita na reunião bilateral com a ministra federal de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha, Katherina Reiche, durante agenda oficial na feira mundial de tecnologia industrial, Hannover Messe.

Para o ministro Alexandre Silveira, a experiência brasileira demonstra como a diversificação da matriz energética pode fortalecer a segurança e reduzir vulnerabilidades externas. “A pluralidade energética é um grande desafio e, ao mesmo tempo, nossa maior força motriz. O Brasil já é exportador de petróleo e avançou para a autossuficiência na gasolina com a ampliação da mistura de etanol para E30. Quando utilizávamos E27, ainda havia necessidade de importação. Com o avanço do etanol, passamos a ser autossuficientes nesse segmento”, afirmou.

Na reunião, o ministro destacou a posição do Brasil como referência global em energia limpa, com uma matriz diversificada, sustentável e superavitária, especialmente no setor elétrico.

No campo dos combustíveis, Alexandre Silveira ressaltou o avanço do Brasil rumo à autossuficiência no refino, com destaque para o diesel. Atualmente, cerca de 80% do consumo nacional é atendido pela produção interna, o que amplia a resiliência diante de cenários internacionais de instabilidade. O ministro de Minas e Energia defendeu também que existe uma expectativa de que o país alcance a autossuficiência nesse segmento nos próximos anos.

Leia mais:  Secretária Nacional de Direitos Digitais vence Prêmio Todas e reforça agenda por um ambiente digital mais seguro

O ministro ainda afirmou que o atual contexto internacional, marcado por instabilidades no setor energético, exige maior integração entre países com capacidades complementares. Nesse cenário, segundo Alexandre Silveira, o Brasil se apresenta como parceiro estratégico, especialmente na agenda de descarbonização dos transportes e da indústria.

Parcerias estratégicas

O diálogo bilateral evidenciou oportunidades concretas de parceria entre Brasil e Alemanha em áreas como pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Entre os destaques estão os combustíveis sustentáveis de aviação e novas rotas para biocombustíveis avançados. A experiência brasileira na produção, certificação e uso em larga escala desses combustíveis foi apontada como diferencial competitivo no cenário global.

Ao defender o aprofundamento da cooperação, o ministro Alexandre Silveira reforçou a importância de avançar em soluções conjuntas para o setor. “Contem com o Brasil e com a sinergia que devemos criar, especialmente neste momento de instabilidade energética, com suas consequências e desafios. Precisamos aproximar nossas equipes, trocar informações e avançar na construção de soluções conjuntas que garantam segurança energética aos nossos países”, destacou.

Durante o encontro, Silveira também propôs maior integração entre as equipes técnicas e o fortalecimento da cooperação institucional, com foco na articulação de políticas públicas que viabilizem investimentos, inovação e desenvolvimento no setor energético. O ministro de Minas e Energia ressaltou que o Brasil reúne condições favoráveis para esse avanço, com estabilidade regulatória, segurança jurídica e ampla capacidade produtiva.

Leia mais:  Voa Brasil atinge 50 mil reservas

A reunião integra um contexto mais amplo de fortalecimento da Parceria Energética Brasil-Alemanha, consolidada como instrumento estratégico para alinhar prioridades em temas como transição energética, descarbonização industrial e modernização dos sistemas energéticos.

Ao final, o ministro Alexandre Silveira reiterou o convite para que a delegação alemã visite o Brasil e aprofunde o diálogo sobre projetos conjuntos. A expectativa é que a cooperação avance com foco em resultados concretos, ampliando investimentos e contribuindo para uma transição energética equilibrada, justa e sustentável.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana