Ministério Público MT

Campanha de vacinação e cuidados com a saúde é sucesso no MPMT

Publicado

Centenas de integrantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso atenderam ao chamado do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho – Vida Plena – e participaram da Campanha de Vacinação & Promoção da Saúde, realizada nesta sexta-feira (8), em Cuiabá. A recepção do Anexo II da Procuradoria-Geral de Justiça ficou lotada de membros, servidores, estagiários, residentes e colaboradores terceirizados em busca dos serviços de imunização, liberação miofascial, avaliação de bioimpedância, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e teste oftalmológico.A ação, realizada em parceria com o Geap Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), teve como objetivo incentivar o cuidado com a saúde e o bem-estar, oferecendo serviços gratuitos ao público interno da instituição. “Nós aproveitamos a semana do Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) para lembrar os nossos integrantes sobre a importância do cuidado com a saúde. Cuidar de si é essencial para que possamos exercer nossas funções com qualidade, equilíbrio e responsabilidade. E ações como essa são fundamentais para fortalecer o bem-estar coletivo dentro da instituição”, afirmou a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, coordenadora do Vida Plena.O serviço de vacinação foi o mais procurado. Cerca de 210 imunizantes foram aplicados. A servidora Marivalda Ferreira, do Centro de Apoio Administrativo (Caad) das Promotorias de Justiça da Capital, aproveitou para tomar a segunda dose da vacina de Hepatite B e também a de Difteria e Tétano (dT). “Ações como essa são fundamentais para que todos os servidores se atentem a cada vacina. É bom: você fica de bem com a vida, com o trabalho e não transmite doenças para ninguém”, apontou.Marco Antonio Carrasco, que atua na Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, aproveitou para fazer avaliação de bioimpedância, liberação miofascial e vacinação. “Essa ação é muito importante para todos nós e faz com que nos sintamos valorizados. Além disso, serve para que prestemos mais atenção à nossa própria saúde, ao nosso bem-estar e ao nosso corpo também, porque, às vezes, pela correria do dia a dia, isso passa batido”, argumentou.Inara Andrade de Albuquerque, da Coordenadoria de Delegações (Cadel), também veio da sede das promotorias para participar da campanha. “Achei muito interessante, especialmente por causa da questão da vacina, que foi liberada agora para o público em geral, e mesmo assim alguns postos não têm. Tendo aqui no MP, pelo menos nós, servidores, já estaremos protegidos”, disse.Quem também veio em busca da vacinação foi o promotor de Justiça Henrique de Carvalho Pugliesi. “Achei uma ótima ideia. São serviços essenciais para toda a população, e tê-los no local de trabalho ajuda muito a equipe e a nós, promotores, especialmente diante dos desafios de logística e deslocamento. Por isso, reputo como uma excelente iniciativa”, avaliou.Da mesma forma, a servidora Amanda Silva, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), e o colaborador Jurandir de Lima Junior, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), destacaram a facilidade de ter os serviços ofertados no trabalho.“Além de nem todos os bairros serem contemplados com unidades de saúde, às vezes a demanda no serviço público é grande. Então, a gente não consegue parar e ir até a unidade básica para se vacinar e manter o cronograma completo, diferente de quando a vacinação está aqui. Estando aqui, é mais fácil a gente pensar: ‘Não, peraí, vou sair daqui rapidinho e vou ali'”, observou Amanda. “Facilita muito a nossa vida, já que normalmente trabalhamos o dia inteiro e não temos tempo de procurar atendimento de saúde. Então, quando o serviço está disponível aqui, fica bem mais fácil”, acrescentou Jurandir.Os serviços oferecidos pela SMS incluíram a aplicação das vacinas contra Influenza, Hepatite B, Difteria e Tétano (dT) e Febre Amarela. Já o Geap Saúde disponibilizou atendimentos de liberação miofascial, avaliação de bioimpedância, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e teste oftalmológico.

Leia mais:  TAC será discutido em audiência com vítimas e familiares nesta quarta

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Ministério Público MT

MP participa da inauguração de centro para população de rua em Cuiabá

Publicado

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), representado pela subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, participou nesta sexta-feira (19) da inauguração do Cidadania Pop Rua Zé Bolo Flô, em Cuiabá, espaço criado para oferecer atendimento integrado à população em situação de rua.

Segundo a Prefeitura de Cuiabá, há atualmente cerca de 1.803 pessoas em situação de rua. O Cidadania Pop Rua foi desenvolvido para oferecer serviços essenciais como acolhimento, higiene, lavanderia e guarda de pertences, além de atendimento voltado à emissão de documentos, orientação jurídica, acesso à justiça e inclusão social.

Durante a inauguração, a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão do MPMT destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições em prol da população em situação de vulnerabilidade.

“As respostas para um desafio tão complexo passam pela atuação integrada entre o poder público, a sociedade civil e a rede de apoio. Estruturas como o Pop Rua fortalecem essa articulação e ampliam o acesso a serviços essenciais, com mais dignidade.”, defendeu.

Leia mais:  MPMT prestigia posse do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais

O espaço leva o nome de Zé Bolo Flô, personagem marcante da cultura cuiabana. Na década de 1960, José Inácio da Silva se tornou conhecido por vender bolos e flores nas ruas da capital e por expressar sensibilidade artística por meio de poesias e músicas.

O Ministério Público tem atuado na promoção de políticas públicas voltadas à população em situação de rua. Em 2025, foi firmado termo de compromisso com o Município de Cuiabá para fortalecer ações como segurança alimentar, elaboração de diagnóstico social e planejamento do atendimento.

A instituição também tem promovido audiências públicas e ampliado a atuação de promotorias especializadas, com o objetivo de contribuir para a construção de soluções efetivas e permanentes para o atendimento à população em situação de rua.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana