Mato Grosso

Xavantes da região de Campinápolis serão atendidos pela Justiça Eleitoral

Publicado

Indígenas da etnia xavante, na região de Campinápolis (510 km de Cuiabá), voltarão a ser atendidos pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso, em uma segunda rodada de mutirões. A primeira ocorreu em outubro, em uma ação conjunta entre a 26ª Zona Eleitoral e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Campinápolis. Agora, os atendimentos ocorrerão entre os dias 04 e 19 de novembro, contemplando as cinco maiores aldeias da região. 

 

Os serviços eleitorais começarão pela Aldeia Indígena Aldeiona, 04 e 05 de novembro, das 9h às 17h. Posteriormente, a equipe da Justiça Eleitoral atenderá a Aldeia Indígena Santa Clara, no dia 07 de novembro, no mesmo horário. Em seguida, o mutirão seguirá para a Aldeia Indígena Campinas, com atendimentos nos dias 18 e 19 de novembro, das 9h às 17h.  

  

A Aldeia Indígena Aldeiona é a mais distantes da sede da 26ª Zona Eleitoral, em Nova Xavantina, com registro de 160km. A Aldeia Santa Clara dista 110 km, enquanto a Aldeia Campinas está a 145km da sede do Cartório Eleitoral. 

Leia mais:  Primeira-dama de MT destaca transformação social com o programa SER Família

  

A juíza da 26ª Zona Eleitoral, Tabatha Tosetto, ressaltou que o Cartório está empenhado no projeto Biometria 100%, que prevê a ampliação do cadastramento biométrico em Mato Grosso, e tem desenvolvido diversas ações neste sentido. “Entendemos que a participação desta Justiça Eleitoral na ação, por meio da 26ª Zona Eleitoral, é salutar e poderá colaborar especialmente para o aumento do número de eleitores e eleitora com biometria cadastrada no município”.  

  

É importante ressaltar que, conforme consta no edital assinado pela juíza eleitoral, “por tratar-se de comunidades indígenas, normalmente carentes de recursos, somado ao fato da inexistência de mecanismos que possibilitem o recolhimento, o pagamento das multas eventualmente existentes será dispensado, sob pena de inviabilizar a efetivação dos atendimentos”.   

  

Balanço  

  

Na ação realizada em parceria com o MP-MT, a iniciativa contou, ainda, com a parceria da Prefeitura de Campinápolis, que fez o transporte dos servidores(as) até a localidade de atendimento, além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que deu suporte logístico, além da participação de outros, com ofertas de diversos serviços. Pela Justiça Eleitoral, a ação contabilizou 97 atendimentos, somando as Aldeias Aldeiona, Campinas e Santa Clara.  

Leia mais:  Mais de 1,3 mil pessoas são atendidas no primeiro dia do mutirão de entrega de cartões do Programa SER Família

  

Jornalista: Nara Assis 

 

#PraTodosVerem: A imagem mostra um grupo de pessoas formando filas em frente a um prédio com paredes claras e detalhes em vermelho, que é a escola localizada na Aldeia Campinas. À direita, um homem utiliza um equipamento sobre uma mesa. O ambiente é aberto, com cobertura de telhas e chão de terra batida. 

Fonte: TRE – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Militar prende dois faccionados e resgata vítima de sequestro e tortura em Aripuanã

Publicado

A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu dois faccionados, de 22 e 26 anos, pelos crimes de lesão, sequestro e tortura, na madrugada deste sábado (6.6), na cidade de Aripuanã. Os suspeitos foram localizados enquanto mantinham um homem, de 30 anos, sob cárcere privado a mando de uma facção criminosa.

Conforme o boletim de ocorrência, as equipes policiais receberam denúncias sobre um homem que estava mantido sob tortura por membros de uma facção criminosa. Segundo as informações, o grupo estava reunido com a vítima em um bar da cidade.

Os militares seguiram ao endereço informado e entraram no local, onde flagraram a vítima amarrada por uma corda e com lesões características de atos de tortura. Os dois suspeitos também se encontravam no local e apresentaram resistência à abordagem da PM, sendo que um deles tentou agredir um dos militares. Os dois homens foram detidos e algemados.

Em depoimento aos policiais, a vítima afirmou que estava consumindo bebidas alcoólicas em outro bar, momento em que foi rendido pelos criminosos e levado até o cativeiro. O homem também relatou que a dupla mantinha contato por telefone com outros integrantes da facção e recebia ameaças de morte por parte dos criminosos.

Leia mais:  Governador entrega casas do SER Família Habitação, asfalto novo e pontes em cinco municípios de MT

Com os dois suspeitos, a PM também encontrou um alicate e um canivete, usado para tortura a vítima, e porções de maconha e cocaína e três celulares.

A vítima foi resgatada e encaminhada para uma unidade de saúde. Os dois faccionados receberam voz de prisão e foram levados para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais procedimentos.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana