Policial

Grupo que furtou caixa eletrônico em Sorriso já havia arrombado outros terminais de autoatendimento, aponta Polícia Civil

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso identificou outros crimes cometidos pelo grupo criminoso que arrombou e furtou um terminal de autoatendimento do Banco Bradesco instalado na Prefeitura de Sorriso (a 400 km de Cuiabá). As investigações apontaram o envolvimento do grupo em outras sete ocorrências de furto a caixas eletrônicos, além da prática de lavagem de dinheiro.

O grupo foi alvo de ordens judiciais concedidas no âmbito da Operação Chave Mestra, deflagrada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e Delegacia de Sorriso na última quarta-feira (14.5).

Conforme apurou a Polícia Civil, depois de cometerem o furto qualificado de R$ 300 mil do caixa eletrônico em Sorriso, no dia 22 de agosto do ano passado, os criminosos pernoitaram na cidade de Sinop, onde, no dia seguinte, fizeram diversos depósitos bancários, em diferentes agências do município, beneficiando pessoas “laranjas”. O objetivo era retornar para o Estado de São Paulo sem o dinheiro roubado.

Ao todo foram realizados 39 depósitos em envelopes nos terminais de autoatendimento das agências em Sinop, para diferentes destinatários, sendo todos da cidade de Mauá (SP), onde o grupo criminoso locou o veículo Fiat Argo, utilizado para cometerem o crime.

Após os depósitos para ocultar a quantia subtraída em Sorriso, o grupo criminoso retornou para São Paulo no final do dia.

Divisões de tarefas

As diligências investigativas possibilitaram a identificação da atuação do grupo e as funções desempenhadas por cada um integrante.

Leia mais:  Força integrada notifica 90 produtores rurais e empresários contra crimes fiscais em MT

O primeiro núcleo, comandado pelo líder e financeiro, foi responsável pelas ordens e pagamento das despesas da viagem, tais como hospedagem, abastecimento, alimentação, aquisição de ferramentas, dentre outras, além da disponibilização do veículo empregado na ação.

Já núcleo de logística foi responsável por proporcionar o deslocamento dos integrantes de Mauá até os municípios de Sorriso e Sinop. Além da locação do veículo Fiat Argo, e também pela instalação da TAG veicular de passagem pelos pedágios de forma contínua e ininterrupta, de maneira a tornar a viagem mais rápida e tentar fazer o deslocamento passar despercebido, sem parar nas cancelas das praças dos pedágios.

Apesar desse segundo núcleo de pessoas não ter deslocado até Mato Grosso, os integrantes do núcleo foram fundamentais para a consumação da empreitada criminosa.

Foi identificado que a mulher que fez a locação do carro em São Paulo é mãe do líder do grupo criminoso, e foi quem repassou o carro para o filho executar o crime.

Outro alvo da operação foi um homem responsável pela aquisição da TAG veicular. Ele extensa ficha criminal em São Paulo, com condenações por roubo nas Justiças Estadual e Federal.

O núcleo de execução foi responsável por agir diretamente no furto. São os quatro indivíduos que deslocaram de Mauá até Sorriso, onde cada um desempenhou uma função específica e com tarefas bem definidas na empreitada.

Por fim, o núcleo da lavagem de dinheiro foi responsável por receber os valores ilícitos nas respectivas contas bancárias e ocultar o dinheiro furtado.

Leia mais:  Polícia Civil prende homem com mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável

Medidas cautelares

Diante dos crimes cometidos pela organização criminosa, de lavagem de dinheiro e furto qualificado, foram necessárias a adoção das medidas cautelares de quebra do sigilo telefônico, quebra do sigilo de dados telemáticos e quebra do sigilo bancário.

Os mandados de prisão, busca e apreensão, e sequestro de bens e valores, foram cumpridos nesta quarta-feira (14), na Operação Chave Mestra.

Calendários de crimes

As investigações da Polícia Civil apontaram o envolvimento do mesmo grupo criminoso em outras sete ocorrências de furto a caixas eletrônicos, nos anos de 2024 e 2025.

Os locais foram em julho de 2024 na cidade de Santa Luzia (MG); agosto de 2024 em Sorriso (MT); novembro de 2024 em Embu das Artes (SP); janeiro de 2025 em Boituva (SP); janeiro de 2025 em Caconde (SP); janeiro de 2025 em Araraquara (SP); e março de 2025 Avaré (SP).

Essas crimes foram descobertos pela Polícia Civil de Mato Grosso a partir das investigações para esclarecer o furto em Sorriso.

As ações serão apuradas pelas Polícias Civis de cada estado, de acordo com as áreas circunscricional.

As provas coletadas no inquérito da GCCO serão compartilhadas com as demais delegacias, mediante autorização judicial, visando subsidiar as respectivas investigações.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Policial

Foragido da Justiça por homicídio no Maranhão é preso pela PM em Lucas do Rio Verde

Publicado

Policiais militares do 13º Batalhão cumpriram mandado e prenderam um homem, de 37 anos, foragido da Justiça, na manhã desta quinta-feira (21.5), em Lucas do Rio Verde. O suspeito estava sendo procurado por um crime de homicídio cometido no Estado do Maranhão, no ano de 2007.

Conforme o boletim de ocorrência, o suspeito foi localizado durante patrulhamento urbano da equipe do 13º BPM. Os policiais estavam no bairro Fuji e visualizaram o homem em movimento suspeito, tentando despistar da visão das viaturas policiais e simulando que entraria em um estabelecimento comercial.

Os militares pararam a viatura e realizaram abordagem ao homem, que não apresentou resistência. O suspeito informou seu nome e os policiais fizeram checagem, localizando que ele possuía um mandado de prisão preventiva em aberto pela Justiça do Maranhão.

Ao ser questionado pela PM sobre a ordem judicial, o homem confessou que era suspeito por um crime de homicídio, que aconteceu no ano de 2007, na Capital do Estado, em São Luís.

Leia mais:  Polícia Civil prende homem com mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável

Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido até a delegacia da cidade e entregue à Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais providências que o caso requer.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana